Investir em agronegócio: por que e como fazer investimentos no setor
fevereiro 28, 2022Qual o melhor investimento no Brasil para 2022? Descubra aqui
março 3, 2022Novas tendências do mercado, mudanças nas legislações, e em especial alterações nas preferências dos consumidores geram novos segmentos de investimentos, os chamados ativos alternativos.
Essa é uma classe que tem crescido bastante nos últimos anos no Brasil, em especial após a queda da Bolsa de Valores. Por isso, aplicar nesses ativos pode ser uma ótima forma de fazer o seu dinheiro render.
Pensando nisso, montamos um guia completo sobre esse tipo de ativo, para te mostrar como investir e diversificar a sua carteira de investimentos com segurança.
Por isso, saiba mais sobre o que são os ativos alternativos, como funciona o investimento nesses ativos, quais são os tipos de ativos alternativos mais comuns, quais as vantagens de investir nessa classe, entre outros. Confira!
O que são investimentos alternativos?
Os ativos tradicionais do mercado financeiro são títulos, ações e depósitos remunerados. Assim, qualquer investimento além dessas categorias é definido como investimento alternativo, ou ativos alternativos.
Dessa forma, esse tipo de investimento atua fora do mercado tradicional de investimentos. São conhecidos por ter alta liquidez e riscos variados – em alguns casos o risco pode até ser menor do que investimentos tradicionais do mercado.
Existem diversos tipos de investimentos alternativos, alguns já estão disponíveis há bastante tempo no mercado. Assim como existem os ativos novos e que ainda estão se popularizando, de acordo com a demanda dos investidores por novos ativos e novos modelos de investimento.
Nesse sentido, com a democratização do acesso a investimentos, o interesse por esse tipo de ativo aumentou, o que tornou os ativos alternativos uma grande atração hoje em dia, tanto para começar a investir quanto para diversificar a carteira de investimentos.
Quais são os tipos de ativos?
Existem diversos tipos de ativos no mercado. Alguns exemplos são:
- Venture Capital;
- Fundos de investimentos em participações;
- Criptomoedas;
- Equity Crowdfunding;
- Empréstimos peer-to-peer;
- Obras de arte;
- Colecionáveis;
- Debêntures;
Como funciona o investimento em ativos alternativos?
Os investimentos alternativos funcionam de uma forma diferente. Em primeiro lugar, eles não estão listados na bolsa de valores. Assim como também não são geralmente oferecidos por uma instituição financeira, ou possuem uma regulação definitiva.
Os investimentos alternativos também possuem maiores movimentações, em comparação a investimentos tradicionais. Por isso os ativos alternativos podem ser interessantes em um prazo maior.
Saiba mais sobre as principais características desses ativos alternativos. Confira!
Características do investimento em ativos alternativos
Os ativos alternativos são característicos por possuir uma alta rentabilidade, além de um risco controlado, que depende do tipo de ativo escolhido.
Por isso eles são muito recomendados para diversificar a sua carteira de investimentos, por exemplo, e não para um fundo de reserva.
Além disso, grande parte desses ativos está presente no mercado privado, e em geral possuem a capacidade de gerar um retorno maior do que ativos convencionais.
Quais são os tipos de ativos alternativos mais comuns no mercado?
Existem diversos tipos de ativos alternativos disponíveis no mercado financeiro. Confira os principais e saiba mais sobre eles.
Venture capital
Esse é um tipo de investimento voltado para empresas de pequeno e médio porte, com faturamento ainda baixo e que tenham um grande potencial de crescimento.
Assim, o venture capital investe nesse tipo de empresa para auxiliar em seu crescimento e em seu desenvolvimento. Os investidores recebem uma parte dos lucros da empresa, ou podem se tornar sócios do negócio no futuro.
O que torna o venture capital um ativo alternativo interessante, tanto para quem deseja investir quanto para as empresas que necessitam de capital.
Recebíveis
Os recebíveis são originados da compra de ativos de outras empresas, de investimentos imobiliários ou de fundos de investimentos em recebíveis. Assim é uma das formas de você investir em uma empresa, a partir da compra do recebível.
Por exemplo, a empresa quer produzir um certo produto, mas não possui capital para isso. Dessa forma, ela vende uma parte do recebível para gerar o capital suficiente para a produção.
E o investidor possui esse valor a ser recebido posteriormente. Para isso, é feita uma duplicata registrando o valor total a ser pago em determinado momento.
Private Equity
Nessa modalidade de investimento, as empresas mais desenvolvidas, mas que ainda não possuem suas ações na bolsa, recebem o investimento em questão.
Dessa forma, no Private Equity você pode investir e receber uma parte da empresa em troca do dinheiro investido. No futuro, você pode receber parte dos lucros da empresa ou negociar a sua participação no negócio.
Imóveis
Investir em imóveis pode parecer uma coisa tradicional, mas saiba que investimentos imobiliários também podem ser considerados ativos alternativos, sendo um investimento bastante seguro.
No entanto, cada vez mais os imóveis deixam de ser ativos alternativos para se tornar em uma das principais formas de investimento do mercado.
