Estudo de viabilidade econômica no mercado imobiliário: entenda!
agosto 13, 2020Saiba tudo sobre liquidez de investimentos imobiliários
agosto 20, 2020Alguns setores são famosos por serem tradicionais, mas nem por isso ficam parados no tempo. A inovação no mercado imobiliário e na construção civil é constante. A tecnologia é uma grande aliada dos setores, promovendo soluções para os mais diversos problemas, desde o financiamento, a execução de obras, até as vendas.
Muitos dos avanços foram impulsionados por estratégias vindas das fintechs que estão transformando essas áreas. Com isso, observamos novos e aprimorados softwares que contribuem imensamente para a agilidade de processos e, claro, negócios.
Além disso, a inovação no mercado imobiliário ganhou ainda mais força com as necessidades despertadas pela pandemia de covid-19. Em um cenário que exigiu reclusão de boa parte das pessoas, os imóveis tornaram-se ainda mais fundamentais para a vida.
Em outras palavras, para muitos, a casa hoje representa não apenas a moradia, mas o local de trabalho e de lazer. Já as demais construções precisam levar em conta as exigências de uma nova realidade, uma vez que aglomerações passaram a representar um risco.
Cidades precisam de inovações na construção civil
A população nas grandes cidades só cresce, ou seja, tendências do mercado imobiliário e da construção civil precisam levar em conta justamente as demandas de um grande número de pessoas.
Para deixar isso mais claro, é interessante destacar que, em 1950, havia 751 milhões de pessoas vivendo em cidades, segundo o World Economic Forum (WEF). Por outro lado, hoje, 4,2 bilhões de cidadão estão nos centros urbanos, e o WEF estima 2,5 bilhões a mais para a próxima geração.
Inovação na construção civil gera competitividade
Esses dados mostram a relevância da construção civil para oferecer melhorias para a sociedade como um todo. É essencial que empresas do setor se modernizem de forma a seguirem competitivas e relevantes.
A seguir, você irá conhecer exatamente como a inovação no mercado imobiliário tem buscado suprir essa necessidade. Vamos lá!
8 exemplos de inovação no mercado imobiliário
Depois de passar os últimos anos em queda, o mercado imobiliário e a construção civil estão começando a retomar o fôlego. Observamos agora novas oportunidades de financiamento, por conta da baixa Selic, além de outras estratégias que são condizentes com o momento.
Ainda que o novo coronavírus tenha chegado com muitas incertezas no início do ano, as inovações apresentadas por empresas do setor estão representando grandes diferenciais para o cenário. Conheça alguns exemplos a seguir!
1. Investimento coletivo para financiamento de obra
Levantar capital para financiar obras é uns dos desafios das construtoras, certo? Por isso, nos últimos anos, diversas empresas, especialmente fintechs, têm observado essa lacuna e apresentado soluções.
Por exemplo, o investimento coletivo é uma das modalidades que possibilitam a execução de projetos, além de favorecer pessoas que desejam investir no mercado imobiliário, sem necessariamente comprar um imóvel.
Também conhecido como equity crowdfunding, esse modelo é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de muito difundido em outros países, especialmente na Europa e Estados Unidos.
2. Fintechs inovadoras para aluguel e vendas
Ainda no tema do financiamento, mas agora da parte de quem quer comprar ou alugar, as inovações no mercado imobiliário estão fazendo a diferença mesmo durante a pandemia.
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), 133.786 imóveis foram financiados no primeiro semestre de 2020 – 35,2% a mais que no mesmo período de 2019 –, conforme reportagem do InfoMoney.
Ou seja, novas possibilidades de financiamento entram nessa conta, uma vez que estão facilitando aos consumidores fechar negócios. Fintechs como a Chedi Home apostam no chamado home equity, que são alternativas de crédito imobiliário apresentadas para o interessado.
