Fintechs de crédito? O quê é, como funciona e quais as vantagens?
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janeiro 27, 2021Todo mundo, em algum momento da vida, precisa de crédito. Seja para comprar produtos, adquirir imóveis e veículos ou para manter suas contas pagas em dia. O ditado popular “bom pagador na praça” é verídico quando o assunto é o Score. Mas, é preciso saber como aumentar o score.
A ferramenta avalia e armazena, junto ao Serasa – um banco de dados criado pela parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN), avalia e mantém o histórico de pagamento dos consumidores.
Em nosso país, o Score é responsável por movimentar a economia e facilitar compra e venda de diversos setores e de diferentes valores, pois é ele quem norteia o empresário se determinado consumidor tem boa reputação no mercado.
Constantemente o Serasa oferece feirões para que os consumidores tenham a oportunidade de saldar dívidas e, consequentemente, aumentar o score. No último deles, realizado no início do mês deste ano, a instituição informou que mais de quatro milhões de débitos foram negociados. No entanto, mais de 60 milhões de dívidas ainda estão abertas.
Tamanha importância tem o score que os bancos, fintechs, financeiras em geral e lojas e empresas de varejo se utilizam das informações prestadas pela Serasa para liberarem suas vendas aos clientes, os chamados Bureaus (birôs, em português) embasam as tomadas de decisões dos empresários reduzindo o risco de inadimplência.
De forma geral, consumidores que possuem score mais alto, têm, em mãos, o poder de compra e maiores chances de conseguir crédito no negócio e, assim, aprovação quase que imediata de determinada compra. Daí a importância de manter as contas em dia em todas as fases da vida.
Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter o score alto. Uma dica é cadastrar as contas de consumo básicas energia elétrica, telefonia e TV, entre outras, com o pagamento em dia e cadastrá-las em débito automático.
Além disso, recomenda-se por algumas empresas realizar pagamentos com cartões de crédito, pagar as faturas em dia e sempre manter as rotinas financeiras organizadas, tanto para pessoa física quanto para empreendedores.
O que é SCORE?
O Serasa se baseia em uma pontuação de 0 a mil para medir o score dos clientes. Com esses dados, é avaliada a possibilidade de que determinado perfil tenha condições de pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.
Geralmente, o score é utilizado para avaliar os pedidos de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. O Serasa, órgão que detém essas informações, indica uma confiança e uma imagem positiva do cliente que possui score mais alto que de outros que, porventura, tenham dívida ou score baixo.
Vale lembrar que cada empresa leva em conta critérios e fatores específicos nos cálculos oferecidos pelo Serasa que, normalmente, não são informados aos consumidores. São informações confidenciais para que as empresas tenham possibilidade de avaliar a reputação de cada um conforme seu segmento e área de atuação.
Score de consumidores
Os consumidores também podem acessar o site do Serasa e consultar o score, tendo a oportunidade de se autoavaliar e usufruir dos feirões da entidade para saldar dívidas e aumentar o score.
O score vai de 0 a mil pontos e até 300 pontos há alto risco de o consumidor ser taxado de inadimplente, médio risco entre 300 e 700 e, baixo, para quem acumula pontuação acima de 700.
Cada pessoa física é pontuada com a análise do Serasa que engloba diversos fatores, entre eles, pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com instituições e empresas e dados cadastrais atualizados.
Score para empresas
O Serasa define por cores a situação do consumidor, dividindo-as de acordo com a pontuação de cada um. São quatro faixas utilizadas pelos birôs de crédito:
- De 0 a 300 pontos (vermelho): existe alto risco de inadimplência
- De 300 a 600 pontos (laranja): risco médio de inadimplência
- De 600 a 800 (amarelo): risco intermediário de inadimplência
- De 800 a 1000 (verde): é a faixa onde existem os menores riscos de inadimplência
As empresas, ao avaliar a possibilidade de um negócio, ficam atentas quando a pontuação chega na cor vermelha, um indicativo de que aquele cliente não é um potencial pagador e que pode incorrer em inadimplência, trazendo risco e possível prejuízo ao empresário.
A melhor faixa do Score é a cor verde, pois indica que o determinado perfil nunca deixou de arcar com as contas e dívidas durante a vida. Esta análise é importante para os empresários porque os ajuda a conquistar em seus negócios apenas bons pagadores.
Para os clientes é possível, com base nestas informações, obter melhores condições e, em alguns casos, juros menores em determinada compra. Outro viés importante do Score é a conscientização do consumidor em manter suas contas em dia.
Se o cliente é estimulado a ter um bom score, significa que ele também está atento ao pagamento das dívidas e que pode alcançar um patamar positivo perante ao Serasa, facilitando seus planos e projetos futuros.
