Investimentos alternativos: por que você deve sair do tradicional para ganhar mais em 2020
janeiro 13, 2020O que você precisa saber para investir no mercado imobiliário em 2020
janeiro 17, 2020Cresce o número de brasileiros investidores. Felizmente, nos últimos anos, esse assunto se tornou de interesse de um número cada vez maior de pessoas, o que significa que a população está interessada em investir para ter uma vida financeira muito mais tranquila, além de alcançar o equilíbrio e conseguir realizar seus objetivos.
No entanto, é preciso ter cuidado: investir é fundamental, mas também é necessário que você entenda quais são os riscos e como se prevenir para não cometer os mesmos erros que muitas pessoas cometem.
Quer entender mais sobre esse tema e aprender a aumentar a rentabilidade dos seus investimentos? Continue a leitura!
Não estabelecer metas para investir
O primeiro grande erro na hora de investir é não estabelecer metas. Um investidor de sucesso possui metas claras para cada um de seus investimentos, garantindo que todo o dinheiro ali depositado tenha, de fato, um destino.
Quando começamos a investir sem metas, raramente conseguimos levar tal investimento para frente: nos falta a motivação e o objetivo bem claro para nos esforçarmos e realmente conquistarmos aquilo que esperamos.
A falta de metas também afetará a recorrência do investimento, e falaremos sobre isso a seguir.
Não ter recorrência
A falta de recorrência também é um erro: investir apenas um mês, e nunca mais trabalhar seus investimentos, é um erro que, sem dúvidas, irá prejudicar seu rendimento.
O ideal é manter uma rotina mensal, investindo mês a mês para aumentar a sua rentabilidade e conseguir acelerar a realização dos seus sonhos de curto, médio e longo prazo.
A organização financeira é fundamental nesse momento: é ela que irá te ajudar a prever quanto será investido todos os meses, sem que isso prejudique seu orçamento mensal.
Por isso, para garantir a recorrência e, consequentemente, a melhora notável dos seus resultados, é necessário organizar suas finanças e estabelecer sua meta de investimento mensal.
Não se atentar às novas tendências
Os investimentos tradicionais trazem mais segurança, sem dúvida. Para quem está começando a investir agora, eles sempre parecem ser a melhor opção (e muitas vezes, realmente são). No entanto, existem novas tendências no mercado de investimento que precisam ser consideradas.
Apesar da grande credibilidade e tradição de investimentos antigos, novos modelos de negócio como o investimento coletivo podem ser uma excelente alternativa para quem quer aumentar a renda e transformar a qualidade de vida da família, através de resultados consistentes e rentáveis.
Para isso, acompanhe o mercado de investimentos. Permita-se conhecer as mais diversas alternativas, avalie os resultados, veja o que os especialistas estão falando e, principalmente, veja quais são os investimentos que se alinham aos seus objetivos: liquidez, retorno, valor mínimo de investimento, prazos, etc. Assine newsletters, acompanhe blogs, perfis nas redes sociais e canais no youtube que trazem conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro e que discutem novas alternativas de investimento.
Se houverem dúvidas a respeito dos melhores investimentos, lembre-se que existem empresas que podem te ajudar a encontrar as alternativas mais interessantes para você, através de consultorias que o ajudarão a criar uma carteira diversificada e capaz de trazer resultados muito mais eficientes.
Investir sem conhecimento
Um outro erro muito comum é investir sem conhecimento. Mesmo nos casos em que você contará com um profissional especializado para ajudá-lo, entender os investimentos e conhecer as melhores alternativas é fundamental.
Para isso, é importante que você estude um pouco mais sobre o mercado financeiro e passe a entender o que cada uma das siglas significam, quais são as taxas que você precisa acompanhar, como elas interferem nos resultados, quais são as rentabilidades mais interessantes para cada tipo de objetivo, etc.
