Ativos financeiros: o que são, exemplos, conceitos, como investir
fevereiro 10, 2022Investir em agronegócio: por que e como fazer investimentos no setor
fevereiro 28, 2022Você deve saber como a energia solar tem as suas vantagens sobre outros meios de geração de energia mais tradicionais, não é mesmo? Mas para além das vantagens ambientais, você sabia que é possível também investir em energia solar e ganhar dinheiro através do crescimento desse setor?
Sim, e além disso investir em energia solar não só é possível, mas também uma das maiores tendências de mercado para 2022 e para os próximos anos. Entre os principais itens levados em consideração por quem quer colocar dinheiro nesse tipo de investimento está o fato da energia limpa ser procurada por diversas empresas e pessoas que querem se adequar a uma realidade ambientalmente correta, além do alto retorno.
Por isso, o crescimento desse setor é visto com bons olhos para os próximos anos – embora as primeiras casas com painéis solares no Brasil tenham aparecido há algumas décadas, é agora que o mercado está expandindo de verdade.
Com várias empresas colocando seu dinheiro em fazendas de energia solar, bem como em papéis relativos a esse tipo de energia, chegou a hora de investir em energia solar.
Quer entender como tudo isso funciona e não ficar de fora dessa revolução? A Vangardi conta tudo para você!
O que é a energia solar (energia fotovoltaica)?
A energia solar (ou energia fotovoltaica) é uma das inúmeras formas de geração de energia. Ela se dá através do uso e do calor do sol para a transformação em energia elétrica, que é a que a maioria dos nossos aparelhos consome.
Sua captação se dá através do uso de painéis fotovoltaicos, que serão responsáveis por fazer a transformação do calor e da luz solar em corrente elétrica.
Esta corrente é que nos permite fazer a maioria das tarefas do dia-a-dia, como tomar um banho quente, carregar o celular ou algumas mais complexas como manter indústrias e comércios funcionando.
Além disso, podemos dizer que a energia solar tem algumas características que são fortes diferenciais – tanto para quem pensa no presente quanto no futuro.
Por ser uma fonte de energia limpa (que não causa nenhum tipo de poluição direta), ela é uma das melhores soluções energéticas para o futuro. Todos sabemos que as metas dos governos e entidades internacionais para os próximos 30 anos incluem levar as emissões de gases-estufa para zero, deixando assim um incentivo para novas formas de se produzir energia.
Para se ter uma ideia, estima-se que mais de 15% das emissões de gases causadores do efeito-estufa estão no setor energético. Na energia solar, essa emissão é nula.
Além disso, falando do ponto de vista econômico, a energia fotovoltaica tem se apresentado cada vez mais barata – o investimento inicial em painéis solares para casas e empresas tem um payback relativamente rápido comparativamente a 15, 20 anos atrás.
A burocracia e os custos também diminuíram bastante, fazendo com que pessoas e empresas menores possam utilizar esse tipo de energia sem enfrentar grandes problemas.
Vantagens da energia solar
Como dissemos anteriormente, a energia solar tem algumas vantagens consideráveis em comparação a outras fontes geradoras de energia.
Confira algumas delas:
Custo Energético
Um dos fatores mais buscados por quem quer instalar painéis solares em sua casa ou empresa está o fato deste sistema apresentar um custo energético muito mais baixo do que os sistemas tradicionais.
A verdade é que por via de regra, o sistema de energia solar apresenta um custo maior de instalação, mas o mesmo não pode ser dito com relação à captação. A pessoa não se livrará de todos os custos de energia – há de se pagar por exemplo a taxa de iluminação pública, cobrada na maior parte das cidades do Brasil.
Porém, ainda assim, uma conta de energia de centenas (e às vezes milhares de reais), se reduzirá drasticamente, chegando a algo em torno de 20 ou 30 reais.
Além disso, caso a energia produzida pelos seus painéis supere a quantidade utilizada por você, você poderá injetar esta energia na rede da distribuidora da sua região, para que outros clientes possam usar.
Para remunerar você por isso, ela dará créditos nas faturas de energia que podem ser usados para abater essas taxas ou usar em outras casas ou estabelecimentos que não tenham painéis solares, mas cuja titularidade seja a mesma.
Valorização do imóvel que dispõe desse sistema
Não há dúvidas: ter energia solar numa residência faz com que o imóvel fique muito mais valorizado – tanto para quem compra quanto para quem aluga. A causa disso não é difícil de se explicar.
Afinal, entre as grandes vantagens de morar numa casa com sistema de energia solar instalado está o fato de que a pessoa não precisa se preocupar com o gasto de energia.