Já para os empresários, o score alto de um cliente lhe dá mais confiança para prosseguir com o negócio, reduzindo o risco de prejuízo futuro e de inadimplência por parte do cliente. Sendo assim, a prática de consultar o score é importante para o mercado como um todo.
Como funciona a pontuação do SCORE?
Avaliar a vida financeira de determinado cliente é fundamental para a segurança de uma transação ou de um negócio. Antes de oferecer o negócio, o empresário precisa ter em mãos dados sobre o comportamento dele perante ao mercado.
Com posse desses dados o empresário faz uma análise e oferece ao consumidor mais ou menos juros, parcelas e possibilidade de pagamentos. O Score de crédito mostra as chances de as pessoas pagarem as contas em dia.
O Score de crédito avalia os dados cadastrais, negativações passadas, negociações de dívidas, pontos e o relacionamento do cliente com instituições – privadas e públicas. Quanto mais alto o score, mais chances o cliente tem de ter uma compra aprovada.
Tanto a empresa quanto a pessoa física podem consultar o score por meio do número do CPF, gratuitamente, no site do Serasa. Em alguns casos, os empresários possuem mais ferramentas com dados detalhados sobre determinado cliente.
O histórico fica armazenado nos quatro birôs no Brasil: Serasa, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod. A consulta é individual e um perfil não pode visualizar de outro, bem como a empresa não pode divulgar os dados de um cliente para outro, pois a informação é sigilosa.
Quantos pontos no SCORE é considerado bom?
O melhor score é o que se enquadra na cor verde, ou seja, o cliente que alcança a pontuação máxima de 800 a 1000.
Na faixa verde estão os clientes que oferecem menor risco de inadimplência e que possuem uma vida financeira mais organizada, pagando pontualmente todas as contas. Mas um score já é considerado bom quando alcança a faixa entre 625 e 699, na cor amarela.
Com essa pontuação há probabilidade de obter financiamento, crédito ou cartão de crédito. No entanto, são as empresas as detentoras de tomada de decisão, por estes ou outros fatores, que concedem o crédito ou não aos clientes.
Como aumentar o SCORE?
O principal fator para mudar a pontuação do score é mudar o comportamento. Levando em consideração que o Serasa é dinâmico e calcula o score no momento da consulta, é preciso conscientização do cliente para que o histórico se mantenha sempre entre as cores amarela e verde.
Para aumentar o score ainda é possível que o consumidor limpe o nome, com isso, é possível participar dos Feirões Limpa Nome que o Serasa realiza anualmente, com juros baixos, pagar as contas em dia e manter os dados cadastrais atualizados.
Na prática, inúmeros aspectos interferem na pontuação do score, entre eles, histórico de pagamento de dívidas dentro do prazo; existência de dívidas em aberto; existência de inscrição presente ou recente em órgãos de proteção ao crédito; nível de atividade financeira do indivíduo no mercado; histórico de solicitações de crédito e utilização de outros serviços financeiros.
Como aumentar o SCORE do CNPJ
Assim como as pessoas físicas têm o score avaliado pelas empresas, por sua vez, as empresas também são avaliadas pelo Serasa perante ao mercado. Melhorar a pontuação faz parte de um processo de mudança tanto de um quanto de outro.
Para o empresário, aumentar o score do seu CNPJ é importante pois o posiciona como uma empresa idônea no mercado e faz com que ela seja vista de forma positiva pelos consumidores.
Para manter essa boa imagem, é preciso que no CNPJ não conste dívidas ativas, que as contas sejam pagas em dia e o empresário tenha um bom relacionamento no mercado como um todo, além de manter os dados da empresa sempre atualizados perante a Serasa.
Com um cadastro positivo no Serasa, é possível que o empresário tenha condições de pagamento de empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito facilitadas. Tanto os clientes quanto os empresários que não possuem o histórico positivo a pontuação cai e a reputação também.
Quanto tempo leva para aumentar o SCORE?
Ao definir a pontuação, ou seja, o score, a Serasa considera o comportamento do cliente, bem como da empresa, ao longo dos anos e, por isso, o tempo para aumentar o score depende desta postura perante ao mercado. Quanto mais tempo negativado o perfil ficar, mais tempo levará para ter o score aumentado.
Diante disto, não há um tempo determinado específico para subir o score, pois depende de fatores como a inadimplência, o tempo de negativação e a disposição do perfil em saldar as dívidas.
Depois de quitar eventuais dívidas, o correto é aguardar para fazer outra transação, fechar outro negócio ou pedir cartões de crédito. Ou seja, cada caso é um caso, algumas pessoas esperam apenas 30 dias e outras meses até que o score aumente.
Como aumentar o SCORE em 24 horas
Dependendo da dívida, o consumidor consegue aumentar o score em um curto prazo de tempo, em até 24h. Embora não tenha um tempo determinado, a regra número um neste caso é pagar a dívida ativa à vista, em uma única parcela.
