O que é PIB? Saiba o conceito, como é calculado, e o ranking atual
março 30, 20228 Podcasts de finanças e investimentos para você!
abril 1, 2022Quem pensa no futuro, certamente não abre mão de um investimento a longo prazo. Por isso, é importante estar atento ao mercado, para não perder boas oportunidades.
Ao longo deste texto, você vai descobrir o que mais importa quando o assunto é investimento a longo prazo. Como eles funcionam, quais são os principais e como realizar um investimento como esse.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, é muito provável que esta leitura te ajude. Vamos lá?!
O que é investimento a longo prazo?
O investimento a longo prazo nada mais é do que uma aplicação de valores em determinados investimentos que só pode ser resgatada dentro de alguns anos.
Em geral, por pelo menos cinco anos, embora o período possa chegar até 30 ou mais.
Ou seja, quem realiza um investimento a longo prazo sabe que não vai poder demandar o dinheiro que aplicou tão cedo. Requer bastante planejamento, portanto, por parte do investidor.
O investimento a longo prazo é um ativo ou passivo?
Há uma dúvida comum que paira no ar quando o assunto é investimento a longo prazo: trata-se de um ativo ou de um passivo? Pois bem, estamos falando de um ativo não circulante que conta com um prazo mínimo para ser realizável.
De todo modo, é bom relembrar em que, de fato, consistem um investimento ativo e um investimento passivo.
Um investimento ativo é aquilo que você adquire e que lhe gera ganhos, podendo se tornar uma fonte de renda. Por outro lado, um investimento passivo gera despesas e, então, acaba diminuindo o seu poder aquisitivo.
Voltando ao assunto, há uma série de investimentos a longo prazo disponíveis no mercado. Podemos citar, por exemplo, as commodities, ações, assim como o bitcoin.
Além disso, ainda há as aplicações financeiras, investimento bastante comum no mercado.
Não faltam opções, portanto, para pessoas físicas e empresas que buscam aumentar os seus lucros e aumentar o seu poder aquisitivo.
Como funciona o investimento a longo prazo?
Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma regra que delimita o que seria a longo prazo.
Ou seja, trata-se de um conceito subjetivo, que varia de acordo com cada investidor. Afinal, cada um possui o seu próprio perfil, quer seja conservador, seja ele moderado ou mais arrojado.
Do mesmo modo, cada um conta com os seus próprios objetivos. Mas, como já dissemos, dificilmente um investimento com prazo inferior a cinco anos pode ser considerado um investimento a longo prazo.
Outro aspecto a se destacar é que, em geral, quem opta por investimentos a longo prazo busca recursos para financiar futuros projetos. Enfim, voltando ao assunto, um investimento a longo prazo requer planejamento.
Só assim, então, é possível organizar as finanças para evitar quaisquer imprevistos. Lembre-se, afinal, de que a aplicação só vai poder ser resgatada depois de um bom tempo.
Também é importante estudar o mercado antes de fazer um investimento a longo prazo. Do mesmo modo, é preciso definir quais são os seus objetivos, passo fundamental para traçar o seu percurso.
Além disso, esteja atento ao seu perfil de investidor.
Você se considera conservador, moderado ou arrojado? Isso é muito importante para fazer um investimento a longo prazo.
Logo depois, escolha uma plataforma para realizar esse investimento. E, por fim, busque diversificá-los, de modo a equilibrar a sua carteira.
Qual a vantagem de investir a longo prazo?
Quando se aposta em investimentos a longo prazo, o investidor encontra uma série de vantagens. E, de certa forma, a principal delas é a diminuição de riscos.
Isso ocorre porque há um impacto menor da volatilidade. Desse modo, então, as oscilações acabam afetando os investimentos de modo pontual, podendo inclusive haver reversão com o tempo.
Além disso, o investimento a longo prazo revela uma outra vantagem: a possibilidade de aproveitar a atuação dos juros compostos. Quanto maior for o prazo da oportunidade, maior costuma ser o retorno que o investidor vai receber. Ou seja, a rentabilidade pode acabar se tornando exponencial.
Trata-se, então, de um modo seguro para aumentar o seu patrimônio. Afinal, o tempo costuma trabalhar em favor de negócios sólidos.
De modo geral, portanto, ao apostar em investimentos a longo prazo, o investidor encontra mais segurança para a sua saúde financeira. Torna-se mais fácil alcançar a liberdade financeira e realizar os seus sonhos.
Quais os tipos de investimento a longo prazo?
Chegou o momento de você conhecer quais os principais tipos de investimento a longo prazo.
Fique atento a cada um e veja qual deles se encaixa melhor em seu perfil!
Previdência privada
Um dos principais investimentos a longo prazo é a previdência privada. Trata-se de um típico investimento para a aposentadoria, uma ótima opção para quem já está se preparando para esse momento da vida.
A previdência privada por ser uma alternativa ou, quem sabe, até mesmo um complemento para a previdência social.
Dessa forma, é também uma opção para quem deseja ter uma velhice mais tranquila.