Além disso, muitos aparelhos que costumam ser os vilões da conta de energia são evitados por esse motivo e poderão ser usados sem medo por quem mora no imóvel. Entre os principais estão o ar condicionado e aquecedores em geral.
Além disso, para fazer a instalação dos painéis solares numa casa, o ideal é que toda a parte elétrica interna e externa da casa sejam avaliadas e estejam o mais organizadas possível. Dessa forma, quem compra uma casa dessas, sabe que a parte elétrica da casa está toda em ordem.
Por fim, a possibilidade de comprar uma casa onde esse sistema já exista é algo que os compradores podem avaliar com melhores olhos. Ou seja, um diferencial para o seu imóvel acima de tudo.
Confira alguns outros motivos para investir em energia solar:
Por que investir em energia solar?
Como dissemos anteriormente, a energia solar é um tipo de energia que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas e indústrias mundo afora. Mas investir nela é uma boa pensando a curto, médio ou longo prazo?
A energia solar é tendência no Brasil e no Mundo
Um dos principais itens que devemos levar em consideração antes de fazer um investimento de longo prazo é pensar no comportamento (ou tendência) e o que impacta positivamente e negativamente um mercado.
Dessa forma, não dá para negar que a energia solar tem ganhado cada vez mais espaço nos lares e indústrias brasileiras. Além disso, há países estrangeiros (sobretudo na Europa) que já têm uma cultura de utilização de energia solar.
Na Espanha, por exemplo, há incentivos fiscais para quem quer instalar painéis fotovoltaicos em sua casa ou abrir empresas de geração de energia solar.
No Brasil, o crescimento do mercado de energia solar tem superado 30% por ano – entre os principais motivos disso está o aumento cada vez maior do custo energético.
Como você deve saber, o país é um dos mais propícios para a captação desse tipo de energia – afinal, em boa parte do país faz sol na maior parte do ano. Além disso, no Brasil há um know-how em tecnologia de energia solar enorme, o que faz com que esse tipo de energia seja usada em larga escala.
Muitos dos profissionais e empresas que trabalham nesse setor apontam sobre as perspectivas positivas de se trabalhar com energia solar, sobretudo a longo prazo. Isso acontece pois os custos após o payback do investimento são quase mínimos em comparação a outros tipos de investimentos estruturais.
Com diversas praticidades e um número praticamente infinito de possíveis (e viáveis) clientes, há bastante espaço para as empresas e não dá para dizer que é uma moda passageira ou uma bolha prestes a estourar a qualquer momento.
Como investir em energia solar?
Há algumas formas básicas de se investir em energia solar. Podemos falar a nível de consumidor, quando você adquire painéis solares e começa a utilizar este tipo de energia em sua casa.
Nesse caso, dizemos que é um investimento pois, de início, você irá despender de um valor financeiro e posteriormente ter retornos através do que deixa de gastar com o consumo de energia elétrica.
Porém, este é apenas um ponto e o início do que é colocar dinheiro em energia solar. Hoje já existem maneiras muito mais escaláveis de ganhar dinheiro com energia solar quando falamos de investimentos a médio e longo prazo.
Uma das opções é através do equity crowdfunding, que já tratamos em nosso blog.
Nele, você escolhe uma empresa (normalmente uma startup) e faz um investimento. Normalmente esses aportes são formas de viabilizar o negócio, que tende a se tornar rentável e escalável rapidamente.
Por outro lado, outra forma de investir em energia solar é comprando papéis de fundos de investimento em energia solar. Vamos explicar um pouco melhor sobre essa modalidade abaixo:
O que é um fundo de investimento em energia solar?
Um fundo de investimento em energia solar é uma forma prática de ganhar dinheiro através da geração de energia por meio dos painéis fotovoltaicos. Quando você faz um investimento desse tipo, você está colocando dinheiro num ativo real, que fará a diferença prática na economia real, gerando renda e empregos aos que participam dessa cadeia de produção.
Ao investir em energia solar através dos fundos, você permitirá, por exemplo, que empresas do setor tenham a capacidade e a viabilidade de instalar mais capacidade de geração em fazendas. Estas fazendas são o futuro da energia solar pois, assim como no caso das usinas hidrelétricas, elas também fazem a geração de energia para a distribuição em uma rede.
Além disso, a utilização da capacidade dessas fazendas (ou usinas) de energia solar, pode ser do interesse de grandes empresas como fábricas com grande demanda energética. Com sua utilização, as empresas reduzem o custo operacional, permitindo um aumento dos lucros, bem como de suas capacidades de operação.
