Cannabis medicinal: saiba como investir em canabidiol
fevereiro 4, 2022Linhas de crédito: principais modalidades, benefícios, como funcionam
fevereiro 9, 2022Quando o mercado começou a mudar e os investidores perceberam que a melhor forma de garantir a rentabilidade de seus investimentos é diversificar a carteira, os fundos de investimento se tornaram ainda mais populares.
O mercado está crescendo bastante, entre os anos de 2016 a 2020 os fundos de investimento receberam cerca de R$ 870 bilhões em recursos, de forma líquida. Assim como é uma ótima alternativa para quem está começando a investir e procura um lugar para aplicar o seu dinheiro.
Por isso preparamos esse guia para você! Saiba mais sobre o que são fundos de investimento, quais são os tipos que existem, como funciona a aplicação nesses fundos, as vantagens de investir dessa forma e como começar a investir de forma segura e rentável.
Confira!
O que são fundos de investimento?
Os fundos de investimento são uma das mais conhecidas formas de aplicação financeira (ou investimento). Com ele, é possível aplicar o seu dinheiro juntamente a outros investidores em um ou mais ativos.
Entre os ativos mais comuns de um fundo de investimento estão os imóveis (os famosos fundos imobiliários), bem como ações, títulos de renda fixa e de câmbio.
Nesse sentido, os fundos normalmente são carteiras mais diversificadas do que os investimentos simples, cabendo a um gestor previamente definido (geralmente uma corretora ou consultora) definir os investimentos buscando sempre o melhor lucro aos seus investidores.
Esse gestor, além de administrar os recursos, todo o patrimônio e os investimentos em questão, também são responsáveis pelas questões jurídicas e contábeis do fundo. Dessa forma, a transparência deve ser uma exigência dos investidores, que devem buscar apenas gestores consolidados e autorizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O processo de investir em um fundo de investimento funciona como a compra de uma cota. Dessa forma as pessoas recebem o lucro do negócio de acordo com a quantidade de cotas compradas, ou o tanto investido nesse caso. Quanto maior for o valor do investimento, maior o lucro tende a ser.
Como funciona a aplicação em fundos de investimento?
Cada fundo de investimento tem o seu próprio regulamento. Ou seja, cada um define as próprias regras quanto à atuação do gestor, os custos, os limites dos investimentos e da exposição deles, o risco, entre outras decisões.
Esse tipo de investimento é bastante vantajoso para o investidor principiante ou pequeno investidor, ele pode acessar aplicações que não conseguiria sozinho, e obter parte do lucro delas.
Assim como para o investidor que não pode ficar acompanhando os seus investimentos a todo momento, assim ele não perde oportunidades de negócio por isso
Dessa forma, o investidor precisa estudar bastante sobre a questão e sobre os fundos de investimento que ele tem interesse. Para isso nós vamos te mostrar como funciona a aplicação em um fundo de investimento e as coisas que precisa levar em conta nesse tipo de aplicação.
O que são as cotas em fundos de investimento?
As cotas dos fundos de investimento são a unidade mínima de compra de um patrimônio do fundo. Ou seja, é a menor parte que você pode adquirir.
Além disso, as cotas podem ser fracionadas e divididas de acordo com a quantidade que você deseja investir. Desde que seja acima do valor mínimo, que varia de acordo com o fundo de investimento escolhido.
Dessa forma, a partir da quantidade mínima você pode investir o quanto quiser em cotas no fundo de investimento. Assim se a quantia mínima para investir é de R$ 80,00, esse é o preço de uma cota, você pode investir qualquer quantia acima desse valor.
O patrimônio total do investimento é a soma de todas as cotas que ele possui, assim todas têm o mesmo valor. No entanto, o valor das cotas pode mudar de acordo com a performance do fundo.
Como é feita a retirada de dividendos em fundos de investimento?
O lucro dos fundos de investimento é distribuído entre os cotistas por meio dos dividendos. Essa distribuição é proporcional à quantidade investida.
Ou seja, quanto mais cotas um investidor possui, maior será a quantidade de dividendos que ele vai receber pelo investimento. A frequência com que os dividendos são retirados varia de acordo com o fundo de investimento.
No entanto, a periodicidade mínima é de 1 vez ao ano. A maior parte dos fundos de investimento faz a distribuição dos dividendos mensalmente, mas não há uma frequência certa e dessa forma ela pode variar.
Além disso, os fundos de investimento devem passar pelo menos 95% de seus lucros aos cotistas.
Qual a incidência tributária sobre os dividendos em fundos de investimentos?
A reforma do Imposto de Renda introduziu mudanças na retirada de lucros e dividendos em fundos de investimento.
Segundo o texto, “os lucros ou dividendos pagos em decorrência dos valores mobiliários integrantes das carteiras de fundos de investimento” terão a cobrança do IR na fonte em 5,88% independentemente da classificação do fundo de investimento”.
Ou seja, todos os dividendos de fundos de investimento serão tributados em 5,88% a partir da reforma.
