Como otimizar a estratégia de vendas na sua construtora?
julho 14, 2020Investimento coletivo: por que o crowdfunding é uma ótima escolha
julho 28, 2020Conter a alta rotatividade de pessoal é um grande desafio para as empresas brasileiras. Os altos índices de turnover prejudicam o desempenho das empresas e têm impacto direto na economia nacional.
De fato, a retenção de talentos não é fácil de ser implementada e isso contribui para o índice de turnover. Resumindo, a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa gera uma rotatividade alta e traz consigo muitos custos para a empresa.
Além disso, há a necessidade de novas contratações e adaptação de novos funcionários, o que faz com que a empresa perca produtividade.
O que é turnover?
O turnover é a taxa de rotatividade de pessoal em uma empresa. Por diversos motivos, profissionais entram e saem de empresas todos os dias, isso é algo comum. Porém, em níveis elevados, os índices podem trazer prejuízos financeiros e de desempenho para as empresas.
Toda empresa tem uma taxa de rotatividade, e isso é saudável até certo ponto. Porém, altas taxas indicam problemas, que podem estar relacionados à má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média e baixa motivação profissional.
Quais são os tipos de turnover?
Vamos então entender os principais tipos de turnover, que levam em conta diversas variáveis:
Turnover disfuncional
Esse é o pior tipo de turnover para as empresas. O turnover disfuncional acontece quando um profissional importante pede desligamento da empresa.
Isso explicita erros na estratégia de retenção de talentos da empresa. Além disso, gera uma queda no desempenho acentuada, já que o profissional é muito importante para a empresa.
Afinal, nem sempre será possível que sua vaga seja resposta ao mesmo nível rapidamente.
Turnover funcional
Esse é o melhor tipo de turnover para as empresas. O turnover funcional acontece quando um colaborador com mau desempenho pede desligamento da empresa. Assim, isso ajuda a renovar equipes de trabalho com profissionais mais motivados.
Por outro lado, também diminui os custos para a empresa, já que a solicitação do desligamento parte do profissional.
Turnover voluntário
O turnover voluntário acontece principalmente com profissionais mais jovens. Ele se caracteriza quando um talento da empresa pede o desligamento para assumir um cargo mais atraente em outra organização.
Isso evidencia que a empresa precisa melhorar a sua proposta de trabalho e o seu plano de carreira para aumentar as chances de reter funcionários.
Turnover involuntário
O turnover involuntário é quando a empresa decide demitir funcionários. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: reestruturação da empresa, mau desempenho profissional, entre outros. Neste caso, a empresa arcaria com todos os custos da demissão dos profissionais.
Vemos esse turnover acontecer, infelizmente, em cenários de crise, onde a empresa passa por uma situação de corte de gastos.
Como calcular o turnover de uma empresa?
Para calcular o turnover de uma empresa é preciso ter os dados de entrada e saída de empregados.
A fórmula para o cálculo é simples, porém pode ser associada a várias outras métricas que permitem uma análise mais apurada da situação da empresa.
Turnover = (admissão + demissão/2) /nº total de funcionários ativos
Como exemplo de índice de turnover podemos usar uma empresa com 50 funcionários e que tenha efetivado 10 funcionários, mas desligado 4.
Tendo em vista a fórmula acima:
Turnover = (10 + 4/2)/50
Turnover = 12/50 = 0,24 = 2,4%
Taxa geral de retenção
A taxa geral de retenção avalia a quantidade de colaboradores que permanecem na empresa após um determinado período de tempo. O que tem influência direta na satisfação da equipe.
De modo geral, uma empresa que mantém os seus funcionários acaba fortalecendo a referência do atendimento desenvolvida pelo seu cliente.
Taxa geral de rotatividade
Ao contrário da taxa geral de retenção temos a taxa geral de rotatividade. Ela também pode ser usada para medir a satisfação dos seus colaboradores, uma vez que quanto menor a taxa, mais os colaboradores estão satisfeitos em trabalhar na sua empresa.
Rotatividade voluntária
A rotatividade voluntária é aquela que ocorre quando o empregado solicita o desligamento da empresa. E normalmente isso é reflexo das más condições de trabalho ou então uma proposta melhor de emprego.
É importante realizar o cálculo da rotatividade voluntária para entender como andam as condições de trabalho e o clima organizacional.
Rotatividade involuntária
A rotatividade involuntária é o oposto da rotatividade voluntária. Ou seja, ela ocorre quando o trabalhador é forçado a sair da empresa.
Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como o desempenho abaixo do esperado ou comportamento inadequado ou falta de fit cultural.
Essa taxa pode ser um excelente termômetro de problemas internos ou de falhas no processo de recrutamento e seleção.
Índice de retenção dos melhores talentos
O índice de retenção dos melhores talentos leva em consideração os colaboradores que apresentam um alto desempenho e também aqueles que conseguem engajar e motivar a equipe.
Esse índice ajuda o gestor a entender melhor as condições de trabalho da empresa, como: desafios capazes de motivar os funcionários, benefícios que podem ser oferecidos e a qualidade da liderança.
