Como investir em fundos imobiliários? Conheça os mais rentáveis
setembro 24, 2020Financiamento Coletivo: Conheça as vantagens de investir
outubro 7, 2020Investir em um empreendimento imobiliário sempre foi considerado seguro e rentável. Como um dos investimentos mais seguros e tradicionais do Brasil, durante décadas comprar imóveis ou terrenos era uma das alternativas mais visionárias para investidores conservadores.
E hoje? Com tantas opções, ainda vale a pena pensar em investir em empreendimentos imobiliários? Continue a leitura e aprofunde neste tema.
- O que é um empreendimento imobiliário?
- Quais os tipos de empreendimento imobiliários?
- Quais as vantagens do empreendimento imobiliário?
- Por que investir em um empreendimento imobiliário?
- Como investir em um empreendimento imobiliário?
- Investimento imobiliário na Vangardi
O quê é um empreendimento imobiliário?
Empreendimentos imobiliários são ações de parcelamento do solo urbano para fins habitacionais, industriais ou comerciais.
O conceito engloba desde a criação de loteamentos, até a construção de conjuntos habitacionais ou condomínios fechados de luxo, passando pela implantação de empreendimentos de lazer, como campings, clubes ou parques.
O termo empreendimento imobiliário envolve uma série de empreendimentos que modificam de maneira definitiva o espaço no qual estão inseridos, bem como seu entorno.
Quais os tipos de empreendimentos imobiliários?
Existem diversos tipos de empreendimentos imobiliários disponíveis no mercado, cada um com características diferentes e pensados para atender uma necessidade específica. A diferença mais nítida diz respeito à finalidade, que pode ser residencial, comercial ou industrial.
Entretanto, essa não é a única diferença que você deve avaliar na hora de escolher onde e como investir seu dinheiro. Listamos aqui alguns tipos de empreendimentos imobiliários bastante rentáveis no Brasil.
Imóveis residenciais do segmento popular
O segmento popular é uma das grandes bolas da vez no Brasil, e, com a crise econômica, ele tem sido a opção de várias incorporadoras que querem se destacar no mercado.
O programa Minha casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal, que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas, para famílias com renda familiar bruta de até R$ 7.000,00 por mês.
Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras. É uma oportunidade para quem precisa, bem como promove desenvolvimento para o Brasil.
Imóveis de alto padrão
O imóvel de alto padrão é aquele que reúne várias características positivas, como por exemplo, área de lazer, boa localização e estética do imóvel e do condomínio em que ele se encontra. Geralmente, é gerenciado por uma boa construtora.
Assim como a habitação popular, os imóveis de alto padrão também estão entre os empreendimentos imobiliários mais rentáveis.
O segmento de alto padrão sai na frente, pois as famílias com renda maior costumam ser as últimas a sentir os efeitos das crises. Por isso, seu poder aquisitivo não é prejudicado, e elas continuam mantendo seus hábitos de consumo, mesmo quando outros segmentos se retraem.
Estúdios em grandes centros
Os grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas cidades metropolitanas, têm visto um movimento de valorização de bairros mais centrais com o ressurgimento dos lançamentos imobiliários nessas regiões, que costumam ser ricas em transporte público e conveniências.
O perfil de quem busca esses empreendimentos, que, em geral, são compactos e exigem menos cuidados com manutenção, costuma ser de estudantes ou profissionais que moram sozinhos e valorizam a praticidade desses bairros cheios de facilidades.
Por isso, estúdios e microapartamentos têm sido cada vez mais valorizados nesses locais.
Loteamentos no interior do Brasil
Os loteamentos são hoje, juntamente com o segmento popular, uma das grandes forças que têm puxado os números do mercado.
Quando fala-se em loteamentos, não são considerados apenas os terrenos mais populares, mas também os de alto padrão em cidades e regiões onde o poder aquisitivo está crescendo.
Esse fenômeno começou no interior de São Paulo há alguns anos e se espalhou para o resto do país de forma lenta. Hoje, esses loteamentos estão em boa fase no Centro-Oeste e também partes do Norte e Nordeste brasileiros. Nessas regiões, os lotes são vistos como bons investimentos, já que as cidades ainda estão em fase de valorização, e, por isso, são bastante procurados.
Imóveis residenciais compactos (1 a 2 quartos)
Uma tendência que cresce nas cidades brasileiras é a opção por apartamentos compactos. Adquirir um imóvel de 1 ou 2 quartos é a escolha de muitas pessoas jovens, aposentados, recém-casados, divorciados ou estudantes.
Os apartamentos compactos não são sinônimos de pouco espaço. Com um projeto inteligente e inovador, é possível aproveitar bem o local e chegar a um apartamento funcional, amplo e confortável, mesmo que com apenas 1 ou 2 quartos. Atualmente, esse tipo de imóvel é a escolha de pessoas que querem morar em uma boa localização e ter um lar aconchegante, adequado para o tamanho da família ou para morar sozinho.
Essa é uma ótima opção para as finanças. Sempre em alta demanda, valorizados e fáceis de vender, os apartamentos compactos são a aposta também de quem quer fazer um bom investimento.
Outros
Como já foi dito, há vários tipos de empreendimentos imobiliários no mercado, com características diferentes e que atendam necessidades específicas.
Embora seja possível analisar dados gerais do mercado e identificar quais são os empreendimentos imobiliários mais rentáveis, é importante ressaltar que, em um país continental, como o Brasil, as diferentes regiões apontam para cenários distintos.