O rendimento dos fundos de investimento em energia solar podem alcançar faixas entre 20 e 30% ao ano. Entretanto, muitos desses fundos apresentam alta volatilidade – isto é, apresentam muita variação ao longo do tempo.
Essas variações acabam sendo bastante propícias para a especulação, não sendo um investimento seguro para pessoas que estejam em busca de maior segurança e tranquilidade ao investir.
Além disso, investir em fundos de investimentos pode não ser uma boa estratégia para quem está começando agora. Há outras opções mais interessantes como diremos nos próximos tópicos desse artigo.
Qual o tempo de retorno do investimento em energia solar?
20 anos atrás, quando houve o primeiro boom da instalação de painéis solares no Brasil, o payback girava entre 6 a 10 anos.
Este foi um dos grandes empecilhos para que o crescimento da utilização da energia solar no Brasil não tenha sido como o esperado na primeira década dos anos 2000, pois investidores buscam prazos cada vez menores.
Entretanto, atualmente as coisas melhoraram! Entre os fatores principais apontados para a diminuição no tempo de retorno do investimento em energia solar está o fato de que as tecnologias se popularizaram e ficaram mais baratas nesse meio tempo.
Além disso, hoje há muito mais pessoas (e empresas) trabalhando neste mercado, trazendo uma redução de custos por causa da concorrência.
Isso levou a um enxugamento do tempo de retorno do investimento em energia solar para algo que acontece entre 3 e 5 anos. Tudo dependerá do tamanho da capacidade de geração instalada em sua residência, comércio ou indústria.
De igual modo, o payback do crowdfunding ou dos fundos de investimentos em energia solar se dá também neste prazo.
É seguro investir em energia solar?
O investimento em energia solar está entre as principais tendências para os próximos anos. Por se tratarem de ativos da economia real, a energia solar como investimento é muito mais palpável e fácil de avaliar do que alguns outros tipos de mercados, empresas ou investimentos.
Além disso, a energia elétrica no sistema “tradicional”, tem sido cada vez mais cara, tornando-se uma vilã da inflação e do orçamento das famílias e dos pequenos e médios negócios.
Dessa forma, muitas pessoas e gestores têm procurado a energia solar como uma forma de se resguardar de problemas econômicos e crises energéticas como a enfrentada pelo Brasil em 2021.
Por isso, a tendência é que o mercado continue cada vez mais aquecido e crescendo em taxas altas ano a ano. Isso faz com que investir em energia solar seja uma boa e segura opção tanto para o presente quanto para o futuro.
Qual a melhor forma de investir em energia solar
Bolsa de Valores x Crowdfunding
Embora o investimento por meio da bolsa de valores e seus fundos de investimento seja o método mais tradicional, a verdade é que o crowdfunding vem ganhando cada vez mais adeptos.
Entretanto, há como definir qual a melhor forma de investir em energia solar pensando nesses dois métodos?
Tudo dependerá da forma que você se avalia como investidor e o poder de análise que você tem para isso.
Quando falamos da bolsa de valores e dos seus fundos de investimento, estamos falando de um investimento num mercado como um todo. Ou seja, se você adquire um papel de fundo de investimento imobiliário, estará acreditando no crescimento do mercado da construção civil/venda de imóveis.
Porém, como nós sabemos, o ideal é diversificar ao máximo os nossos investimentos. Ou seja: se você quer investir em energia solar, por que não optar pelo investimento via fundo de investimento e pelo crowdfunding?
Ambos são opções seguras e com nível similar de risco, mas que funcionam de forma diferente. Dessa forma, caso alguma das remunerações não seja da forma que você gostaria, o outro poderá compensar isso.
Um dos principais ditados entre os investidores mais experientes é que “não podemos deixar apenas uma galinha para botar o ovo”. Sendo assim, um pouco de cautela e diversificação dos investimentos não só não fará mal, como é também o mais indicado.
É melhor investir em energia solar do que em outras aplicações?
Investir em energia solar ou deixar o dinheiro no banco?
A pior coisa que você pode fazer para si próprio e com o seu dinheiro é deixá-lo parado. Além de não render nada, em tempos de alta inflação (10% em 2021), o seu dinheiro estará perdendo valor com o passar do tempo – certamente algo que você não quer.
Dessa forma, o melhor jeito de proteger o seu dinheiro é fazendo investimentos seguros e cuja rentabilidade esteja acima da inflação. Por isso, investir em energia solar está entre as melhores opções, pois seus rendimentos podem ultrapassar a margem de 15% ao ano.
Energia Solar x Poupança
Há muito tempo, os valores de rentabilidade da poupança não tem sido nada interessantes para quem tem o dinheiro aplicado nela. Além de perder para a inflação, o dinheiro também fica parado, não gerando nenhum benefício à economia real.
