COE: significado, tipos, rentabilidade; como funciona o investimento
setembro 14, 2021Dividendos: significado, formas de recebimento, pagamento e conceitos
setembro 21, 2021No texto a seguir, falaremos sobre LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Se você deseja entender o que é, como investir e qual é a rentabilidade deste tipo de investimento, fique conosco para saber tudo o que você precisa sobre o tema.
Falaremos também qual é a sua liquidez, qual o grau de risco que envolve esse tipo de investimento, se está ou não sujeito a tributação e taxas e muito mais.
Você vai saber também das vantagens e desvantagens em comparação a outras formas de investimento, além de trazermos um simulador de rendimento da LCI. Ou seja, você realmente não pode perder nada do que virá a seguir.
O que é LCI?
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Elas são calcadas em créditos imobiliários e garantidas por alienação fiduciária ou por hipoteca.
O que acontece na prática, é que o investidor empresta o seu dinheiro ao setor imobiliário para que futuramente possa recebê-lo de volta com juros.
Qual a diferença da LCI para a LCA?
Enquanto a LCI está focada no mercado imobiliário, a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) está focada no mercado do agronegócio. Assim como a LCI, ela também é um título de renda fixa emitido pelos bancos autorizados pelo Banco Central.
A única diferença entre a LCA e a LCI é o foco de investimento. A captação da LCA está totalmente direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio. Como vimos para a LCI, a taxa de rentabilidade e a data de vencimento das LCAs também são definidas no ato da compra.
Para a pessoa que vai investir ou já investe, não existem grandes diferenças entre investir em LCI e LCA, a menos é claro, que você tenha o interesse específico em aplicar o seu dinheiro em um setor em particular: agronegócio ou imobiliário.
Normalmente, a decisão é feita de acordo com a taxa de rendimento dos investimentos, como seus prazos de aplicação e o aporte financeiro inicial.
Como investir na LCI?
Investir em LCI é muito mais simples do que você pode estar pensando.
A primeira coisa que você precisa fazer é, priorizar sempre, as corretoras de valores. Quando você aplica o seu dinheiro através dos bancos, as opções que você encontra de produtos são bem pequenas.
Outra desvantagem em se investir através dos bancos está relacionada às taxas de rentabilidade, que costumam ser bem inferiores às de uma corretora.
Se você tem a intenção de investir em LCIs com alta rentabilidade, escolha uma instituição financeira de confiança para fazer seus aportes com o máximo possível de segurança e retorno.
Como esses títulos oferecem uma boa margem de segurança, uma recomendação importante é que você analise os títulos emitidos pelos bancos de pequeno e médio portes. Com isso, você consegue encontrar alternativas com um bom retorno para fazer com que o seu dinheiro cresça ainda mais.
Quando você encontrar a LCI desejada para investir o seu dinheiro, aplique o quanto antes! Não se esqueça de que a captação é limitada e não espera por ninguém. Então, se você deixar para investir em um outro momento, pode ser que ela já tenha se esgotado.
Agora que você já sabe como escolher o melhor título para a sua carteira, vamos ao que realmente interessa, que é saber como investir em LCI.
Para poder lhe ajudar da melhor forma possível, disponibilizamos um passo a passo extremamente completo e objetivo para que você possa começar seus investimentos ainda hoje se quiser. Confira:
- Abrir a sua conta:
O primeiro passo que precisamos dar para investir em LCI é encontrar uma corretora de confiança. Depois de ter encontrado, você só precisa abrir a sua conta.
Normalmente é um processo simples, onde você precisa informar seus dados pessoais, criar um login e senha e está pronto.
- Transferir o dinheiro:
Agora que você já tem a sua conta criada, você deve fazer a transferência do dinheiro da sua conta bancária para a corretora em que o mesmo será investido na LCI. A transferência geralmente é feita através de TED e precisa ter a mesma titularidade.
- Entre na sua plataforma:
Com o capital em mãos e com tudo já preparado, agora é hora de ir em busca da sua LCI. Para isso, entre na sua Plataforma de Investimentos escolhida e busque pela opção “Renda Fixa”.
- Escolha a sua LCI:
Já na aba de renda fixa, você poderá encontrar diversas alternativas de investimentos, dentre elas a LCI.