Confira como funciona essa retirada hoje em dia:
- O valor líquido do Imposto de Renda será incorporado ao valor das cotas do fundo de investimento;
- Os investidores cotistas serão tributados em 5,88%, tributação prevista na reforma do Imposto de Renda, no momento do resgate;
Quais as taxas cobradas em fundos de investimento?
Algumas taxas existem dentro desses fundos de investimento, em especial as taxas de administração e as taxas de performance. Confira mais sobre cada uma delas!
As taxas de administração existem para custear as despesas do fundo de investimento com gestão. Assim o valor desta taxa é um percentual do patrimônio total do fundo, que varia também de acordo com a instituição e o tipo de fundo. O melhor a fazer é comparar os fundos e as taxas de cada um.
As segundas taxas são chamadas de taxas de performance. Essa taxa é cobrada de forma semestral sobre a rentabilidade que ultrapassa o benchmark. O percentual também varia de acordo com o tipo de fundo e com a instituição que gerencia ele.
Quais são os tipos de fundos de investimento?
Existem diversos tipos de fundos de investimento no mercado, como fundos de investimento de renda fixa, fundos de investimento em ações, investimentos cambiais, investimentos multimercados, investimentos de previdência e investimentos imobiliários. Saiba mais sobre cada um deles.
Fundos de investimento de renda fixa
A principal característica desse tipo de fundo é o investimento realizado, além do fator de risco. Esses fundos aplicam em títulos de renda fixa. Ou seja, eles basicamente emprestam o dinheiro e recebem após um tempo com juros.
Esses investimentos podem ser títulos pré ou pós-fixados, assim como também podem ser debêntures, títulos do tesouro, letras de crédito, entre outros investimentos. Portanto, existe uma variação da taxa de juros, dos preços e etc.
Fundos de investimento em ações
Esses fundos têm o intuito de investir coletivamente no mercado de ações. Dessa forma pode ser um pouco mais arriscado, visto que o mercado de ações é bastante volátil.
Esses fundos devem investir no mínimo 67% de seu patrimônio total no mercado de ações aberto ou em ativos relacionados, como certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações, entre outros investimentos do tipo.
Fundos de investimento cambiais
Os fundos de investimento cambiais são os que investem em qualquer ativo que seja relacionado a moedas estrangeiras. Esse tipo de fundo de investimento é indicado como proteção do seu patrimônio contra inflação e flutuações de moedas como o dólar e o euro.
Mas além disso, pode ser usado para te dar lucro com a variação das moedas estrangeiras. Existem vários tipos de fundos de investimento cambiais, que possuem valores variados e diversas opções disponíveis.
Fundos de investimento multimercados
Os fundos de investimento multimercados são investimentos que envolvem fatores de risco. Assim os investimentos variam, como ações, câmbios, renda fixa, desde que possuam fator de risco e grande chance de rentabilidade.
Esse tipo de fundo possui uma liberdade maior para investir onde os gestores acharem melhor, mas buscam o rendimento mais elevado.
Fundos de investimento de previdência
Os fundos de investimento de previdência são em geral a longo prazo, feito para garantir a aposentadoria dos investidores.
Assim deve haver uma contribuição frequente para que haja acumulação do valor e para que o fundo seja usado como renda na aposentadoria do investidor. Nesse sentido, a frequência com que as contribuições devem ser feitas depende do fundo de investimento escolhido.
Esse fundo funciona como uma espécie de previdência social, porém administrada por instituições financeiras privadas.
Fundos de investimento imobiliário
Já os fundos de investimento imobiliário são aqueles que tem em sua carteira imóveis e empreendimentos imobiliários. Eles podem ser no formato de imóveis em construção, a construir ou imóveis que já estejam ativos e em funcionamento.
Nesse sentido, os ganhos de um fundo imobiliário podem prover tanto da valorização nominal do imóvel quanto dos aluguéis e outras fontes de renda recebidas pelos imóveis ao longo de sua operação.
Os fundos imobiliários não trabalham apenas com imóveis residenciais, mas também com terrenos em áreas com tendência à valorização e shoppings centers.
Os ganhos se dividem entre os cotistas, de acordo com a contribuição de cada um deles. Assim o ganho é proporcional ao investimento.
Classificação dos fundos de investimento
Fundos de investimento abertos
Os fundos de investimento abertos são aqueles em que os cotistas podem resgatar suas cotas a qualquer momento. Da mesma forma, nos fundos abertos novas cotas podem ser abertas a qualquer momento e novos cotistas podem entrar.
Assim como o administrador do fundo pode suspender novas aplicações e novos investimentos no fundo, desde que os cotistas tenham um aviso.
O administrador também pode declarar o fechamento do fundo para realizar resgates, quando há pedidos de resgate incompatíveis com o patrimônio existente no fundo. Além disso, em casos extremos aciona-se a Assembleia Geral Extraordinária , em condições estabelecidas na regulamentação do fundo.
Fundos de investimento fechados
Os fundos fechados são aqueles em que os investidores resgatam as cotas ao término do prazo do fundo de investimentos. Assim, não se permite a entrada e a saída dos cotistas após o período de captação de investimentos.
