FGC: como funciona e qual a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito
agosto 16, 2021Déficit financeiro: entenda os conceitos de déficit e superávit
agosto 24, 2021Se você faz parte ou deseja entrar para o universo do mercado financeiro, deve estar ciente de que ele envolve as mais diversas emoções e sentimentos, relatadas em filmes sobre mercado financeiro, como inveja, medo, ganância, raiva, felicidade, luxúria e tantos outros “gatilhos emocionais”.
E não há nada mais emocionante do que assistir a alguns filmes sobre o tema. Por isso, selecionamos com cuidado 15 dos mais emblemáticos e emocionantes filmes sobre mercado financeiro para você se familiarizar e identificar.
Então, já anote os nomes ou tire um print da tela para não esquecer. Mas antes, dê uma olhada em como de fato o mercado financeiro funciona.
O que é o mercado financeiro?
De forma objetiva, mercado financeiro é o nome dado ao mundo de operações de compra e venda de ativos financeiros.
No âmbito de valores mobiliários, temos as ações, os títulos, e as opções. Já no setor cambial, temos como objeto de compra e venda as moedas estrangeiras e mercadorias valiosas, como ouro e produtos advindos da agricultura.
No mercado financeiro, os investidores são pessoas ou instituições que aplicam seu dinheiro em ativos, com o intuito de multiplicá-lo através da valorização desses ativos.
Isto tudo é feito através de negociações intermediadas por instituições financeiras, como os bancos e as corretoras, a fim de facilitar o encontro entre os agentes para possibilitar tais negociações de compra e venda dos ativos disponíveis.
A lógica por trás dessas negociações é a seguinte: o investidor aplica seu dinheiro em um ativo que oferece a possibilidade de valorização, na espera de recuperar seu dinheiro com juros (lucro).
É claro que este mercado oferece riscos, sendo assim, o investidor precisa estar sempre atento e por dentro das notícias para preservar seu capital, pois como existe a possibilidade de ganhos, para o contrário, a premissa também é verdadeira.
O que ajuda bastante, também, é procurar uma instituição séria para lhe ajudar com o processo de decisão de em quais ativos ter aplicado o seu dinheiro aplicado.
Dentro das opções de compra e venda que os investidores podem optar, existem dois campos distintos. O de renda variável e o de renda fixa.
Na renda variável, não existe a garantia de retorno, pois o dinheiro é aplicado em ativos que podem ou não se valorizar, dependendo dos interesses do mercado. Sendo assim, a possibilidade de perder é bem maior, o que também é verdade para ganhos.
Quando a empresa em que foi feito o aporte financeiro se valoriza, os ganhos com o investimento também são bem mais atrativos.
Já na renda fixa, o investidor pode fazer projeções do retorno sobre o investimento antes mesmo de aplicar o seu dinheiro.
E essas projeções são feitas com base em ativos de renda prefixada, que paga juros anuais definidos, pós-fixada, que está atrelada a indicadores, ou híbrida, que paga um valor fixo mais um valor de variação conforme índices de preço.
Mas se de um lado existem investidores buscando por lucro, o que existe do outro lado? As empresas, pessoas e instituições que precisam de fundos para arcar com despesas, como financiamento de maquinário, pagamento de funcionários, quitação de dívidas, entre outros fins.
Como funciona o mercado financeiro?
Como você pode ver acima, o mercado financeiro tem a função de aproximar pessoas, empresas e instituições para promover o investimento e a arrecadação de recursos com fins lucrativos.
Os agentes não precisam conversar entre si, uma vez que as instituições financeiras, como bancos e corretoras de investimentos, fazem toda esta parte.
Assim, pessoas comuns podem fazer seus investimentos tranquilamente, aplicando seu dinheiro em um banco, por exemplo, que irá usá-lo para dar empréstimo à outra pessoa que precisa abrir sua empresa. Esse é somente um exemplo para que fique mais fácil de você compreender.
Em resumo, o que acontece é que quem tem dinheiro sobrando, empresta para quem precisa e demonstra capacidade de pagar (com juros).
Para que tudo saia como o esperado, existem órgãos que regulam o mercado. Entre eles, estão: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar.
ão eles que determinam a forma com que as diretrizes operacionais das instituições financeiras devem funcionar.
E quando você ouve sobre “mercado financeiro” ou “mercado”, não se trata somente de ações na bolsa de valores ou de títulos de renda fixa.
Veja como é dividido o mercado financeiro:
- Mercado aberto: responsável por cuidar de empresas de capital aberto, como negociar suas ações por intermédio da bolsa de valores.
- Mercado de câmbio: responsável pela negociação justa de moedas estrangeiras em relação a moedas de outros países.