O recomendado é que você reserve um tempo somente para fazer a sua escolha, pois este é um dos principais elementos do seu investimento.
Para saber em qual LCI investir, faça a análise de alguns pontos, como:
a taxa de rentabilidade que ela oferece e o prazo de aplicação relativo aos seus objetivos como investidor, como por exemplo, uma viagem com a sua família, conquistar o primeiro milhão de reais ou abrir um negócio próprio.
- Compre a LCI:
Depois de já ter encontrado a LCI ideal para ter em sua carteira de investimento, agora, digite o valor da compra e é só realizar o pagamento.
Pronto! Você acabou de fazer a aquisição do seu título! Agora o que você precisa fazer é aguardar e deixar que os juros compostos façam o trabalho necessário por você.
Qual a rentabilidade da LCI?
Na hipótese de que você encontra uma LCI na sua corretora, que você acha atraente e que paga 95% do CDI.
Vamos usar um CDI de 11,5% apenas como exemplo: essa LCI renderia 95% de 11,5%. Para que você possa descobrir o rendimento é preciso fazer o seguinte cálculo:
11,5% x 95% = 0,115 x 0,95 = 0,109 = 10,92%
Esta LCI da sua corretora renderia 10,92% ao ano, ou 0,91% ao mês.
O rendimento das LCIs pode se dar de duas formas diferentes: prefixado ou pós-fixado.
Rendimentos prefixados
As LCIs prefixadas são compostas por uma taxa fixa de rendimento. Por exemplo, 10,92% ao ano. Com isso, quando você fizer a sua compra, sabe exatamente o quanto o seu dinheiro irá dar de retorno até a data de vencimento.
Rendimentos pós-fixados
Já as LCIs de renda pós-fixadas possuem a taxa de rendimento ligada a um indexador, como o CDI ou o IPCA. Isto é, o emissor paga uma parcela em % deste índice. Um exemplo para que você entenda, seria um papel com rentabilidade de 103% do CDI.
Rendimento da LCI em 2021
Com uma desvalorização de -3,94% no mês, o Ibovespa vem acumulando um ganho de 2,34% no ano e de 18,35% nos últimos 12 meses.
O dólar, por outro lado, pela cotação de fechamento de mercado, mostrou uma variação de 4,76% no mês, 0,29% no ano e -0,16% em 12 meses.
Partindo para a renda fixa, o Tesouro IPCA + 2045 teve uma perda de -4,07% em julho, -14,44% no ano e -10,21% nos últimos 12 meses.
Já o CDI, teve um rendimento de 0,36% no mês, 1,63% no ano e 2,43% em 12 meses. Enquanto isso, a poupança teve um ganho de +0,24% em julho, 1,12% no ano e 1,72% nos últimos 12 meses.
Falando agora do IPCA, a variação nos últimos 12 meses pode ficar em +8,96%, com a variação prevista de +0,93% no mês, bem acima do centro da meta original (que é de 3,75% para 2021), e também mais alta que o teto de 5,25%.
Abaixo, exibimos as rentabilidades do mês, do ano e dos últimos 12 meses da LCI:
Rentabilidade de Julho 2021:
LCI 95% CDI + IR*= 0,44%
LCI 90% CDI + IR*= 0,41%
LCI 85% CDI + IR*= 0,39%
LCI 80% CDI + IR*= 0,37%
Rentabilidade acumulada 2021- janeiro a julho:
LCI 95% CDI + IR*= 1,93%
LCI 90% CDI + IR*= 1,83%
LCI 85% CDI + IR*= 1,73%
LCI 80% CDI + IR*= 1,63%
Rentabilidade acumulada nos últimos 12 meses:
LCI 95% CDI + IR*= 2,80%
LCI 90% CDI + IR*= 2,65%
LCI 85% CDI + IR*= 2,50%
LCI 80% CDI + IR*= 2,35%
Qual a liquidez da LCI?
As LCIs são comumente consideradas como investimentos de liquidez inferior à de outros produtos de renda fixa.
Em outras palavras, isso quer dizer que a mais difícil para conseguir reverter os papéis novamente em dinheiro e fazer o resgate dos recursos do que como no caso dos títulos públicos ou os CDBs.
De modo geral, não é possível sacar o valor em dinheiro a qualquer momento. Para os interessados nas LCIs, a primeira coisa a se prestar atenção é o prazo de carência que elas possuem.
