


Fundos de investimento: quais são os tipos, como funcionam e vantagens
fevereiro 8, 2022


Ativos financeiros: o que são, exemplos, conceitos, como investir
fevereiro 10, 2022Manter a saúde financeira de sua empresa é essencial! No entanto, essa tarefa exige um certo esforço por parte de todos os empreendedores. Dessa forma, as linhas de crédito são recursos que podem te ajudar nesta tarefa.
Além disso, esse conceito pode ser bastante útil ao empreendedor que já possui um produto ou serviço pronto para ser oferecido, além de todos os trâmites necessários para começar um negócio, e precisa apenas do capital. Assim como pode ser útil para o empreendedor que deseja expandir o seu negócio e precisa do capital para o investimento.
Dessa forma, preparamos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre as linhas de crédito.
Saiba mais sobre o que são linhas de crédito, quais são as principais modalidades, qual a importância que elas representam para o desenvolvimento econômico de sua empresa, quais são os benefícios dessa ferramenta, entre outros. Confira!
O que são linhas de crédito?


Linhas de crédito: financiamento imobiliário.
As linhas de crédito são um recurso que as instituições financeiras disponibilizam. Nesse sentido, elas podem ser no formato de financiamento ou no formato de um empréstimo. Assim, o empresário pode conseguir o capital que precisa para iniciar ou dar continuidade ao seu negócio.
A linha de crédito funciona como um cartão de crédito, mas com juros mais baixos e melhores condições de pagamento. Dessa forma, quando a dívida é paga, o valor do limite retorna ao máximo e o empreendedor pode usá-lo como preferir.
O diferencial da linha de crédito é justamente essa porta que fica aberta para o empreendedor utilizar o saldo novamente, quantas vezes ele precisar.
Exemplos de linhas de crédito
Existem alguns exemplos de tipos diferentes de linhas de crédito, que podem se aplicar a pessoas físicas, mas funcionam principalmente para empresas. Os exemplos mais populares são:
- Linha de crédito para investimento fixo;
- Financiamento;
- Linha de crédito para capital de giro;
- Empréstimo com garantia;
- Financiamento coletivo.
Quais são as principais modalidades de linhas de crédito?


Linhas de crédito: financiamento de veículo automotor.
Além disso, existem diferentes modalidades de linhas de crédito, que podem ser aplicadas em diferentes momentos da sua empresa. Saiba quais são as principais modalidades de linhas de crédito e como cada uma delas funciona.
Linhas de crédito para investimento fixo
Esse tipo de linha de crédito é mais comumente concedida para empresas, por bancos públicos. Essa linha de crédito é destinada à expansão, modernização, obras, equipamentos, máquinas e etc.
Ou seja, itens que são mais duráveis e são destinados ao funcionamento e modernização de sua empresa. Dessa forma, os juros costumam ser mais baixos e pode haver um prazo longo para o pagamento da dívida.
Linhas de crédito para capital de giro
Esse tipo de linha de crédito costuma ser oferecida tanto por instituições financeiras privadas quanto públicas. Ela serve para que as empresas paguem as dívidas a curto prazo para manter o funcionamento da empresa no dia a dia.
Ou seja, folha de pagamento, caixa, estoque, etc. Assim, as empresas podem ter uma facilidade na hora de pagar ao banco, que pode oferecer juros baixos e um prazo longo de pagamento.
Linhas de crédito para capital de giro associado ao investimento
Esse tipo de linha de crédito para capital de giro associado ao investimento também é chamado de investimento misto.
Assim como na linha de crédito para capital de giro, o dinheiro é usado para cobrir despesas, mas nesse caso é para cobrir despesas que a empresa terá ao investir em algo novo. Dessa forma, assim como em outras linhas de crédito, o pagamento também é facilitado e pode ser a longo prazo.
Peer to peer
Peer to peer, ou P2P, é um termo em inglês que significa algo como “pessoa para pessoa”. Esse método teve origem no Reino Unido e se espalhou depois do ano de 2008.
Essa é uma modalidade de empréstimo coletivo, em que as pessoas investem em outras pessoas. Isso acontece sem a necessidade de um banco ou de uma instituição financeira que faça o intermédio.
Assim, esse tipo de linha de crédito possui taxas menores e mais flexíveis.
Microcrédito
O microcrédito é uma modalidade de linha de crédito que funciona tanto para pessoa física quanto para um empreendedor, que precisa de capital para abrir ou aumentar sua empresa. Nessa modalidade cada empreendedor pode pegar a quantia de até 20.000 reais no máximo.
No entanto, esse tipo de empréstimo possui algumas vantagens, como taxas de juros reduzidas e uma maior facilidade na hora da aprovação. Por isso, caso você precise de uma quantia menor para sua empresa, o microcrédito pode ser uma boa opção.
Linhas de crédito pessoal para financiamento
As linhas de crédito pessoal para financiamento funcionam como as outras linhas de crédito, a principal diferença é que o financiamento possui um propósito pré acordado, seja um veículo, uma casa ou algum outro bem que possua um custo maior.
Assim as condições de pagamento, taxas, juros, parcelas, prazos, etc, são acordadas antes por meio de um contrato.
Essa modalidade está presente tanto em bancos quanto em outras instituições financeiras. O financiamento conta com um prazo longo de pagamento e juros reduzidos, o que a torna uma modalidade muito popular tanto para empresas quanto para pessoas físicas.
Qual a principal modalidade de linhas de crédito para MEI e pequenas empresas?