Estamos falando de um veículo de investimento, então você deve estar atento em relação ao produto que vai ser o foco da previdência. Só assim, então, será capaz de escolher a estratégia que melhor vai ao encontro de seus objetivos.
Imóveis
Sem dúvida alguma, os imóveis também são outro investimento a longo prazo que merece a sua atenção.
São aplicações que oferecem bastante segurança e, além disso, não possuem taxas, são flexíveis e, a depender de seus objetivos, contam com uma boa durabilidade.
Um investidor pode, por exemplo, comprar um apartamento e alugá-lo, recebendo todo mês um valor por isso.
Do mesmo modo, é possível comprar uma casa em uma região que promete ganhar uma valorização nos próximos anos. Assim, então, pode vendê-la por um preço maior do que a comprou, garantindo assim o seu lucro.
Além disso, também é possível focar em um nicho, como imóveis de luxo. Lembre-se, no entanto, de estar atento à localização do imóvel e ao seu tamanho, às características da região, às vias e ao comércio local, entre outros fatores.
Fundos imobiliários
Quem está à procura de um investimento a longo prazo não pode deixar de se atentar aos fundos imobiliários.
Trata-se de uma opção que apresenta riscos, mas mais fácil (e barato) do que comprar um imóvel propriamente dito.
Para quem não sabe, os fundos imobiliários funcionam como um condomínio de investidores. Eles contam com um gestor que avalia as melhores oportunidades do mercado para, então, aplicar os recursos dos investidores.
É possível, por exemplo, adquirir cotas na bolsa de valores, assim como receber a distribuição de retornos a cada mês. Ou seja, de forma parecida com um aluguel e com isenção do Imposto de Renda.
As cotas, aliás, variam entre si em relação ao valor. Mas, de modo geral, são acessíveis para qualquer investidor.
Vale a pena se atentar, porém, com o alto grau de volatilidade deste mercado, não sendo indicado para iniciantes e aventureiros, mas sim para investidores com maior experiência.
LCI e LCA
Outras boas opções às quais você deve se atentar são as LCIs e as LCA, as letras de crédito imobiliário e letras de crédito do agronegócio. De modo geral, o investidor empresta dinheiro para alguma instituição e recebe, em troca, os juros sobre a aplicação.
Esse tipo de investimento a longo prazo conta com uma liquidez menor. Em geral, os resgates podem ocorrer a partir de 90 dias das aplicações ou apenas na data de vencimento.
Além disso, saiba que existem três tipos de LCIs e LCAs que se sobressaem no mercado. Nas letras pré-fixadas, a taxa de juros é definida no momento da aplicação.
Já nas letras pós-fixadas, a taxa de juros é definida conforme a CDI, podendo oscilar no decorrer do tempo. Também há as letras com base na inflação, que contam com uma parcela pré-fixada e mais uma, pós-fixada.
Ações
Também é possível apostar em ações como um investimento a longo prazo.
Há, no mercado, uma estratégia chamada “buy and hold”, que consiste na compra de papéis de empresas sólidas e mantê-los por anos.
Estamos falando de um ativo de renda variável. Desse modo, então, não é possível prever qual vai ser o seu rendimento.
No entanto, ele pode funcionar por conta dos juros compostos. Ou seja, caso o desempenho dos papéis e da empresa seja positivo, logo o investidor vai receber ganhos acima da média.
O grande segredo do investimento em ações a longo prazo, então, é pesquisar bem as empresas. Afinal, apenas as empresas sólidas devem ser alvo desses aportes.
Tesouro direto
Pode-se dizer que o tesouro direto é o investimento a longo prazo que mais oferece segurança ao investidor. Além disso, ele é bastante acessível, já que é possível investir a partir de R$ 30.
Desse modo, portanto, trata-se da escolha mais previsível para quem pretende investir a longo prazo e correr riscos menores. Da mesma forma, é um modo para não depender da poupança, que não oferece muitos benefícios.
O tesouro direto, além disso, funciona como um empréstimo ao governo federal. O investidor compra títulos públicos e, em troca, o governo devolve o valor aplicado com juros.
Por fim, há cinco tipos de títulos: o tesouro pré-fixado, o prefixado com juros, o Selic, o IPCA com juros e o IPCA+. A regra, basicamente, é esta: quanto mais tempo o dinheiro fica investido, maior oseu retorno.
CDB’s
De renda fixa, o investimento a longo prazo em CDBs funciona de forma semelhante às LCIs e LCAs. Ou seja, é como um empréstimo a uma instituição bancária, que emite títulos para captar recursos.
Trata-se, então, de um investimento de baixo risco. Ou seja, uma boa opção para quem deseja investir com segurança, até porque os CDBs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Há três tipos, aliás: o CDB pré-fixado, com taxa definida no momento da aplicação; o pós-fixado, que varia conforme o CDI; e o híbrido, que possui taxa pré-fixada e, ao mesmo tempo, acompanha o IPCA.