As LCIs precisam cumprir um tempo mínimo de investimento, imposto por regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN). E a carência pode mudar de acordo com o tipo de remuneração que os papéis oferecem.
Nas LCIs, o prazo mínimo para resgate é de 90 dias. Essa regra vale para as letras pré e pós-fixadas. Entretanto, esse prazo pode ser muito maior quando a remuneração do título estiver ligada a um índice de preços.
12 meses se a atualização do título for anual ou 36 meses caso seja mensal.
Além do prazo de carência, os investidores também precisam levar em consideração um segundo ponto: a possibilidade de reaver as letras antes do prazo de vencimento.
Existem LCIs com liquidez diária após o cumprimento do período mínimo de aplicação. Sendo assim, é possível fazer o resgate a qualquer momento a partir dali. Mas também existem letras onde o resgate só é possível na data de vencimento do papel, que normalmente varia de um a três anos.
Para quem precisa ou deseja ter os recursos disponíveis antes do fim da aplicação, o recomendado é fazer a negociação dos papéis em mercado secundário, vendendo as LCIs para outros investidores dispostos a mantê-las até o prazo de vencimento.
Entretanto, isso também exige que se tenha bastante atenção. Nem todas as letras têm um alto volume de operações no mercado secundário.
Sendo assim, o investidor pode demorar um bom tempo até conseguir fazer a sua venda, ou pode se ver obrigado a oferecer um desconto para atrair interessados.
Não o bastante, no mercado secundário os papéis entram em negociação a “preço de mercado”, livremente estabelecidos, de acordo com a demanda dos outros investidores por eles.
O valor das letras, quando em mercado secundário, pode tanto estar mais alto do que o valor originalmente pago pelo investidor, como também pode estar mais baixo. Ainda por esse motivo, podem acontecer ganhos ou perdas.
Como funciona o resgate de LCI?
Suas aplicações em LCIs podem ser resgatadas antes do vencimento, apenas quando estiverem disponíveis para negociação no mercado secundário. Caso contrário, você deverá aguardar o prazo de vencimento para poder efetuar o resgate.
Qual é o grau de risco do investimento em LCI?
Os riscos que você corre ao investir em títulos de LCI são geralmente baixos. O mais importante é escolher bem a instituição financeira que vai emitir o título, pois ela sofre o risco de entrar em processo de falência e, por este motivo, pode não ter condições de pagar o empréstimo.
Com isso, o risco de uma LCI depende muito da solidez financeira da instituição que irá emiti-lo. Um investimento emitido por um grande e consolidado banco, via de regra, corre menos riscos do que aquelas emitidas por um banco ou corretora de médio porte.
Justamente por isso, para que possa fazer a compensação desse risco, que LCIs emitidas por bancos médios e pequenos oferecem maior rentabilidade para quem irá aplicar.
No entanto, é bom que você lembre que todos os títulos emitidos por instituições financeiras contam com a garantia do FGC. Isto é, eles têm um risco muito mais baixo para os investidores que não ultrapassam o limite de investimento.
O investimento em LCI está sujeito a tributação e taxas?
Quando o investimento em LCIs é feito por uma pessoa física, não existe a necessidade de pagar imposto de renda (IR) sobre o rendimento do título. No entanto, com a isenção do IR, não significa que esse tipo de investimento renda mais.
Para que você possa comparar, um CDB que tem um rendimento de 110% do CDI, por exemplo, pode render muito mais, dependendo do prazo da aplicação.
Veja a seguir um exemplo:
LCI:
90% do CDI x 5,9% (CDI hoje) = 5,31% ao ano
R$ 10.000 x 5,31% = rendimento de R$ 531
Valor final total = R$ 10.531
CDB:
110% do CDI x 5,9% (CDI hoje) = 6,49% ao ano
R$ 10.000 x 6,49% = rendimento de R$ 649
R$ 649 – 15% (IR depois de 2 anos) = R$ 551,65 de rendimento líquido
Valor final total = R$ 10.551,65
Com isso, o ideal mesmo é que você faça uma avaliação do rendimento líquido do investimento, calculando sempre o desconto dos impostos e taxas para saber de fato qual das alternativas é a mais vantajosa.