Como dissemos anteriormente, a rentabilidade de um investimento em energia solar é maior do que a poupança. Porém, além disso, há também de se avaliar sobre o impacto positivo do que o seu investimento pode fazer num setor tão importante para a economia como o de geração de energia.
Ao colocar o seu dinheiro nisso, você estará favorecendo o uso de energia limpa e renovável no país, além de trazer emprego e renda para pessoas impactadas pelo setor de forma direta ou indireta.
Energia Solar x CDB
O CDB têm sido nos últimos anos uma opção procurada para quem quer fugir da baixa rentabilidade da poupança. Com alguns bancos e fintechs oferecendo taxas que vão até 200% do CDI.
Entretanto, mesmo para essa taxa alta (normalmente acima do que normalmente o mercado oferece), o investimento é capaz apenas de fazer uma correção da inflação. Ou seja, não há ganhos reais realmente evidentes.
Dessa forma, investir em energia solar segue sendo a melhor opção.
Energia Solar x Tesouro Selic
Entre os investimentos favoritos pelos iniciantes, o Tesouro Selic era uma das melhores opções até alguns anos atrás para quem não gostava (ou não podia) correr riscos.
Entretanto, com a redução das taxas de juros e aumento da inflação, investir no Tesouro Selic não tem sido uma boa opção. A Selic está desde 2017 num patamar abaixo de 10% – por outro lado, a inflação atualmente supera sua rentabilidade com folgas.
Dessa forma, a Energia Solar acaba sendo um investimento muito melhor!
Energia Solar x LCI
As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) estão entre as opções de quem quer investir no mercado imobiliário sem necessariamente comprar um imóvel. Entre as vantagens do LCI com relação a outros investimentos como o CDB está a isenção de impostos, porém com a mesma segurança.
Entretanto, assim como a maioria dos investimentos “conservadores”, o LCI têm rendido a baixas taxas, o que pode configurar prejuízo em tempos de alta inflação.
Por outro lado, há casos em que o investimento em energia solar pode trazer retornos de até 30% ao ano. Nenhum investimento conservador é capaz de trazer isso.
Energia Solar x Ações
O Índice Ibovespa fechou com queda de 11,91% no ano de 2021. Embora o mercado de ações no Brasil já esteja estabelecido e consolidado, investir nas empresas que atuam no mercado nacional pode ser um risco no atual momento.
Com o país enfrentando fortes turbulências políticas e econômicas, a tendência é que o mercado esteja cada vez mais sob a influência de especuladores que faturam no trade.
Dessa forma, a energia solar acaba sendo um investimento com maior tendência à segurança, pois trata-se de um ativo da economia real e que pode ser avaliado mesmo por investidores menos experientes.
Além disso, como dito anteriormente, este mercado está num viés (tendência) de subida, fazendo com que a Energia Solar se configure como um dos melhores investimentos para o momento atual.
Investimentos seguros e rentáveis com a Vangardi
Investir com a Vangardi é fácil, simples e rápido. Você pode se juntar a milhares de investidores inteligentes e ter acesso a ótimos retornos.
O processo para isso, aliás, é muito simples. Em primeiro lugar, basta você se cadastrar na plataforma. Depois, você escolhe a oferta e investe a quantia que preferir, assinando um contrato online. E então você recebe, em sua conta bancária, o seu dinheiro investido, além do rendimento!
Com a Vangardi, você pode diversificar a sua carteira, investindo em empreendimentos da economia real. O investimento mínimo é de R$ 1.000, com alto retorno e você confirma sua aplicação via pix..
Não perca tempo, clique aqui e tire quaisquer dúvidas sobre o investimento em geração distribuída de energia!
Conclusão
Como dissemos ao longo deste artigo, investir em energia solar é uma boa forma de agregar valor ao seu imóvel ou usufruir do seu dinheiro de forma correta, não deixando com que ele perca valor ao longo do tempo.
Ao investir em energia solar utilizando esse tipo de energia em sua residência ou empresa, você terá menores custos de energia elétrica ao longo do tempo e poderá usar esse dinheiro economizado em outros investimentos.
Por outro lado, quando você de fato investe no mercado de energia solar, a rentabilidade supera a maior parte dos investimentos comuns do mercado. Entre os fatores que levam a isso podemos citar o barateamento das tecnologias e o equipamento, bem como a busca por meios mais econômicos e menos poluentes.
Por isso, o mercado de energia solar tem tendência de crescimento para os próximos anos – ficar atento a isso pode fazer total diferença na forma com que você ganha dinheiro com os investimentos.