Colecionáveis
Esse é um tipo bastante interessante de investimento, porém requer algum conhecimento no assunto. Os colecionáveis raramente possuem algum tipo de relação com outras classes de ativos presentes no mercado financeiro.
No entanto, existe uma variedade imensa de produtos colecionáveis, como vinhos, bolsas, moedas, etc. Assim, você pode investir em itens raros de coleção, e esperar os ativos valorizarem com o passar do tempo.
Esse tipo de investimento pode ser arriscado, pois possui altos custos e um risco bastante alto também. Além disso, não geram dividendos ou nenhum outro tipo de renda além da venda depois de um período de valorização.
Por isso é preciso ter experiência e conhecimento para investir em colecionáveis, porém esse tipo de investimento, da maneira correta, pode dar um bom retorno.
Fundos de Hedge
Os Fundos de Hedge são um tipo de fundo de investimento que negocia ativos líquidos, com o objetivo de gerar o maior retorno possível sobre o investimento.
Assim, o objetivo desse fundo é buscar o maior lucro possível, não importa a situação do mercado ou o tipo de investimento. Além disso, é um investimento de risco e com poucas restrições.
Criptomoedas
As criptomoedas estão cada vez mais populares, inclusive fora da internet, e podem ser usadas em diversos tipos de transações. A principal criptomoeda do mercado é o Bitcoin, usada para transações não rastreáveis, porém não é a única.
Hoje em dia existem milhares de criptomoedas no mercado, com um grande potencial de valorização. Essas moedas não existem fisicamente, são completamente digitais e mantidas por uma tecnologia avançada.
Ouro
O Ouro sempre foi muito valorizado, desde a Antiguidade, sendo usado como ornamento ou moeda de troca.
Nesse sentido, o ouro hoje em dia ainda é um ativo de muito valor, e principalmente uma forma de investidores se protegerem da inflação das moedas. O ouro é um ativo bastante seguro, de aceitação mundial e com bom rendimento a longo prazo.
Special Situations
Os fundos de special situations em geral envolvem algum tipo de crédito. Dessa forma, o foco é buscar ativos depreciados e que não podem ser convertidos em dinheiro com facilidade, mas possuem um bom retorno a médio e a longo prazo.
O nível de risco desse tipo de investimento é bastante elevado, fator que deve ser levado em conta caso você tenha interesse nesse investimento.
NFTs
Este é um dos ativos alternativos que está sendo bastante falado no ano de 2022. Disponíveis no mercado há mais de 10 anos, estes são tokens utilizados principalmente na comercialização de obras de arte e outros itens “não fungíveis”.
Assim como no caso de uma obra de arte convencional, sua posse se dá de maneira exclusiva, fazendo com que seu portador possa ter algo extremamente valioso em suas mãos .
Isso acontece quando um determinado token ganha valor com o passar do tempo, de acordo com a sua exclusividade e interesse das pessoas por ele.
Entre os NFTs mais comuns de serem vendidos estão trabalhos artísticos, músicas, cards e até mesmo personagens e skins de jogos cibenernéticos.
A liquidez, no entanto, exige cuidado, pois os NFTs podem levar tempo para se valorizar no mercado ou até mesmo ter uma explosão instantânea e gerar uma rápida rentabilidade.
Vale dizer ainda, que este é um dos mercados a longo prazo mais arriscados, visto que não há legislação específica sobre isso.
Além disso, nem a CVM, nem qualquer outro órgão fiscaliza a compra e venda dos NFT’s, o que pode demonstrar um pouco mais do risco que você pode estar correndo ao investir nesse tipo de ativo.
Quais as vantagens de se investir em ativos alternativos?
Os ativos alternativos possuem muitas vantagens, desde que você conheça o projeto e o tipo de investimento que deseja aplicar o seu dinheiro.
Nesse sentido, os ativos alternativos em geral possuem um retorno melhor do que os ativos convencionais, como os listados na bolsa. Dessa forma, uma das principais vantagens é justamente a diversificação de sua carteira de investimentos.
Da mesma forma, esses investimentos podem ter uma liquidez maior, porque não estão no mercado convencional.
Esse tipo de investimento já foi restrito a profissionais e experts do mercado financeiro.
No entanto, hoje em dia eles estão cada vez mais populares, o que torna fácil investir em ativos alternativos, por meio de plataformas de confiança que facilitam o acesso a pessoas físicas e até investidores iniciantes, que se interessam pelo ótimo retorno que eles trazem.
Além disso, outra grande vantagem de manter esses ativos em sua carteira digital de investimentos é a diversificação que eles te proporcionam.
Assim, você pode participar de vários investimentos promissores e rentáveis, ao mesmo tempo em que sua carteira diversificada garante um certo nível de segurança nos investimentos.
Isso acontece porque diversificar os investimentos é um dos pré requisitos para se tornar um investidor de sucesso. Ou seja, uma carteira de investimentos variada te proporciona uma maior segurança, assim como uma maior liquidez.