- Mercado de crédito: responsável pelos empréstimos bancários. É o mercado que você usa quando pede um financiamento ou usufrui do seu cheque especial.
Como conhecer o mercado financeiro por meio de filmes e documentários?
Se você deseja se aprofundar ainda mais neste assunto e adquirir conhecimento, saiba que é possível fazer isto através de filmes e documentários. Pensando nisso, preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar a ir direto ao ponto e encontrar os melhores filmes sobre mercado financeiro para curtir e aprender muito.
Se você até agora pensava que precisava estar em busca de conhecimento na forma tradicional, ou seja, com livros, cursos, aulas e mentores, saiba que ao assistir filmes e documentários você também aprende muito e ainda se diverte.
15 filmes sobre mercado financeiro para investidores e curiosos
Abaixo, listamos os 15 filmes sobre mercado financeiro que acreditamos serem os mais importantes para o seu desenvolvimento. Eles lhe darão uma visão ampla sobre o tema e lhe deixarão com ainda mais “feeling” para os seus investimentos. Vamos lá?
O Lobo de Wall Street (2013)
Durante algum tempo, o protagonista de O Lobo de Wall Street, Jordan Belfort, interpretado pelo astro Leonardo DiCaprio, trabalhou para uma corretora de Wall Street, levando à sério todos os ensinamentos de seu chefe e mentor Mark Hanna, interpretado por Matthew McConaughey.
Quando Jordan Belfort enfim consegue ser contratado como corretor credenciado da corretora, acontece o chamado “Black Monday”, que faz com que as bolsas de vários países caiam abruptamente.
Agora desempregado, mas ainda muito ambicioso, Jordan acaba conseguindo um emprego em uma empresa de fundo de quintal que lida com investimentos de baixo valor e que não estão na bolsa de valores.
Então, de desempregado a trabalhar em uma empresa mequetrefe, Belfort tem a ideia de montar sua própria empresa focada neste tipo de investimento, cujos aportes são de valores mais baixos, mas em contrapartida, o retorno para o corretor é bem mais alto.
Ao lado de Donnie, interpretado pelo engraçado Jonah Hill, Jordan Belfort convoca outros amigos dos velhos tempos e funda a “Stratton Oakmont”, que é uma empresa de negócios nada saudáveis que faz com que todos enriqueçam rapidamente, levando então uma vida de muitos prazeres, curtição e drogas.
Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
Neste filme sobre mercado financeiro, o ano é de 1985 e a cidade é Nova York. Um rapaz chamado Bud Fox, interpretado pelo famoso Charlie Sheen, é um ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações.
Após várias tentativas e muitos erros, Bud consegue contato com um bilionário sem escrúpulos chamado Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas.
Durante uma conversa com Gekko, Bud sente que precisa entregar algo ‘valioso’ para ter a atenção de Gekko, então lhe conta algo que seu pai, Carl Fox, interpretado por Martin Sheen, um líder de sindicato, tinha lhe contado.
O “segredo” era que a Bluestar, uma companhia aérea para a qual o pai de Bud trabalha, ganhou um processo importante, mas a informação ainda não foi divulgada oficialmente. Mas ambos sabem que quando isto acontecer as ações terão uma alta significativa, o que claramente é uma ótima oportunidade de investimento.
Gekko adota Bud como discípulo e rapidamente o têm, trabalhando secretamente para ele e fazendo-o abandonar todo e qualquer escrúpulo, sua ética e os meios lícitos, pois agora, tudo o que Bud almeja é enriquecer.
Bud atinge o sucesso que espera, o que faz seu padrão de vida se elevar. Além disso, se envolve com Darien Taylor, interpretada pela atriz Daryl Hannah, que é uma decoradora também em ascensão financeira. Mas quando os ganhos são maiores, os riscos também são.
A Grande Aposta (2015)
Em A Grande Aposta, filme sobre o mercado financeiro, o dono de uma empresa de porte médio, Michael Burry, interpretado pelo ator Christian Bale, decide investir uma grande quantia do dinheiro de um fundo que é coordenador, contra o sistema imobiliário.
Isto é feito por ele acreditar com base em seus cálculos, que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve, o que fará com que ele ganhe muito, mas muito dinheiro.
Sua decisão gera um grande desconforto nos investidores da empresa, já que nunca antes alguém havia ido contra o sistema.
Ao saber de tais investimentos, o corretor Jared Vennett, interpretado por Ryan Gosling, percebe uma grande oportunidade e passa a recomendar que seus clientes façam o mesmo.
Um de seus clientes é o magnata Mark Baum, interpretado pelo caricato Steve Carell, que é dono de uma corretora de investimentos e vem enfrentando problemas pessoais devido a morte por suicídio de seu irmão.