O que é considerado um turnover alto?
É difícil dizer o que pode ser considerado um turnover alto. Isso porque cada empresa deve interpretar o resultado obtido dentro da sua realidade.
Até mesmo porque uma taxa de turnover muito baixa nem sempre é algo positivo para a empresa, pois ela pode representar a estagnação dos profissionais e uma falta de novidade em relação aos conhecimentos que são trazidos por novos colaboradores.
Sendo assim, é sempre importante verificar o que motivou o turnover e relacionar com as condições oferecidas pela organização: insatisfação com a remuneração, problemas com colegas de trabalho ou com a remuneração, conflitos com a liderança, entre outros.
Quais as principais causas do turnover nas empresas?
Muitas são as causas de desligamentos, sejam eles voluntários ou involuntários. Abaixo falaremos sobre os principais deles.
Incompatibilidade entre a vaga ofertada e a realidade do cargo
A má descrição da vaga pode fazer com que o contratado fique insatisfeito com o seu trabalho, devido ao desvio de funções.
Consequentemente, isso gera uma falta de alinhamento de expectativas e por fim a rotatividade.
Falta de comunicação entre gestores e colaboradores
É fundamental que os gestores passem feedbacks constantes para os seus colaboradores, indicando o melhor caminho para aqueles que desejam se tornar profissionais mais completos, a fim de assumir cargos com maiores responsabilidades e novos desafios.
Quando o gestor não tem esse cuidado, é natural que os funcionários fiquem desanimados e realizem suas tarefas sem vontade. Isso acaba aumentando os pedidos de demissão por aqueles que buscam oportunidades em que há preocupação com a valorização do profissional
Oportunidades escassas de crescimento na empresa
Caso a sua empresa não ofereça nenhum plano de carreira ou possibilidade de crescimento, com certeza vai chegar uma hora em que o funcionário irá buscar algo melhor.
Sendo assim, se você deseja minimizar essas demissões, monte um organograma para facilitar a visualização da hierarquia dos cargos e criar políticas internas para melhor aproveitamento dos colaboradores que já estão na empresa.
Ambiente de trabalho ruim
Um bom ambiente de trabalho é aquele que oferece bem-estar ao colaborador para que ele tenha qualidade de vida. Assim, ele se sente mais motivado e produz mais.
Em um local onde o funcionário se sinta oprimido e humilhado, naturalmente a demissão é o próximo passo.
Rotina cansativa e/ou entediante
Por mais que os seus colaboradores dominem certa atividade ou amem o que fazem, tudo o que é repetido diariamente leva à exaustão.
Obviamente que algumas atividades são parte intrínseca do trabalho e não podem ser abandonadas, porém, muitas vezes essa situação ocorre por comodismo do gestor, o que acredita que se o funcionário está desempenhando bem a função deve permanecer nela.
Como resolver problemas de turnover?
Os motivos de um turnover alto não surgem da noite para o dia. E para reverter esse quadro é necessário adotar um conjunto de ações. Confira quais são elas!
O papel do RH no processo de seleção para a redução do turnover
A área de Recursos Humanos de uma empresa tem papel fundamental para a redução do turnover. E isso acontece desde a divulgação correta da vaga, passando pela seleção do colaborador que mais se enquadra no perfil e depois, durante a execução do seu trabalho.
Ou seja, é importante que o profissional de RH aplique bem o processo de seleção, examinando os candidatos com cuidado, levando em conta não somente os aspectos técnicos como também comportamentais.
Também não podemos esquecer que o RH deve tomar cuidado para manter os novos funcionários motivados desde o início e garantir que sejam bem assistidos durante o período de adaptação e integração.
Desenvolvimento de bons planos de carreira que estimulam a permanência dos colaboradores
De modo geral, um funcionário entra numa empresa com a expectativa de permanecer por muito tempo e traçar um plano de carreira. Isso é fundamental para reduzir o índice de turnover, saber até onde pode chegar!
No entanto, mais do que expressar as oportunidades durante as reuniões periódicas, é importante ouvir dos funcionários o que eles pretendem para o futuro e, então, definir metas de performance no trabalho.
Você deve deixar claro que um colaborador acomodado não beneficia nem a ele nem a empresa.
Atenção à manutenção de um bom ambiente interno
Quando se fala de funcionário satisfeito, logo se pensa em aumento de salário. Porém, além de compensações financeiras, também é preciso considerar a rotina fatigante.
Para aliviar um pouco do estresse e da tensão, vale a pena investir em atividades que demonstrem que a empresa se preocupa com a qualidade de vida dos funcionários, como ginástica laboral, sala de descanso, entre outras.
Aplique atividades de treinamento dos colaboradores
Uma ótima maneira de aumentar a satisfação dos colaboradores e reduzir a taxa de turnover é aplicando atividades de treinamento.
Isso porque, um aumento de salário nem sempre irá fazer com que o funcionário arque com os custos de um curso na sua área de atuação.
