VGV (Valor Geral de Venda): O que é e como calcular?
novembro 25, 2020O que é CDI? Entenda como funciona e qual o seu rendimento
dezembro 10, 2020Qual o seu principal objetivo ao investir? Seja ele construir um patrimônio, a compra de um bem ou reserva de emergência, um detalhe é importante: o quanto seu dinheiro pode render de acordo com essa movimentação.
Ninguém fica satisfeito em realizar um investimento financeiro sem obter um retorno positivo. E menos satisfeito ficará alguém que, em casos mais graves, venha a perder dinheiro. Por isso, temos que falar sobre a Taxa Mínima de Atratividade.
Não é raro falar sobre os riscos de uma aplicação, especialmente ao investir na renda variável e claro, não é diferente na renda fixa quando se procura entender o retorno que determina aplicação irá oferecer. Por isso, o investidor precisa conhecer o conceito de Taxa Mínima de Atratividade e como usá-la em seu benefício.
- O que é a Taxa Mínima de Atratividade?
- Por que usar a Taxa Mínima de Atratividade?
- Como calcular a Taxa Mínima de Atratividade para verificar a lucratividade do meu investimento?
- Quais as vantagens em utilizar a Taxa Mínima de Atratividade?
O que é a Taxa Mínima de Atratividade?
Velha conhecida de grandes investidores, a taxa mínima de atratividade é sobre o mínimo que um investidor ganha ao fazer uma aplicação. Ela é calculada com base nas principais taxas de juros praticadas no mercado e o objetivo é prever se o retorno de um investimento será maior do que os custos dessas taxas, incluindo nesse cálculo o custo de oportunidade do investidor.
De forma resumida, a Taxa Mínima de Atratividade delimita de maneira objetiva e simples o valor mínimo de retorno sobre investimento (ROI). Você pode entendê-la como o ponto de partida para toda oportunidade de investimentos que você fizer. Na Vangardi, essa taxa é presente principalmente no cálculo e análise de viabilidade sobre determinado projeto.
O propósito ao fazer o cálculo da taxa de atratividade é entender os riscos do negócio e tomar as melhores decisões para alcançar a lucratividade.
Por que usar a Taxa Mínima de Atratividade?
A Taxa Mínima de Atratividade permite que o investidor alinhe expectativas relacionadas à rentabilidade das suas opções de investimento, levando em consideração os riscos referente às aplicações que fizer.
Com um panorama mais pragmático, a taxa de atratividade possibilita uma análise isenta de emoções, de forma que a tomada de decisão seja baseada na razão e em dados numéricos apresentados pela ferramenta.
Usar a Taxa Mínima de Atratividade pode ajudar a evitar que o investidor perca um grande volume do seu capital ou tenha seus recursos imobilizados por um grande período de tempo em um único projeto. Pode parecer um tipo de erro muito básico, mas, muitos projetos já naufragaram por não levar em consideração a Taxa Mínima de Atratividade.
Como calcular a Taxa Mínima de Atratividade para verificar a lucratividade do meu investimento?
O cálculo da Taxa Mínima de Atratividade é variável de aplicação para aplicação e por isso não existe uma fórmula exata para se calcular. Essa taxa precisa ser decidida pela empresa, com base nos índices de mercado. O fator de maior influência na Taxa Mínima de Atratividade é a taxa Selic, mas temos também a Taxa Referencial (TR), Taxa Básica Financeira (TBF) e a Taxa de Longo Prazo (TLP).
Por ser a taxa básica de juros da Economia brasileira, a Selic representa o “valor” do dinheiro no mercado financeiro. Quem investe em renda fixa costuma manter a Selic como referência para calcular o rendimento das suas aplicações e a lucratividade mínima necessária.
Entenda o que significa cada uma dessas taxas e como elas interferem na TMA:
Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC):
Provavelmente esta é a taxa mais importante a se considerar na hora de escolher qual investimento fazer. A Selic é a taxa básica de juros da Economia brasileira e representa o “valor” do dinheiro no mercado financeiro.
Quem investe em renda fixa costuma manter a Selic como referência para calcular o rendimento das suas aplicações e para saber se o rendimento está alcançando a lucratividade mínima necessária.
Taxa Referencial (TR):
Utilizada para remunerar alguns investimentos de renda fixa, como a poupança; para atualizar financiamentos imobiliários; e para remunerar o saldo do FGTS, a TR já desempenhou o papel que hoje é o da Taxa Selic.
No cenário atual, a TR não rende a inflação (IPCA) na maioria das vezes.
Taxa Básica Financeira (TBF):
Utilizada para correção de valores e aplicações financeiras, como o FGTS, por exemplo, a TBF se baseia no custo médio das operações financeiras efetuadas no mercado. Essa taxa pode servir também como base para a Taxa Referencial.
É a partir da média ponderada dos RDBs e CDBs prefixados que o valor da TBF é calculado. E essa taxa é atualizada a partir dos relatórios que as instituições bancárias geram mensalmente, referentes ao mês anterior.
Taxa de Longo Prazo (TLP):
Em vigor desde 2017, essa taxa é usada para definir o rendimento mínimo esperado por empréstimos realizados pelo BNDES.
A previsão é de que a TLP se equipare ao rendimento do NTN-B (Tesouro IPCA+), um dos títulos da dívida pública emitido pelo Tesouro Nacional, até o ano de 2022.
Quais as vantagens em utilizar a Taxa Mínima de Atratividade?
Uma das principais vantagens de se utilizar a Taxa Mínima de Atratividade é conseguir subsídios para a tomada de decisão dos investidores e gestores, frente às diversas opções de investimentos disponíveis no mercado. Isso porque a ferramenta propicia que se calcule os riscos e a taxa de retorno de cada investimento.
Na Vangardi, a TMA auxilia o time na escolha dos projetos, permitindo clareza quanto às estratégias necessárias. Quando o projeto é validado, é feito o cálculo da TMA para analisar a rentabilidade do mesmo. A TMA determina a viabilidade desse projeto e por meio desse cálculo é possível saber se, ao final do prazo do investimento, haverá mais recurso na conta do investidor do que aquele montante inicial aplicado.
Essa taxa é uma determinante para que os projetos sejam direcionados ao mais importante no mundo dos negócios: a obtenção do maior retorno possível para um investimento.
Conclusão
Ficou interessado nas oportunidades de investimento ou pretende captar recursos para o seu empreendimento?
Acesse o site www.vangardi.com.br e saiba todos os detalhes. Recursos com menos burocracia para empreendedores e investimento dentro da rentabilidade alvo para todos.