7 vantagens para empresas que captam recursos via investimento coletivo
janeiro 8, 2020Investimentos alternativos: por que você deve sair do tradicional para ganhar mais em 2020
janeiro 13, 2020O brasileiro, infelizmente, ainda não possui uma cultura de educação financeira e investimentos muito eficiente: é comum que encontremos cada vez mais pessoas endividadas, com dificuldades financeiras, gastos além do esperado e, claro, uma vida onde as finanças são extremamente bagunçadas e o controle sobre o quanto se ganha e o quanto se gasta, nulos.
Esse é um dos erros mais comuns e que, sem dúvidas, acabam levando milhares de pessoas ao mundo das dívidas.
Para que você não entre para essas estatísticas e realmente conquiste a organização financeira, uma vida mais tranquila, estável, e que seja capaz de realizar os seus sonhos, decidimos criar esse conteúdo com dicas incríveis.
Quer aprender a controlar suas finanças, evitar dívidas e começar a investir? Continue a leitura.
1. Aprenda a controlar suas finanças
Esse é um dos maiores erros que levam às dívidas: não saber controlar as finanças. Como dito anteriormente, não é comum termos educação financeira, e por isso acabamos nos comprometendo e gastando mais do que deveríamos.
Tudo isso acontece, infelizmente, porque não temos conhecimento de quanto realmente ganhamos e quanto gastamos mensalmente.
Parece absurdo quando lemos assim. Afinal, é claro que sabemos nosso salário e nossos gastos, certo? Errado!
Por mais que realmente saibamos quanto estamos recebendo mensalmente, conferindo nosso contracheque, é muito comum encontrarmos pessoas que não têm uma visão clara de quanto realmente estão gastando todos os meses.
Isso pode acontecer devido a vários detalhes:
- débito automático que não se lembra;
- compras desenfreadas no cartão de crédito;
- não conferir o extrato bancário;
- não conferir a conta do cartão;
- ter vários cartões de crédito;
- cheque especial;
- falta de controle nos gastos do dia a dia.
Todos esses pontos podem prejudicar o nosso controle financeiro, e para que isso não continue acontecendo, você precisa tomar as rédeas das suas finanças e transformar essa realidade.
Como controlar as finanças?
Para que você não cometa esses erros e consiga controlar as suas finanças, separamos algumas dicas importantes para serem aplicadas hoje mesmo.
O primeiro passo é, literalmente, anotar tudo o que você ganha e tudo o que você gasta. Uma sugestão é ter um caderninho ou usar o bloco de notas do celular para ter tudo documentado.
Registre os gastos do dia, coloque valor, coloque do que se trata, e vá anotando até o fim do mês. Finalizado o mês, avalie tudo o que está ali. Veja onde estão seus maiores gastos, quais foram as áreas em que você extrapolou o orçamento, quais são os gastos não planejados, imprevistos, supérfluos e gastos previstos.
Faça uma análise imparcial desses números encontrados, e encontre onde estão os maiores gargalos:
- quais gastos estão além do orçamento;
- onde estão as compras de impulso;
- quais são seus gastos fixos mensalmente;
- quais são seus gastos não planejados.
E, com base nisso, identifique onde é possível cortar gastos e economizar.
Uma boa dica para se organizar financeiramente e acompanhar seus gastos é utilizar aplicativos , como o Guia Bolso.
2. Consuma menos, economize mais
Depois de fazer uma análise de tudo o que foi gasto mês a mês, é hora de entender a importância de economizar mais e consumir menos.
Quando falamos sobre consumir menos, é comum que algumas pessoas torçam o nariz. Entretanto, não se trata de deixar de consumir e abrir mão de coisas que são, de fato, importantes para você e sua família. Mas sim saber fazê-lo da forma mais adequada e estratégica possível.
Ou seja, a economia é necessária, mas nem sempre é um problema. Com o passo anterior, onde você descobre o quanto gasta mensalmente, será possível encontrar áreas da sua vida financeira em que será possível economizar.