Paralelamente em outro ecossistema, dois rapazes completamente iniciantes na Bolsa de Valores, percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para isso, pedem ajuda a um velho amigo de Wall Street, Ben Rickert, interpretado pelo astro Brad Pitt, que vive recluso e não tem a menor pretensão em ajudar.
Grande Demais Para Quebrar (2011)
O filme sobre mercado financeiro, Grande Demais para Quebrar, é um ícone baseado no livro “The Inside Story of How Wall Street and Washington Fought to Save the Financial System – and Themselves” (“Por dentro da história de como Wall Street e Washington lutaram para salvar o sistema financeiro e eles mesmos”).
A história é contada a partir do ponto de vista de Henry Paulson, interpretado por William Hunt, que é o secretário do Tesouro dos Estados Unidos que abandonou o cargo de CEO do Goldman Sachs e abriu mão de seus benefícios.
Após emprestar dinheiro para que milhares de pessoas pudessem alcançar o tão esperado “sonho americano” de ter uma casa própria, os bancos acabaram criando uma gigantesca “bola de neve”, ao baixar o nível de análise de crédito e facilitar empréstimos para pessoas com baixa renda.
O mercado estava em euforia, milhares de pessoas fazendo empréstimos, o setor imobiliário era muito lucrativo e os grandes afirmavam que ele jamais poderia quebrar. Mas será mesmo que poderiam confiar nisso? Não, não poderiam e nem tinham elementos para isso, mas mesmo assim o fizeram.
Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011)
Três amigos e corretores, Peter Sullivan, interpretado por Zachary Quinto, Seth Bregman, por Penn Badgley, e Will Emerson, por Paul Bettany, trabalham no setor de riscos de uma corretora que está demitindo uma série de funcionários.
Cerca de 80% do setor em que eles trabalham foi mandado embora, entre eles, o chefe do trio, Eric Dale, interpretado pelo ator Stanley Tucci.
Ao pegar o elevador, Eric Dale entrega a Sullivan um pen drive que contém arquivos de algo em que estava trabalhando no momento. Ao ser alertado para que tome cuidado com o pen drive, Peter fica curioso com o conteúdo do arquivo e fica após o horário de trabalho para conferir sobre o que se trata.
Ao abrir o arquivo, Peter descobre que se trata de um material de análise de volatilidade da empresa, que mostra que há duas semanas já ultrapassou e muito o limite de risco que pode correr.
Com isso a empresa está prestes a falir, o que ocasiona uma reunião de emergência com alguns setores da empresa, incluindo seu dono, o acionista John Tuld, interpretado por Jeremy Irons.
Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)
O protagonista Gordon Gekko, interpretado pelo ator Michael Douglas, que deixa a prisão após cumprir pena por fraude financeira. Sem a possibilidade de operar no mercado financeiro, ele se dedica a realizar palestras e também a escrever um livro, onde critica o comportamento de alto risco dos mercados.
Um dia, após uma palestra, Gekko é abordado por Jacob Moore, interpretado por Shia LaBeouf, um idealista operador do mercado de Wall Street. LaBeouf vive com Winnie, interpretada pela atriz Carey Mulligan, que é filha de Gekko e não fala mais com ele. Então, Gekko usa esta proximidade para conseguir sua atenção.
Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James, interpretado por James Brolin, que faz o papel de um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel, interpretado por Frank Langella, precisasse vender sua empresa por uma bagatela. Gekko decide ajudar, pedindo que Jacob retribua o favor e o ajude a se reaproximar de Winnie.
A Fraude (1999)
Para compreender o capitalismo, o filme sobre mercado financeiro A Fraude, com título original de “Rouge Treader”, retrata a história de um escriturário ambicioso que trabalha em um banco e que recebe a oportunidade de cuidar de grandes negócios em Singapura.
Lá, o simples escriturário mostra excelentes resultados no aspecto financeiro, possibilitando o escondimento das perdas em uma conta aberta para este fim.
À Caça de Madoff (2010)
O investigador Harry Markopolos e sua equipe de investigações passaram dez anos atrás de Bernard Madoff, presidente de uma sociedade de investimentos.
Trabalhando duro e sem descansos, Harry Markopolos fez de tudo para solucionar um dos maiores golpes da história do mercado financeiro americano.
Durante essa década, Markopolos também foi o responsável por caçar e prender vários outros fraudadores, todos com ligação ao esquema criado por Madoff. Em entrevistas e relatos exclusivos, este documentário reconta a década de investigação do caso que acabou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.
The China Hustle (2017)
Este documentário fala sobre como analistas de investimento descobriram que algumas empresas chinesas que abriram capital nas bolsas de valores dos Estados Unidos não passavam de fraudes.
Elas usavam empresas americanas como fachada e anunciavam resultados fabulosos e dinheiro que nunca existiram.