3. Realidade virtual como inovação no mercado imobiliário
Um dos principais recursos que significa inovação no mercado imobiliário é o tour online. A visitação ganhou um novo patamar com os recursos tecnológicos que foram aprimorados e aplicados no setor.
A tradicional videoconferência é uma opção válida, claro, mas as as novas ferramentas estão superando essa estratégia.
Incorporadoras e imobiliárias estão desenvolvendo programas capazes de tornar essa “experiência online” muito mais vívida, o que certamente favorece vendas. Por exemplo, tecnologias de realidade virtual fazem com que clientes sintam-se em casa já no primeiro contato com o imóvel.
Em outras palavras, empresas que reconhecem a digitalização como um investimento têm mais chances de serem competitivas e prósperas. O consumidor exige facilidade, especialmente no cenário atual, em que tudo que pode ser resolvido online ganha força.
4. Estratégias virtuais na execução de projetos
A realidade virtual também é um recurso que contribui muito para a elaboração de projetos na construção civil. A simulação de ambientes ajuda projetistas, arquitetos e engenheiros a compreender melhor tudo aquilo que estão desenvolvendo.
Isso significa otimização inclusive para o lançamento de empreendimentos, uma vez que o ambiente virtual já permite solucionar diversos problemas antes mesmo de a proposta virar realidade.
A arquitetura certamente é um dos setores de destaque para soluções de um mundo que está enfrentando o novo coronavírus.
5. Assinaturas eletrônicas contra burocracias
Imagine precisar assinar tudo em papel na hora de financiar ou investir no mercado imobiliário? As tendências de assinatura eletrônicas e digitais são exemplo de economia e otimização do tempo.
Existem diversas plataformas que permitem que todas as partes envolvidas possam assinar documentos e dar prosseguimento aos negócios. Um bom exemplo disso inclui a plataforma E-Notariado, que é serviço a distância de cartórios.
6. Softwares que otimizam processos na construção civil
Outra inovação na construção civil são softwares que facilitam a execução de projetos e todos os processos envolvidos. Eles melhoram o operacional de diversas formas, como análise de dados, gestão de suprimentos e recursos, gestão de vendas, transações financeiras, entre muitas outras.
Para exemplificar, plataformas BIM (Building Information Modeling) são tendências fortíssimas entre as construtoras, pois representam grande inovação na modelagem de projetos.
Esses recursos agregam informações muito detalhadas sobre o resultado da construção, a obra final, de forma a detalhar tudo que é necessário para a execução, estimar tempo, testar soluções, entre muitas outras opções.
7. Drones e impressão 3D em obras
Os recursos tecnológicos para inovação na construção civil e mercado imobiliário envolvem também o uso de drones e de impressão 3D, que tornam a obra muito mais eficiente.
Em muitas empresas, são essas aeronaves controladas remotamente que avaliam a condição de obras e a necessidade de reparo, por exemplo.
Já a impressão 3D torna o processo de construção muito mais ágil, seja de partes da obra ou até mesmo de projetos inteiros, como já tem acontecido como testes de algumas empresas do ramo.
A robotização e a automação são importantes para promover agilidade na construção civil. E, ainda que projetos do tipo ainda estejam no início, já indicam uma tendência importante para o mercado.
8. Materiais inteligentes usados nas construções
Outra tendência da construção civil é aplicar materiais inteligentes para diversas funcionalidades, inclusive indicar consumo de energia, período de validade, necessidade de manutenção, entre outros.
Tudo isso tem a ver com o conceito de IoT (“Internet of things”, ou Internet das coisas), que podem promover muitas melhorias no setor, inclusive economia.
Mercado imobiliário sempre inovador
Construtoras, incorporadoras e imobiliárias precisam se atentar para a necessidade de investir em novidades. O ato de inovar não é um gasto, mas uma representação da sobrevivência para negócios.
Essa é uma área de grande importância para a população, de forma que impacta a vida dos cidadãos, todos os dias. Isto é, a inovação no mercado imobiliário e na construção civil significa solução de antigos e novos problemas.