Manter as contas pagas sem atraso é fator primordial para não ser taxado no Serasa, ou seja, quando a dívida é por cartão de crédito, o atraso implica constar seu nome no Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC), o que dificulta aumentar o score em menor tempo.
Caso não haja dívida atrasada, mas existe a possibilidade de pagá-la fora da data de vencimento, procure trocar a data, encaixando-a de acordo com as condições financeiras. Se isso acontecer com frequência é mais fácil manter o score sempre em crescimento.
Entretanto, a Serasa oferece ferramentas específicas para esta necessidade, mas que são serviços restritos e pagos. As ferramentas permitem fazer acordos em um tempo mais curto que o serviço gratuito e, ainda, descobrir na hora da negociação quantos pontos vai ganhar com o pagamento da dívida.
Muitas vezes, essas ferramentas estão disponíveis nos aplicativos para plataformas móveis, como Android e iPhone. Algumas funcionalidades estão disponíveis para quem ativou a opção Cadastro Positivo na instituição e que o aumento na pontuação acontece somente após a compensação bancária.
Como aumentar o SCORE em 30 dias
Aumentar a pontuação no score é importante para que o consumidor consiga crédito e poder de compra em lojas, facilidade em transações bancárias, solicitar financiamentos e empréstimos, entre outros.
Porém, não há uma receita de bolo e nem uma regra disponível para aumentar o score em pouco tempo. O correto é mudar a postura diante do mercado e manter em dia as contas e pagamentos.
Outra maneira mais rápida de aumentar o score é colocar as contas em débito automático. Assim, no dia do vencimento de contas fixas como telefone, energia elétrica, mensalidades de escola e/ou convênios médicos, cursos, entre outros, serão debitadas da conta bancária.
Além de conferir mais praticidade no dia a dia, é uma maneira eficaz de não esquecer o pagamento das contas na data correta do vencimento e contribuir para o aumento do score.
Quais são os principais setores que usam o SCORE para empresas?
Manter o score na média considerada média para alta, define a imagem do consumidor perante ao mercado e às instituições bancárias e financeiras, bem como no setor de bens e serviços.
Portanto, rede de lojas, empresas de telefonia e TV, comércio, bancos, instituições financeiras, fintechs e prestadores de serviço em geral utilizam essas informações para avaliar a postura do cliente na praça e concedem crédito de acordo com a pontuação dele no Serasa.
Vantagens de aumentar o SCORE da sua empresa
A principal vantagem em manter o score alto, tanto para pessoa física, quanto para a empresa é importante porque aumenta a credibilidade do negócio e facilita a compra, a obtenção de linhas de crédito, financiamentos, empréstimos, entre outras possibilidades.
Saber o score define a posição do empresário/empresa e facilita a aprovação de crédito dependendo do negócio e da necessidade do empreendedor. Se o score se mantém sempre baixo, consequentemente a imagem e a reputação como pagador fica comprometida e dificulta diversas operações financeiras.
Se o score é alto e a aprovação de um produto ou serviço é imediata, a forma de pagamento, bem como de parcelamento e juros também é beneficiada. Quando o empresário tem o crédito aprovado, porém o score é baixo, as chances de que os juros sejam também altos são grandes e, provavelmente, as condições de pagamento não serão atrativas.
Conclusão
Independente do perfil, seja consumidor ou empreendedor, alguma vez na vida será necessário recorrer ao score. Esta ferramenta é útil para medir as possibilidades de pagamento e reduzir os imprevistos com a inadimplência dos clientes.
Portanto, ao fazer uma reforma, comprar um produto, investir em melhorias no negócio ou tirar a empresa das dívidas, o empresário ou pessoa física terá necessidade de recorrer ao crédito ou ao empréstimo e é neste momento que o score é consultado.
Tanto os bancos, quanto outras empresas em geral fazem essa consulta para se abastecer de informações da vida financeira dos que estão envolvidos no negócio. Essa pontuação impacta diretamente na vida de todos, por isso é necessário compreender o que é o score e como mantê-lo em uma média razoável, senão na melhor entre os fatores avaliativos.
A regra é clara e não existe fórmula mágica para aumentar o score da noite para o dia. É necessário uma conscientização comportamental e uma conduta correta no pagamento das contas e dívidas para que o histórico seja o melhor possível.
Algumas empresas oferecem esse aumento repentino no score dos clientes e, com isto, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes financeiros que, além de não mudar a posição, podem render prejuízos e perda de dinheiro ainda maiores.
Por outro lado, empresas idôneas no mercado, com experiência no segmento financeiro podem ajudar tanto os consumidores quanto os empreendedores a manter uma postura ativa, com organização das contas e prestar consultoria para que o score seja sempre elevado.
Quer saber como? Consulte a Vangardi, entre em contato conosco!