Não é necessário se tornar um grande economista. Mas é importante que você consuma conteúdos que irão te ajudar a entender melhor quais são as variáveis de investimentos e como fazer boas escolhas, mesmo com o auxílio de um profissional capacitado, para melhorar seus rendimentos e alcançar seus objetivos.
E, claro, como citado anteriormente, sempre fique de olho nas novas tendências e novidades do mercado financeiro, mara encontrar alternativas interessantes que podem trazer uma excelente rentabilidade e aumentar seus resultados.
Não buscar diversificação ao investir
A diversificação dos investimentos é fundamental para melhorar a sua rentabilidade. Um dos erros mais comuns cometidos por investidores, principalmente aqueles que são mais tradicionais ou que estão começando agora, é focar em apenas um tipo de investimento.
Por um lado, se esse investimento realmente é bom e possui uma excelente rentabilidade, pode ser interessante colocar mais esforços nele.
No entanto, o segredo para manter a segurança e os resultados mais interessantes é ter investimentos diversos, com rentabilidades diferenciadas e prazos também distintos.
Opção para diversificar
Um novo modelo de investimento que está ganhando cada vez mais adeptos devido aos bons resultados é o investimento coletivo. Nesse modelo, o mercado imobiliário se destaca: são apresentados projetos imobiliários para os possíveis investidores que, ao se interessarem, poderão investir em cada um deles, de forma estratégica. Os investidores enxergam esse modelo como um diferencial, pois permite fazer um investimento na economia real. Isso significa investir em pequenos e novos empreendimentos, gerando um retorno não só financeiro, mas também social.
Vale a pena buscar por alternativas para ter uma carteira de investimentos muito mais diversificada, rentável e que esteja devidamente adequada para as suas necessidades.
Investir em corretoras, plataformas não confiáveis ou não regulamentadas
Apesar de toda a fiscalização e os cuidados necessários no mercado de investimentos, ainda é muito comum encontrarmos corretoras e plataformas de investimento não confiáveis ou que sequer são regulamentadas.
Esse erro infelizmente é recorrente, e por isso precisamos educar o maior número possível de pessoas para que ele pare de se repetir. Afinal, ao investir em uma plataforma ou corretora não regulamentada, você perde dinheiro, além de expor seus dados.
Por isso, sempre que for investir, confira as opções mais interessantes do mercado. Ainda dê um voto de confiança para empresas menores, mas sempre se certifique de que elas são confiáveis e, principalmente, são regulamentadas.
Não acompanhar os resultados
Se você já está investindo, me responda uma pergunta: com que frequência você acompanha seus resultados?
Os investidores de sucesso possuem uma rotina de acompanhar seus resultados de tempos em tempos, para garantir que tudo está correndo da melhor forma possível.
A frequência desse acompanhamento irá depender da proporção dos seus investimentos, e você pode adequar cada uma delas. No entanto, é fundamental que você tenha uma rotina de análises.
Uma sugestão para quem está começando e quer se manter motivado nos investimentos é conferir semanalmente, ou a cada duas semanas, para identificar quais são os resultados que estão sendo alcançados.
Isso te fará observar o aumento dos lucros, dia após dia. Nada mais motivador do que ver o seu dinheiro trabalhando para você, certo?!
Resumindo…
Infelizmente ainda é comum vermos tantas pessoas cometendo esses erros ao investir. Com o crescimento do número de pessoas interessadas em melhorar a saúde financeira, cresce também a necessidade de avaliar todas as oportunidades e riscos para, a partir daí, fazer uma escolha mais assertiva.
Os erros pontuados acima são os mais comuns, e é importante que você os evite para conseguir conquistar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Avalie o que você está fazendo errado e busque alternativas para mudar essa realidade.
Diversificar os investimentos é fundamental, e o investimento coletivo é uma excelente alternativa. Empresas como a Vangardi estão trabalhando para levar essa modalidade de investimento para as pessoas, permitindo que você adicione essa alternativa à sua carteira e aumente sua rentabilidade.