E quando a empresa promove esse conhecimento, os dois lados ganham: a empresa com a maior produtividade do funcionário e o colaborador que terá mais competências a agregar no currículo.
Potencialize o accountability na sua empresa
Para quem não sabe, o termo accountability pode ser traduzido como uma prestação de contas, cujo significado é bastante relevante no contexto da gestão de pessoas.
Ou seja, é a criação de um senso de auto responsabilidade que favorece a confiança nas relações entre a empresa e seus funcionários. Isso acaba estimulando os colaboradores a buscar a evolução profissional.
E sabe por que isso acontece? O accountability torna os funcionários mais conscientes de suas ações e das atividades que precisam ser desempenhadas, o que contribui para uma postura mais ética.
Dessa maneira, a empresa consegue identificar quais os funcionários estão engajados e alinhados com a cultura da empresa e quais não.
Principais impactos do alto índice de turnover nas empresas
O impacto de um alto índice de turnover nas empresas pode ser gigantesco. A alta rotatividade de pessoal afeta tanto a parte financeira como a produtividade da empresa, como veremos abaixo:
Perda de produtividade e necessidade de adaptação de novos colaboradores
A entrada e saída de funcionários com frequência faz com que a empresa perca bastante produtividade e possa vir a diminuir a produção e a qualidade de seus produtos e serviços. De certa forma, isso acontece porque nem sempre as vagas são repostas rapidamente.
Mesmo quando são repostas, principalmente, em cargos mais básicos da empresa, os novos colaboradores precisam de um tempo para se adaptar à função e ao ritmo de funcionamento da empresa. Como resultado, acaba por atrapalhar a produtividade e prejudica o desempenho.
Impacto financeiro com a demissão e contratação de funcionários
Tanto em demissões por parte da empresa como por solicitação do funcionário, as empresas arcam com diversos custos da rescisão dos contratos de trabalho. E quando o índice de turnover é alto, esse montante acaba prejudicando os lucros da empresa.
Há custos para cobertura de demissões como os pagamentos dos direitos dos funcionários e também há custos para a realização de processos seletivos e contratação de novos profissionais. A perda de produtividade também diminui o potencial financeiro da empresa.
Outro ponto negativo é que a empresa pode virar um péssimo exemplo de employer branding, o que pode dificultar ainda mais a contratação de novos profissionais e gerar insatisfação no público.
Setores da economia com maior rotatividade de funcionários no Brasil
Alguns segmentos da economia sofrem bem mais com a alta rotatividade de pessoal, os setor, conheça abaixo os três setores com maior índice de turnover no Brasil:
Comércio
No Brasil, o comércio é o setor com maior índice de turnover do país. Dados de um relatório de 2017 da Fecomercio apontam que o índice no setor foi de 6,17%, bem maior do que a média nacional no ano que foi de 3,79%.
O que mais afeta o índice de turnover no comércio são as vagas temporárias de trabalho, o que faz com que cargos sejam criados em determinadas épocas do ano e depois sejam extintos em período mais fracos de vendas.
Construção Civil
O setor de construção civil sofre bastante com a rotatividade do pessoal porque seus projetos são temporários. Em 2019, o índice de turnover do setor foi de 4,94%.
Ainda que o setor tenha demonstrado recuperação recente, com a recessão econômica nos últimos anos, construtoras encontraram dificuldades para alocar todos os funcionários. Isso ocorre por conta da diminuição de novos projetos no setor.
Call center
Um relatório da consultoria Elancers mostra que o índice de turnover no setor de call center varia entre 6,5% e 10% ao mês. O call center é o setor responsável pela entrada de muitos jovens no mercado de trabalho por não cobrar experiência.
Esse é o principal motivo da alta rotatividade, geralmente os jovens começam a trabalhar no call center e depois pedem desligamento quando conseguem um trabalho em sua área de estudo.
Conclusão
Concluindo, a rotatividade de colaboradores pode ter impacto direto nas empresas e, também, na economia como um todo.
Contudo, seu índice, se não avaliado corretamente, pode gerar uma avaliação errada sobre o cenário. Nem sempre um índice de turnover alto, para uma empresa, é um sinal negativo. É fundamental levar em conta uma série de outros fatores.
Afinal, a mesma pode estar em expansão ou em busca de profissionais mais experientes.
Assim, é uma medida importante a ser entendida pela empresa. Além disso, o índice de turnover é um indicador que merece atenção e deve ser calculado da maneira correta.
Por meio dele a empresa consegue saber o que está dando certo e o que precisa ser alterado para aumentar a satisfação dos colaboradores e reduzir as demissões voluntárias e involuntárias.
E lembre-se, investir em uma ótima equipe de RH pode ser a solução para a alta rotatividade de empregados, uma vez que ela é responsável por cuidar da contratação desde o anúncio da vaga.
Se você gostou do conteúdo que apresentamos aqui hoje, continue nos acompanhando para que possa ficar por dentro de tudo o que envolve o mercado financeiro!