Na verdade, o que acontecia era que essas empresas roubavam dinheiro dos investidores e sumiam, deixando-os para trás e estes nunca mais recuperaram de volta o dinheiro investido.
Por isso o nome do documentário “The China Hustle”, que traduzido para o português significa “A Agitação da China”.
Capitalismo – Uma História de Amor (2009)
Neste filme sobre mercado financeiro, o economista Michael Moore explora o colapso da economia mundial, fazendo uma análise crítica de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, somente visando lucros cada vez maiores para um pequeno e seleto grupo de pessoas.
Quants: Os Alquimistas de Wall Street (2010)
Narrado por quem conhece profundamente os bastidores de Wall Street, Quants ilustra de forma muito fiel os riscos que os sistemas financeiros globais oferecem, ao serem programados para que as tomadas de decisão de compra e venda sejam feitas por algoritmos complexos.
Quants é uma forma de denúncia, com uma forte crítica ao uso impróprio da matemática para encarnar processos econômicos complexos, às possibilidades de manipulação de números e aos vícios de todo o sistema financeiro.
A assustadora maioria das ações do mercado financeiro mundial são compradas e vendidas através de decisões de softwares de computadores e levam frações de segundo para acontecerem. Se nem mesmo os maiores especialistas acreditam nesse sistema de algoritmos, por que nós e os governos deveríamos?
Becoming Warren Buffett (2017)
O filme sobre mercado financeiro, Becoming Warren Buffett, conta a infância de Buffett e nos faz entender como ele se tornou quem é hoje.
Do menino que vendia jornal, passando a aluno que concluiu a faculdade em apenas três anos para partir logo para algo que tivesse mais prazer em fazer, até se tornar um dos maiores filantropos da história, que doou quase a totalidade de sua fortuna para ajudar projetos sociais.
Para quem busca modelar a forma de investir de Buffett, este pode não ser o lugar meio correto, mas o documentário é extremamente claro ao explicar o que é a “Berkshire” e como ela funciona.
O filme nos deixa claro porque Buffett é tão querido e também nos faz ter a certeza de que qualquer pessoa pode ser tão bem-sucedida quanto ele.
Apostando no Zero (2017)
O documentário supervisiona uma rede de alegações de crimes corporativos em Wall Street. Enquanto Bill Ackman luta para trazer à tona um grande e poderoso esquema da empresa global Herbalife, executivos da empresa fazem o possível para confirmar que Ackman é um manipulador que só quer arruiná-los.
Trabalho Interno (2010)
O filme sobre mercado financeiro, Trabalho Interno, se passa em 2008, quando uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos.
O filme busca explicar os motivos da crise e mostrar o impacto da mesma em várias partes do mundo, como a Islândia, a França e a China e os Estados Unidos.
Billions (seriado em 5 temporadas; 2016)
Além dos filmes sobre mercado financeiro citados, não podemos deixar de falar também da série que tem dado o que falar: Billions. Ao todo são 24 episódios, divididos em 3 temporadas.
No vasto mundo das grandes finanças de Nova York, o Procurador de Justiça Chuck Rhodes, interpretado por Paul Giamatti, põe suas ideias e opiniões contra o brilhante e ambicioso Bobby “Axe” Axelrod, interpretado por Damian Lewis.
Aprenda sobre investimentos com a Vangardi
Com a Vangardi é fácil investir. Uma plataforma digital intuitiva que lhe ajuda a escolher as melhores opções de investimento com as melhores possibilidades de retorno.
Nossa missão é fazer com que pessoas comuns tenham acesso a investimentos que antes só eram possíveis para grandes empresários e empresas.
Investimento Coletivo Imobiliário
O Investimento Coletivo Imobiliário é sem dúvidas um dos melhores investimentos para quem tem um perfil mais conservador de investimento. Ou seja, para aqueles investidores que buscam por algo menos arriscado.
Nesta modalidade de investimentos o investidor aporta o seu dinheiro como uma forma de custear e financiar operações por parte da empresa ou instituição na qual estão investindo.
O intuito das empresas é captar investidores que apliquem o seu dinheiro em seus projetos a fim de arcar com suas despesas, como o pagamento de funcionários, custos de matéria prima, entre outros.
Já para os investidores, o benefício é o retorno que esses investimentos oferecem. Por serem uma espécie de “credores” dos projetos das empresas ou instituições, os investidores recebem no final, parte dos lucros do projeto.
Se você deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe através dos meios de comunicação disponíveis em nosso site. A Vangardi tem o prazer em poder ajudar.
Conclusão
Com certeza você pôde aprender muito com este artigo e já pode sair daqui e ir direto assistir aos filmes sobre mercado financeiro que recomendamos.
Além disso, você também pode entender que o mercado financeiro é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam investir, porém é preciso cautela e muito estudo!