Algumas mais comuns são:
- reduzir as contas de tv, telefone e internet;
- reduzir refeições fora de casa;
- considerar cozinhar em casa e levar almoço para o trabalho;
- planejar as compras do supermercado;
- não ter mais de um cartão de crédito;
- propor encontros diferenciados e mais econômicos com os amigos;
- não usar o cartão de crédito a não ser que seja uma emergência;
- negociar dívidas já existentes com o banco, para conseguir condições de pagamento muito mais interessantes;
- estabelecer um orçamento para as mais diversas áreas de consumo (alimentação, transporte, lazer);
- estabelecer uma meta de investimento mensal.
E, o mais importante: envolva toda a família. Para ter uma vida financeira mais organizada, é preciso que todos estejam comprometidos a respeitar os orçamentos estabelecidos e economizar no dia a dia.
Caso você tenha filhos, essa pode ser a oportunidade de ensinar sobre finanças para as crianças, fazendo com que os pequenos cresçam com uma visão muito mais esclarecida sobre a importância de cuidar das finanças para realizar seus sonhos e viver uma vida muito mais tranquila.
3. Planeje seu futuro e se organize
O próximo passo é fazer um planejamento financeiro para se organizar e garantir que a economia realmente aconteça.
Nesse momento, é preciso ter cuidado e atenção para criar um plano eficiente e realmente realista perto das suas necessidades e possibilidades.
Para isso, vamos ao primeiro passo: definir seus objetivos.
É importante que você tenha clareza em quais são os seus objetivos, sejam eles de pequeno, médio ou longo prazo. Com esses objetivos definidos, você precisará identificar quais são os valores necessários e, claro, o prazo.
Um exemplo: uma viagem em família. Se você está planejando a sua viagem em família para daqui um ano, é importante saber: para onde quer ir, quais são as datas, quantos dias de viagem, média de valor.
Com essas informações, você saberá qual é a média de custos de uma viagem dentro das suas expectativas, quanto você precisará para realizar esse objetivo e, a partir daí, calcular, junto ao prazo, quanto você precisa poupar mensalmente para conseguir pagar por esse objetivo com tranquilidade, sem se embolar financeiramente.
O ideal, para um planejamento financeiro de sucesso, é ter prazos e valores bem claros. Com isso você saberá qual o valor mensal que precisa ser poupado para conquistar cada um desses sonhos dentro do prazo previsto.
Mais uma vez, é interessante que toda a família esteja envolvida, saiba quais são os objetivos, prazos e trabalhe em conjunto para que esse planejamento siga cumprindo seu papel.
Um detalhe importante sobre o planejamento financeiro é ter a flexibilidade de revisá-lo de tempos em tempos.
É interessante que, todos os meses, você confira como foi o seu progresso e se houveram áreas em que seus gastos foram além do esperado.
Com essas análises de resultados mensais, será possível identificar se é necessário readequar o planejamento para uma nova realidade ou se ainda faz sentido manter o que está sendo seguido.
4. Invista
Já vimos a importância de reconhecer nossos recursos financeiros, como identificar os gastos que extrapolaram o orçamento, como economizar e como fazer um bom planejamento financeiro.
Agora, é hora de pensarmos para onde iremos enviar o dinheiro que está sendo poupado mensalmente.
O mercado está abrindo portas para empresas que estão revolucionando o sistema financeiro: as fintechs.
Essas empresas ajudam investidores dos mais diversos níveis, desde iniciantes a experientes, a encontrarem as melhores alternativas de investimento, oferecendo um serviço diferenciado, sem burocracias e muito mais eficiente, para ajudar a transformar a vida financeira da população.
Um detalhe importantíssimo sobre os investimentos é, independente de qual ele seja, manter a constância. Isso te ajudará a aumentar seus resultados e até acelerar o prazo para realizar seus sonhos.
Aprender a economizar e investir é fundamental para evitar dívidas e ter uma vida financeira muito mais estável e alcançar seus objetivos. No entanto, é preciso ter cuidado e atenção, tanto na criação do seu planejamento, quanto na hora de realizar os investimentos.
E é por isso que é tão importante contar com uma empresa especializada. Esses profissionais irão te ensinar cada vez mais sobre investimentos, auxiliando a encontrar as melhores alternativas para os seus objetivos, diversificando sua carteira e aumentando a sua rentabilidade.
Dar o primeiro passo para investir e encontrar boas aplicações pode ser a maior dificuldade.
Quer começar a transformar sua vida financeira hoje ?
Saiba como com apenas R$1.000,00 você já pode começar a investir agora mesmo.