O valor mínimo que as instituições financeiras aceitam para as aplicações em LCIs varia de uma instituição para a outra.
Porém, em algumas corretoras pode-se fazer o aporte de montantes mínimos mais baixos, a partir de R$ 100,00. Algumas ainda, já oferecem esse tipo de investimento a partir de R$ 1,00.
Vantagens da LCI em comparação com outras formas de investimento
Uma das vantagens de investir em LCIs é a possibilidade de ter um retorno maior do que em outras aplicações de renda fixa, como a poupança, por exemplo.
As LCIs também são uma ótima opção para quem está procurando por investimentos que ofereçam mais segurança e que ofereçam menos riscos, como por exemplo, a posse com data marcada (uma viagem, por exemplo).
Normalmente os títulos de LCI pagam uma porcentagem do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), taxa que geralmente fica próxima à Selic, assim como os CDBs. Esse é o rendimento que oferece a forma mais conservadora de remuneração do mercado.
Quando comparamos os títulos, existe também a garantia do FGC, que também envolve a poupança, conta corrente, CDB e Letras de Câmbio. Já em alguns investimentos, como os fundos, debêntures e ações, não é possível contar com a proteção.
Desvantagens da LCI em comparação com outras formas de investimento
A baixa liquidez é a maior desvantagem em se aplicar em LCIs. É preciso que você saiba que pode não ser possível contar com o dinheiro antes do prazo de vencimento ou de carência, caso houver.
Para que se possa investir em LCI, é recomendado ter antes uma carteira com investimentos mais líquidos, que podem ser usados como uma reserva de emergência caso necessário.
Pela baixa liquidez, a recomendação é investir pensando em objetivos de médio e longo prazo, como poupar para fazer o financiamento de uma faculdade, por exemplo. Para a sua reserva de emergência, dê preferência por aplicar o seu dinheiro em investimentos de maior liquidez.
Outro ponto negativo é que o valor mínimo pode ser mais alto em relação a outros investimentos de renda fixa, como por exemplo, o Tesouro Direto.
Isso requer que você já tenha recursos disponíveis, para que seja possível se beneficiar do investimento. No Tesouro Direto, pode ser aplicado a partir de R$ 30,00.
Simulador de rendimento da LCI
Por mais que agora você já saiba tudo o que envolve esse tipo de investimento, é possível que você ainda esteja se fazendo a seguinte pergunta: quanto o meu dinheiro realmente vai render?
Para que você possa simular um investimento real, deixamos aqui um simulador de rendimentos em LCI para que você possa ter uma noção muito clara de quanto o seu dinheiro irá render de acordo com o tempo que você deseja investir.
Veja como investir com segurança com a Vangardi
Na Vangardi você é o melhor investidor. Somos uma empresa de tecnologia em finanças que tem a missão de viabilizar investimentos em empreendimentos da economia real para todos os públicos e financiar empreendedores de forma coletiva.
Investimento Coletivo Imobiliário
A Vangardi lhe fornece a opção de Investimento Coletivo Imobiliário, que é uma estratégia para erguer capital e oferecer uma alta rentabilidade para os investidores.
De modo geral, o Investimento Coletivo Imobiliário, também conhecido como “crowdfunding imobiliário” é uma forma de os donos de negócios de imóveis arrecadarem dinheiro.
A grande diferença é que isso não é feito através de um só investidor que realiza um grande aporte, mas sim por um grande grupo de pequenos investidores, como você, que fazem o investimento e obtém parte dos lucros dos projetos.
Conclusão
Agora, você já sabe que as LCIs podem oferecer muitas vantagens, não somente pela facilidade em investir, mas também pela variedade de taxas oferecidas e a isenção do Imposto de Renda.
Com juros baixos, a inexistência de taxas possibilita que os títulos tenham uma rentabilidade maior do que outras aplicações. Isto é, ainda mais dinheiro entrando no seu bolso.
A LCI é recomendada para os investidores com perfil moderado ou conservador. Outro objetivo é a diversificação, uma vez que essa estratégia ajuda a proteger o seu patrimônio e manter os bons rendimentos.
Lembre-se sempre de fazer uma boa avaliação das melhores opções para os seus objetivos e perfil de investidor. Esperamos que o artigo tenha ajudado. Até a próxima.