Por fim, a principal diferença em relação às LCIs e LCAs é que os CDBs contam com desconto do Imposto de Renda que acompanha uma tabela regressiva, iniciando-se em 22,5%.
Quanto maior o prazo das aplicações, menor a alíquota.
Debêntures
Por fim, chegamos aos debêntures, outra boa opção de investimento a longo prazo. Trata-se de títulos de dívida que as empresas emitem, de modo a captar recursos para pagá-las ou fazer investimentos.
Um cuidado que se deve ter ao investir em debêntures é pesquisar sobre as empresas emissoras dos títulos. Afinal, ninguém deseja tomar algum calote, correto?
Do mesmo modo, saiba que as debêntures não contam com garantia do FGC.
Por outro lado, no entanto, investir em debêntures a longo prazo se mostra uma boa opção porque há isenção de Imposto de Renda. Do mesmo modo, quando o investimento é indexado à inflação.
Como optar por qual tipo de investimento a longo prazo?
Saber qual investimento a longo prazo escolher pode não ser uma tarefa muito simples. Isso porque, como você acaba de ver, há uma série de opções disponíveis.
No entanto, das dicas que lhe demos ao longo deste texto, duas se sobressaem. Fique atento a elas!
Perfil do investidor
Nenhum investidor pode fazer um aporte sem, antes, descobrir qual o seu perfil. Trata-se de um passo básico para qualquer ação no mundo dos negócios.
Sendo assim, pergunte a si mesmo: qual risco deseja correr? Você se importa em correr maiores riscos ou prefere se manter seguro? O que te atrai no mundo dos investimentos a longo prazo?
Desse modo, então, será mais fácil fazer uma escolha. Mas não se preocupe: seja conservador, moderado ou arrojado, há boas opções de investimentos a longo prazo para você.
Meta do investimento
Outro ponto que merece a sua atenção é a sua meta de investimento. Além de saber qual o seu perfil, é preciso saber o que você espera receber em troca de seu investimento.
Quais são, então, os seus objetivos? Aumentar o seu patrimônio? Alcançar a tão almejada liberdade financeira? Financiar projetos?
Sendo assim, defina de fato o que você espera ter ao fim do prazo do investimento. Assim, será mais fácil fazer uma escolha assertiva.
A previdência privada é realmente o melhor investimento a longo prazo pensando em aposentadoria?
Quando se fala em aposentadoria, logo vem em mente a previdência privada como opção de investimento privado.
E não é para menos, já que ela oferece segurança para as pessoas.
No entanto, há outros tipos de investimento a longo prazo que podem, do mesmo modo ou até mesmo melhor, garantir uma aposentadoria tranquila.
Essas opções, inclusive, também são muito importantes para diversificar a sua carteira.
Qual o melhor investimento a longo prazo para 2022?
Sem dúvida alguma, as ações se revelam uma boa opção de investimento a longo prazo para 2022. Mas há outros ativos alternativos que despontam como opções atrativas para este ano.
O investimento a longo prazo no agronegócio é uma boa aposta para 2022. Trata-se de um setor que se mantém estável ao longo do tempo, de forma positiva, e que é o grande motor da economia de nosso país.
O investidor, então, pode atuar desde de modo direto na aquisição de terras a no arrendamentos de conjuntos de propriedades.
Por fim, há uma outra tendência para este ano. Trata-se do mercado de energia solar, que está em expansão e promete crescer ainda mais nas próximas décadas.
Sabemos que, em todo o mundo, é constante a busca por fontes de energia sustentáveis. Por isso, é preciso estar atento a esse mercado que, hoje, diz respeito a quase 2% de toda a matriz energética do Brasil.
Investimentos seguros e rentáveis com a Vangardi
Sua principal aliada para fazer investimentos de longo prazo é a Vangardi.
A Vangardi é uma fintech de investimentos que capta recursos para projetos diversos, do imobiliário ao agro, do fotovoltaico aos projetos especiais.
Nosso principal objetivo é democratizar os investimentos em empreendimentos da economia real, financiando empreendedores de modo coletivo.
Clique aqui e nos conheça!
Fintech de investimentos que capta recursos para projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais
Diversificar a sua carteira de investimentos nunca foi tão fácil.
Nós, da Vangardi, podemos levar os seus recursos a projetos inovadores do mercados imobiliário, agro, projetos fotovoltaicos e especiais.
Saiba que selecionamos, com cuidado, os empreendimentos que vão receber os seus recursos. E só trabalhamos com empresas sólidas, com histórico comprovado.
Além disso, saiba que investir com a Vangardi é simples e acessível. Você pode fazer isso a partir de R$ 1.000 e contar com garantias!
Conclusão
Saber como funcionam os investimentos a longo prazo e quais são eles, certamente, vai te ajudar a montar a sua carteira para 2022. Lembrando que é importante saber qual o seu perfil e quais os seus objetivos antes de investir.
Investir a longo prazo é pensar no amanhã. Seja para garantir a sua aposentadoria, seja para aumentar o seu patrimônio, é importante ter opções mais duradouras, que vão lhe trazer benefícios em alguns anos!