Isso acontece justamente porque investir todo o seu capital em um ativo apenas é bastante arriscado, além de fazer com que você perca outras grandes oportunidades para render seu dinheiro.
Portanto, além de investir em renda fixa, títulos, ações e etc, você pode investir nos ativos alternativos para variar a sua carteira e aumentar sua segurança e a sua rentabilidade.
Como investir em ativos alternativos por meio de crowdfunding?
O crowdfunding chama a atenção pela alta rentabilidade que ele apresenta aos investidores.
Além disso, esse tipo de investimento proporciona o acesso do investidor a mercados exclusivos, o que proporciona uma diversificação da sua carteira de investimentos.
Além disso, se você é um empreendedor, pode se beneficiar muito dessa forma de investimento e captação de recursos, que funciona de forma simples tanto para o investidor quanto para o empreendedor.
O primeiro passo é encontrar uma plataforma que realize esse tipo de investimento de forma segura e transparente, como a Vangardi.
O próximo passo é realizar o cadastro, separar a documentação necessária e enviar para a plataforma. Mas não se preocupe, ao fazer o seu cadastro você será guiado por todos os passos.
Além disso, investir na Vangardi é fácil, simples, rápido e o principal, seguro. Tudo isso com ótimos retornos e uma alta rentabilidade dos investimentos.
Você pode escolher a oferta que preferir, assim como pode escolher a quantia que deseja investir e assinar um contrato online. A partir disso, você já pode receber em sua conta bancária o dinheiro investido e o rendimento dos seus investimentos.
Você pode começar a investir a partir de R$1000,00 com a Vangardi e obter altas rentabilidades!
Invista com a Vangardi, clique aqui e conheça as oportunidades de investimento.
Investimentos seguros e rentáveis com a Vangardi
A Vangardi é um exemplo de plataforma que te ajuda a captar recursos por meio do financiamento coletivo, ou crowdfunding. Ela é uma fintech de investimentos que capta recursos para diversos projetos, como projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais. Dessa forma, ela desempenha a importante função de unir investidores interessados e os empreendedores que precisam captar recursos para fazer seu negócio decolar.
A Vangardi oferece investimentos seguros, com alta rentabilidade,de forma fácil e ainda conta com uma grande rede de apoio para te ajudar no que for preciso.
Para começar a investir basta se cadastrar na plataforma, você pode fazer isso de forma gratuita. Após se cadastrar, basta escolher entre as diversas oportunidades de negócio e colocar o valor que você deseja investir.
Além disso, você terá acesso a todas as informações sobre a sua aplicação antes de fazer a transferência, uma vez que a transparência é muito importante em todo o tipo de negócio.
Após a transferência do valor investido a sua aplicação está feita e logo logo você terá retorno ao receber um email da equipe Vangardi confirmando a transação. A partir desse email você consegue acompanhar toda a evolução dos investimentos na própria plataforma. Muito fácil né!
Fintech de investimentos que capta recursos para projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais
Agora que você já sabe o que é a Vangardi e como investir no crowdfunding na plataforma, conheça um pouco mais sobre as vantagens desse tipo de investimento em uma plataforma de confiança.
A primeira é a rentabilidade que a plataforma oferece, que é acima da média. Na Vangardi os projetos são analisados rigorosamente antes de serem aceitos dentro da plataforma. Vários aspectos são levados em conta, em especial se a proposta é lucrativa.
Isso garante que os projetos da Vangardi tenham um alto nível de rentabilidade, o que torna mais fácil o seu investimento e te garante um ótimo retorno, além de diminuir as chances de haver alguma perda. As porcentagens de retorno são altas, sendo investimentos bem melhores que a poupança.
Mas além da rentabilidade, a Vangardi oferece segurança por meio de uma análise aprofundada de todas as oportunidades disponíveis de investimento, uma plataforma simples e fácil de usar para que você invista com facilidade, a diversificação de investimentos que diminui o risco de perdas e possui uma capacidade de gerar um ótimo retorno.
Dessa forma, a Vangardi também oferece créditos para empresas da mesma forma, com menos burocracia e com mais segurança e facilidade. Por isso, você pode contar com a equipe de especialistas para o que desejar, caso seja investir em uma empresa por meio do crowdfunding ou captar recursos e créditos para dar início ao seu negócio. Conheça a Vangardi e fale conosco!
Conclusão
Os ativos alternativos são uma excelente forma de investimento hoje em dia, com um ótimo retorno para o investidor, independente do seu perfil. Isso acontece porque existe um grande mercado para todos esses ativos hoje em dia, que ganham cada vez mais popularidade entre investidores, tanto iniciantes quanto experientes.
Além de ser uma ótima oportunidade para você diversificar os seus investimentos. Por isso pesquise sobre as principais formas de investimento, como Venture Capital, Recebíveis, Private Equity, Imóveis, Colecionáveis, Criptomoedas, Ouro e outros ativos alternativos, para encontrar o mais adequado para o seu perfil e para a sua carteira de investimentos.
Leia também: Valores mobiliários: o que são, quais são os tipos e a atuação da CVM