Dividendos: significado, formas de recebimento, pagamento e conceitos
setembro 21, 2021Day trade: significado, como funciona e conceitos para iniciantes
setembro 28, 2021Quando pensamos em investir nosso dinheiro, primeiro idealizamos o lucro, sem considerar que este é o resultado final de um processo, que precisa levar em consideração várias métricas e tipos de investimentos, como o valor presente líquido (VPL).
É preciso saber se ele é viável, antes mesmo de ser rentável.
Se é seguro, para não correr o risco das economias irem parar em mãos inescrupulosas. Enfim, são tantas as variáveis, que precisamos entender e se informar sobre esse mercado, que está em plena ascensão.
Um dos primeiros passos para se investir com segurança é identificar a taxa interna de retorno do investimento (TIR) e também o valor presente líquido (VPL), uma fórmula para ajudar a encontrar o valor presente de cada pagamento.
Saber identificar e calcular o VPL é extremamente útil para as finanças de qualquer pessoa ou empresa.
Basicamente o VPL é uma fórmula matemática para se calcular todos os movimentos do fluxo de caixa, comparados ao investimento inicial.
Ele também é usado na contabilidade e tem como principal tarefa ajudar a realizar um bom planejamento financeiro, prevenindo gastos desnecessários.
O que é VPL (Valor Presente Líquido)?
O valor presente líquido (VPL) é uma fórmula aplicada para identificar o valor presente de pagamentos futuros, excluindo a taxa de custo de capital.
Cálculo necessário para saber na realidade qual o valor que devemos receber no futuro e que esse montante não terá o mesmo valor de hoje.
Para chegar a esse resultado é importante ter conhecimento de matemática financeira, considerando o dinheiro no seu devido tempo.
O cálculo pode ser realizado por meio de planilhas no Excel, aplicativos ou calculadoras financeiras on-line, desde que se conheça a sua fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n). Ou seja, nela consideramos o fluxo de caixa (FC), o tempo do investimento (j) e a taxa de desconto (i).
O segundo passo, depois de conhecer a fórmula é saber interpretar seus resultados. O VPL pode ser positivo, quando gerar ganhos; negativo, se o resultado for prejuízo; ou neutro, quando chegar ao equilíbrio, sem benefícios, porém sem perdas.
Para que serve o VPL?
Também conhecido como valor líquido atual, o valor presente líquido (VPL) é uma ferramenta que zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento.
Para se chegar ao resultado final é preciso conhecer também a taxa mínima de atratividade (TMA) e a taxa interna de retorno (TIR).
A empresa precisa entender o VPL para poder definir com exatidão e certeza onde deve aplicar sua receita, se esta será viável, rentável ou não e quais os possíveis riscos desta operação.
Além disso, a fórmula permite ainda calcular o ganho real, já que considera a valorização do capital, o tempo para isso, os juros ou ganhos recebíveis, comparando com outros tipos de investimentos com juros compostos.
Considerado um importante indicador financeiro, o VPL demonstra o valor presente em todos os fluxos de caixa (entradas e saídas) dos recursos financeiros, retirando o investimento inicial.
Como calcular o VPL?
Com uma conta que parece a primeiro momento difícil e bem complicada, a fórmula
VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
Porém para se obter um resultado correto é preciso considerar o fluxo de caixa em determinado período, o investimento inicial, o retorno que este investimento trará no futuro e a taxa de desconto.
Essa última se refere ao valor que a empresa lucraria se colocasse o recurso em outro tipo de investimento como títulos do governo.
Para executar o cálculo com precisão é melhor usar calculadoras financeiras, sites de internet ou aplicativos. Quem preferir pode fazê-lo também nas tradicionais planilhas do Excel.
O resultado poderá ser positivo, quando os ganhos forem viáveis; negativo, quando gerar prejuízos ou neutro, sem valorização, porém sem perdas significativas.
Para o cálculo, coloco os valores por ano, separados por vírgulas (300, 200, 50). Não poderá haver inversão de sinal logo após o primeiro valor e quando este montante tiver centavos, utilizar pontos (65880.78.)
Resultados do cálculo
Basicamente, os cálculos de VPL podem gerar três resultados: positivo, negativa ou neutro. Se for positivo, excelente. Significa que o investimento é rentável, com valorização do dinheiro aplicado.
Ao contrário, se o valor presente líquido for negativo, o resultado mostra que o investimento não compensou, gerando perdas significativas. Neutro ou perto de zero, a empresa não ganhou, mas não perdeu.
Não houve prejuízos. Importante destacar que o VPL é uma métrica confiável e segura de análise, destacando sempre o ponto de vista econômico da operação.