Os fundos fechados somente se negociam em cotas de mercados administrados pela BM & FBOVESPA.
Dessa forma, quando um cotista pretende comprar ou vender cotas em um fundo fechado pode enviar uma solicitação para a BM & FBOVESPA.
Quais os principais riscos de investir em fundos?
Investir em fundos pode ser bastante vantajoso, mas também pode trazer riscos. Muitos dos investidores não estão preparados para arcar com os riscos que uma operação financeira mal feita ou mal pensada pode trazer a eles.
Nesse sentido, é bastante importante especificar que os riscos de um fundo quase nunca estão relacionados à estrutura ou à gestora do fundo.
Dizemos isso pois para que uma gestora esteja à frente de um fundo de investimento, é necessário que ela conte com algumas autorizações e a fiscalização do setor financeiro é bastante intensa.
Por outro lado, alguns dos ativos escolhidos podem não ter a performance esperada e dessa forma, quebrar as expectativas dos investidores. Ou ainda pior, quebrar a carteira.
Ainda que a maioria dos fundos sejam bastante diversificados para evitar esse tipo de fenômeno, crises sistêmicas ou globais podem levar ao colapso dos ativos do fundo.
Por exemplo, se o mercado imobiliário como um todo entra numa crise, há grandes chances de que os fundos imobiliários também entrem em baixa. Dessa forma, os fundos de investimentos jamais devem ser vistos como investimento único, mas sim como complementos dentro de sua carteira para que de fato façam sentido.
Quais os fundos de investimento com melhor rentabilidade?
Os melhores fundos de investimento para você aplicar seu patrimônio são aqueles que possuem uma rentabilidade alta, em especial a longo prazo. Assim eles conseguem multiplicar o seu investimento e render bons lucros.
Nesse sentido, a rentabilidade do fundo de investimentos é geralmente limitada pela modalidade do fundo em questão. Assim, os fundos de renda fixa, por exemplo, terão uma rentabilidade menor do que os fundos de ações, que são mais arriscados.
Investimentos seguros e rentáveis com a Vangardi
A Vangardi é uma fintech de investimentos que capta recursos para diversos projetos, como empreendimentos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais. Dessa forma, ela desempenha a importante função de unir investidores interessados e os empreendedores que precisam captar recursos para fazer seu negócio decolar.
A Vangardi oferece investimentos seguros, com alta rentabilidade,de forma fácil e ainda conta com uma grande rede de apoio para te ajudar no que for preciso.
Para começar a investir basta se cadastrar na plataforma, você pode fazer isso de forma gratuita. Após se cadastrar, basta escolher entre as diversas oportunidades de negócio e colocar o valor que você deseja investir.
Além disso, você terá acesso a todas as informações sobre a sua aplicação antes de fazer a transferência, uma vez que a transparência é muito importante em todo o tipo de negócio.
Após a transferência do valor investido a sua aplicação está feita e logo logo você terá retorno ao receber um email da equipe Vangardi confirmando a transação. A partir desse email você consegue acompanhar toda a evolução dos investimentos na própria plataforma. Muito fácil né!
Fintech de investimentos que capta recursos para projetos imobiliários, agro, fotovoltaico e projetos especiais
Agora que você já sabe o que é a Vangardi e como investir na plataforma, conheça um pouco mais sobre as vantagens desse tipo de investimento em uma plataforma de confiança.
A primeira é a rentabilidade que a plataforma oferece, que é acima da média. Na Vangardi vários aspectos são levados em conta, em especial se a proposta é lucrativa.
Isso garante que os projetos da Vangardi tenham um alto nível de rentabilidade, o que torna mais fácil o seu investimento e te garante um ótimo retorno, além de diminuir as chances de haver alguma perda. As porcentagens de retorno são altas, em torno de 11% a 15% ao ano, melhor que a poupança. Bastante, né?
Mas além da rentabilidade, a Vangardi oferece segurança por meio de uma análise aprofundada de todas as oportunidades disponíveis de investimento. Uma plataforma simples e fácil de usar para que você invista com facilidade, a diversificação de investimentos diminui o risco de perdas e possui uma capacidade de gerar um ótimo retorno.
Dessa forma, a Vangardi também oferece créditos para empresas da mesma forma, com menos burocracia e com mais segurança e facilidade. Por isso, você pode contar com a equipe de especialistas para o que desejar, caso seja investir em uma empresa por meio do crowdfunding ou captar recursos e créditos para dar início ao seu negócio. Conheça a Vangardi e fale conosco!
Conclusão
Agora você já sabe o que são os fundos de investimento e como essa modalidade de investimentos funciona. Essa é uma excelente alternativa para o investidor que deseja uma alta rentabilidade, a diversificação de suas aplicações e uma maior segurança ao investir, além de ter a gestão de profissionais especializados no ramo, que entendem sobre negócios e podem administrar suas aplicações da melhor forma possível.
Leia também: Tipos de investimentos: todos que o bom investidor tem que conhecer