Quais as vantagens do empreendimento imobiliário?
Existem vantagens importantes que você deve considerar para investir em um empreendimento imobiliário. Confira abaixo.
Taxa de juros Selic elevada
Este ano, assistimos o mercado financeiro apresentar índices elevados para taxa Selic. Esse índice, associado à taxa de inflação que tem projeções elevadas atualmente, garante juros altos. Para quem investe em empreendimentos imobiliários através da renda fixa, o rendimento da aplicação é maior, pelo valor elevado da Selic.
Porém, para quem tem interesse em comprar, os custos poderão sair além do planejado, considerando que o momento não é favorável pelas taxas de juros elevadas.
Se o seu objetivo é moradia…
É possível encontrar unidades prontas para morar com condições de pagamento e financiamento diferenciadas. Incluindo os imóveis de alto padrão, mas a pesquisa de mercado é necessária.
Crescimento do mercado de imóveis de luxo
Esse segmento é a melhor aposta para os investidores. Entre as razões para o crescimento do segmento destaca-se a necessidade crescente por mais segurança, espaços de lazer e sustentabilidade.
Por quê investir em um empreendimento imobiliário?
Listamos aqui alguns motivos pelos quais você deve investir nesse segmento.
Segurança
O primeiro é a segurança do investimento. Afinal, por pior que seja uma crise, sempre haverá demanda por imóveis, seja um ponto comercial ou uma residência. Pode-se dizer que imóveis são um investimento estável, uma vez que estão imunes aos movimentos do mercado financeiro e não podem ser confiscados ou congelados por ações governamentais.
Renda
Uma das grandes vantagens em investir em imóveis é a possibilidade de gerar renda passiva. Especialmente nos dias de hoje, quando aplicativos como o Airbnb, por exemplo, facilitam consideravelmente a tarefa de alugar imóveis, inclusive em contratos de temporada.
Diversificação
Imóveis constituem-se como uma forma de diversificação do seu portfólio de investimento. São seguros, bastante rentáveis e têm uma liquidez razoável.
Como investir de maneira adequada em um empreendimento imobiliário?
O investimento imobiliário pode ser feito em modalidades diferentes. Inclusive de renda fixa ou variável e conforme cada particularidade. Nos últimos anos, o investimento coletivo está ganhando força no Brasil por ser uma forma de ter retornos realmente interessantes.
Porém, sempre que vamos procurar uma forma de valorizar o nosso dinheiro, é preciso ter em mente algumas questões como rentabilidade, liquidez, taxas administrativas, entre várias outras.
Essa avaliação é fundamental para que você entenda de que forma inúmeros fatores influenciam em seus ganhos, além de compreender os riscos envolvidos. Afinal, não existe investimento isento, ainda que a segurança e as garantias sejam elevadíssimas.
No mercado imobiliário, é possível investir de maneiras diferentes, sem necessariamente comprar um imóvel. Essa proposta é muito interessante para pequenos e grandes investidores, uma vez que podem apostar no setor da forma mais apropriada para cada realidade.
Algumas das modalidades de investimento imobiliário são:
- Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs);
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);
- Equity crowdfunding imobiliário – investimento coletivo.
Listamos aqui o que é preciso avaliar e saber antes de aplicar o seu dinheiro.
- Rentabilidade do investimento imobiliário;
- Prazo para o retorno;
- Perfil de investidor;
- Diversificação da carteira;
- Plataforma de investimento de confiança;
- Construtora envolvida no investimento;
- Informações detalhadas sobre o próprio empreendimento;
- Garantias de investimento.
Investimento em empreendimento imobiliário na Vangardi
Há várias maneiras de investir no setor imobiliário, uma delas é com a Vangardi. Você pode investir através da nossa plataforma, a partir de R$1000 coletivamente com outras pessoas. Para isso, você precisa fazer o seu cadastro e conhecer as oportunidades disponíveis. Uma das vantagens é a alta rentabilidade dos investimentos.
Por exemplo, se levarmos em conta a Selic a 11,75%, a estimativa de rendimento da poupança fica em torno de 6,16% ao ano. Ou seja, está mais que consolidada a ideia de que estamos perdendo dinheiro quando aplicamos dessa forma. Entretanto, essa ainda é a opção mais escolhida pelos brasileiros.
No caso das captações trazidas pela Vangardi, o retorno varia de 11% a 18% ao ano. Um ponto importante para avaliar com relação à rentabilidade é justamente sobre liquidez e prazo para esse retorno.
Esse tipo de investimento tem baixa liquidez, ou seja, seu resgate não é imediato. Mas, na maioria dos casos, o retorno costuma se dar entre 12 e 24 meses, conforme detalhado em cada contrato.
Esse período é consideravelmente mais interessante quando comparamos com outras modalidades, como as LCIs, que exigem prazo maior para alcançar rendimentos maiores.
Além disso, a depender do contrato do investidor, é possível receber parte dos juros mensalmente. Se houver a necessidade de dinheiro em mãos, quem investe na Vangardi pode vender sua cota diretamente para outro interessado.
Conclusão
Agora você já sabe o que é um empreendimento imobiliário, como ele funciona desde a prospecção de mercado até a venda e pós-venda e, principalmente, como é vantajoso investir nesse segmento.
Com essas informações, você tem caminhos para ser um investidor ou projetar o seu próprio empreendimento imobiliário. Independente de qual caminho você for seguir, conte com a Vangardi.