Linhas de crédito: análise de crédito.
Existem muitas opções de empréstimo para um Microempreendedor Individual, que variam nas taxas, nos prazos e nas condições de pagamento. As principais modalidades são: Cartão BNDES, microcrédito e capital de giro.
Nós falamos sobre o microcrédito e o capital de giro acima, então confira mais sobre o cartão BNDES.
O Cartão BNDES serve para financiar investimentos de empresas, o que inclui o Microempreendedor Individual (MEI). Assim, as instituições financeiras que têm credencial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) podem emitir o cartão com os recursos do banco.
As instituições são então as responsáveis por fazer a análise de crédito e aprovar o cartão, de acordo com diversos critérios das instituições.
Qual a importância das linhas de crédito para o desenvolvimento econômico?
O crédito é algo essencial para o desenvolvimento econômico assim como para o andamento da pandemia. Ou seja, tanto você e sua empresa como o cliente de sua empresa se beneficiam pelas linhas de crédito. Confira alguns tópicos para exemplificar essa importância:
- Fluxo de caixa emergencial: se o caixa de sua empresa está com problemas ao fechar, as linhas de crédito podem ser a solução para pagar funcionários e para que outras contas essenciais para o funcionamento de sua empresa sejam quitadas.
- Capital de giro: caso você consiga fechar o caixa de sua empresa mas o dinheiro do dia a dia ainda te deixe um pouco inseguro, para isso existe a linha de crédito, para colocar um dinheiro extra no caixa para situações básicas de sua empresa.
- Marketing: praticamente todas as empresas possuem um grande número de concorrentes no mercado. Dessa forma, para se destacar cada vez mais as empresas apostam no Marketing e na Propaganda para atrair clientes em meio a concorrência. Para isso uma linha de crédito também pode ser bastante útil.
Quais são os benefícios proporcionados pelas linhas de crédito?


Linhas de crédito: financiamento online.
Existem alguns benefícios principais em ter uma linha de crédito para o seu empreendimento, como:
- A conveniência: as linhas de crédito são bastante convenientes, tanto para o empreendedor quanto para pessoas físicas. Isso acontece porque, diferente de outros empréstimos, você tem que procurar uma vez e pode manter aquela quantia disponível sempre que precisar para sua empresa.
- Flexível: outro benefício desse tipo de empréstimo é a flexibilidade que ele possui. Afinal, você não precisa usar toda a quantia disponível. Assim como também tem condições facilitadas, como juros menores e prazos mais longos de pagamento.
Como funcionam as linhas de crédito?
As linhas de crédito são um tipo de empréstimo ou financiamento, ela é oferecida por bancos e instituições financeiras. Dessa forma, existe uma quantia disponível que você pode usar ou não quando preferir.
Se você se interessou pela linha de crédito e acha que seria um recurso importante para sua empresa, confira mais sobre como funcionam essas ferramentas e o que é exigido para que você possa pedir e obter uma linha de crédito.
Linhas de crédito para investimento da economia real


Linhas de crédito: cartão de crédito.
No caso de uma linha de crédito ou um financiamento para ativos da economia real como projetos e empreendimentos de energia solar, agronegócio, farmacêuticos entre outros, todo o processo pode ser mais burocrático e bem estudado do que uma linha de crédito comum.
Isso acontece porque são feitas diversas apurações para o banco avaliar a documentação e, principalmente, se o valor solicitado é compatível com o que o cliente pode pagar por mês.
Por isso, muitas vezes, negócios que estão em seu início e não contam com sócios ou investidores com capacidade de avalizar o crédito podem até encontrar crédito, mas não da forma que gostariam.
Assim, as taxas do financiamento ou da linha de crédito que variam de acordo com o prazo e a quantidade de parcelas combinadas entre o cliente e a instituição financeira podem ser muito mais salgadas e menos interessantes.
Nesse sentido, há também a possibilidade de que os juros a serem pagos sejam tão altos que não possibilitem a viabilização do negócio. Ou seja, o negócio estará funcionando apenas para pagar o crédito e a operação, sem lucratividade real.
Por outro lado, há a possibilidade de fazer a captação de crédito por outros meios. Uma delas é através do investimento coletivo, onde o investidor injeta dinheiro na empresa e recebe em troca uma participação na empresa.
Ao ter essa participação, o investidor não tem poder decisório, mas tem participação nos lucros da empresa ou uma remuneração acima da média após o crescimento da empresa e os primeiros lucros.
Como funciona a captação e o investimento coletivo?
O nome em inglês pode até assustar, mas a explicação sobre o investimento coletivo é simples.
Essa modalidade é uma das melhores formas que uma empresa tem de captar recursos e um dos melhores jeitos que um investidor tem para investir em um negócio real.
A captação de recursos ocorre por meio de fintechs como a Vangardi que, além de viabilizar o recurso de maneira mais segura e estratégica, tem também o benefício de contar com pequenos, médios e grandes investidores que acreditam no propósito da sua empresa.
Ela será a responsável por unir investidor e empresa, bem como fazer uma apresentação do negócio e dar suporte ao investidor para que ele se sinta seguro ao realizar tal aporte.
Se uma empresa faz uma rodada de investimentos pedindo uma captação de 1 milhão de reais, por exemplo, a Vangardi irá procurar investidores que estejam alinhados com o propósito do negócio e oferecer a eles as condições para que o investimento seja feito.
Na Vangardi, é possível investir a partir de mil reais e a rentabilidade varia de acordo com o projeto ou empreendimento.
Por aqui, oferecemos oportunidades que estejam ligados à economia real – isto é, as que realmente geram rendas, empregos e movimentam a economia do país como um todo. Dessa forma, apresentamos oportunidades de investimento em energia solar, agronegócio, construção civil, área farmacêutica, entre outros.
Assim, os empreendedores oferecem a oportunidade de investir para grandes grupos na internet, o que garante um retorno financeiro bom para ambas as partes e consegue levantar recursos para empreendimentos de forma rápida.
Além disso existem menos burocracias, e a prática ajuda também a disseminar a marca.
Investimentos seguros e rentáveis com a Vangardi


Linhas de crédito: cartão de crédito.
A Vangardi é um exemplo de plataforma que te ajuda a captar recursos por meio do financiamento coletivo. Ela é uma fintech de investimentos que capta recursos para diversos projetos, como projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais.
Dessa forma, ela desempenha a importante função de unir investidores interessados e os empreendedores que precisam captar recursos para fazer seu negócio decolar.
A Vangardi oferece investimentos seguros, com alta rentabilidade, de forma fácil e conta com uma grande rede de apoio para te ajudar no que for preciso.
Para captar, você pode acessar a plataforma da Vangardi, apresentar o projeto do seu empreendimento e aguardar a análise.
Nessa análise realizada criteriosamente, observa- se o mercado de atuação, o retorno para o investidor e como viabilizar o recurso com maior agilidade.
Após a transferência do valor investido a sua aplicação está feita e logo logo você terá retorno ao receber um email da equipe Vangardi confirmando a transação. A partir desse email você consegue acompanhar toda a evolução dos investimentos na própria plataforma. Muito fácil né!
Fintech de investimentos que capta recursos para projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais
Agora que você já sabe o que é a Vangardi e como investir, conheça um pouco mais sobre as vantagens desse tipo de investimento em uma plataforma de confiança.
A primeira é a rentabilidade que a plataforma oferece, que é acima da média. Na Vangardi os projetos são analisados rigorosamente antes de serem aceitos dentro da plataforma. Vários aspectos são levados em conta, em especial se a proposta é lucrativa.
Isso garante que os projetos da Vangardi tenham um alto nível de rentabilidade, o que torna mais fácil o seu investimento e te garante um ótimo retorno, além de diminuir as chances de haver alguma perda.
Mas além da rentabilidade, a Vangardi oferece segurança por meio de uma análise aprofundada de todas as oportunidades disponíveis de investimento, uma plataforma simples e fácil de usar para que você invista com facilidade, a diversificação de investimentos que diminui o risco de perdas e possui uma capacidade de gerar um ótimo retorno.
Dessa forma, a Vangardi também oferece créditos para empresas da mesma forma, com menos burocracia e com mais segurança e facilidade.
Por isso, você pode contar com a equipe de especialistas para o que desejar, caso seja investir em uma empresa por meio do crowdfunding ou captar recursos e créditos para dar início ao seu negócio. Conheça a Vangardi e fale conosco!
Conclusão


Linhas de crédito: investidor.
As linhas de crédito são uma forma essencial de manter a economia girando, para dar impulso a novas empresas e até manter algum negócio funcionando durante um período difícil.
Existem diversas modalidades de empréstimos e de captar recursos para o seu negócio. Nesse sentido, a maior vantagem das linhas de crédito é justamente manter a porta entre o empresário e o capital necessário aberta.
Assim, sempre que quitar a quantia você terá ela novamente disponível para um empréstimo, de forma fácil e rápida sem precisar passar por toda a burocracia mais uma vez.
Leia também: 7 vantagens para empresas que captam recursos via investimento coletivo