O cálculo indicará se o investimento é viável ou não e sempre que for maior que zero, significa que o projeto tem valor e seu retorno certo.
VPL positivo
Quando o resultado do cálculo do VPL for positivo significa que existem condições viáveis de receita maiores que as despesas. Além disso, a operação apresenta boa rentabilidade. Ou seja, significa que o valor aplicado apresenta a possibilidade real de ganhos, valorização dos recursos investidos e retorno financeiro certo.
VPL negativo
Ao contrário do VPL positivo, quando ele apresenta resultado negativo, significa que não houve rendimentos.
As despesas superaram as receitas, tornando o investimento inviável. Resultados negativos dos cálculos do valor presente líquido demonstram que a aplicação não é capaz de oferecer rentabilidade, podendo até gerar prejuízos.
VPL neutro
Agora outra possibilidade é o resultado do VPL neutro, ou igual a zero. Nesta situação o investimento não trará rendimento algum no período desejado e nem tão pouco, acarretará em perdas.
Portanto, é o investidor, quem terá que tomar a melhor decisão de seguir ou parar o investimento, pois um VPL neutro, poderá representar riscos futuros ao fluxo de caixa.
Lembrando sempre, que independente do cálculo, é preciso considerar o tempo que o investimento levará para trazer retorno ou não.
Vantagens do uso do VPL
A aplicação correta do VPL traz ao empreendedor mais preparo e confiança para realizar seus projetos e empreendimentos. Com segurança nas operações, consegue traçar metas reais de ganhos e projetar novos investimentos.
Informações bem organizadas e equipes preparadas para realizar os cálculos, auxiliam o desenvolvimento sustentável da empresa ou projeto.
Entre as principais vantagens do uso do VPL podemos destacar que ele possibilita a previsão do investimento futuro da empresa, prepara melhor o empresário para realizar esses e outros planos.
Além disso, apresenta importantes informações para garantir o crescimento do negócio com boa margem de segurança.
Outro benefício do VPL é que ele também pode ser usado para comprovar a viabilidade de iniciativas, como o lançamento de um novo produto, a compra de um novo software, troca ou modernização da empresa, entre outras inovações.
Desvantagens do uso do VPL
Sim, existem desvantagens no uso do valor presente líquido (VPL), em especial, sobre aqueles projetos com valor inicial de investimento maior que outros, de menor volume. Isso pode apresentar uma falsa sensação de que o primeiro caso é mais vantajoso que o menor, o que não é verdade.
Outro ponto negativo é que o VPL não permite a realização de comparação entre os investimentos. A dificuldade em prever com exatidão os valores a serem investidos e a estimativa do percentual de retorno também se apresenta como uma limitação do VPL.
Assim, verificamos que nem todos os investimentos podem ser analisados por meio do VPL e sim, somente aqueles que apresentam informações completas e previsões aproximadas. Lembrando ainda que o VPL não considera o tempo de investimento, se a curto, médio ou longo prazos.
VPL e TIR
Como já vimos o VPL (valor presente líquido) é a soma de todos os fluxos de caixas, considerando todos os pagamentos e os recebíveis. Já a taxa interna de retorno (TIR), deriva do termo inglês Internal Rate of Return (IRR), que irá zerar o VPL.
O VPL é considerado uma ferramenta sofisticada de análise de orçamento de capital, considerando os recursos no tempo definido.
Se o resultado do cálculo do VPL for maior que zero o projeto é viável, esse for o contrário, ele deve ser rejeitado. Já no caso da TIR, se a taxa se apresentar acima do custo de capital, o projeto também deverá ser aceito. Se for inferior, deve ser rejeitado.
O que é TIR (Taxa Interna de Retorno)?
A taxa interna de retorno nada mais é do que um indicador complementar ao VPL, que colabora de forma efetiva e ágil para verificar a viabilidade econômica de um determinado investimento ou projeto.
A TIR é ainda mais específica que o VPL, calculado o percentual de retorno considerando o menor valor para a realização do projeto.
Ou o TMA. Caso a TIR se apresente maior que o TMA, mostra que o investimento é positivo e, consequentemente trará lucro certo ao investidor. Mas, se for o contrário, TMA maior que TIR, representa perdas.
Ou seja, a TIR pode ser entendida como uma taxa que atesta ou não o crescimento do investimento, seu lucro potencial e se ele contribuirá ou não para o desenvolvimento do empreendimento.
A fórmula de cálculo da TIR considera o fluxo de caixa (FC); o período de cada investimento (i) e o período final do investimento (N). A operação pode ser realizada por meio de planilha do Excel, aplicativos ou plataformas financeiras digitais. Entre as vantagens do cálculo da TIR destacamos a vantagem de se calcular a rentabilidade de um determinado projeto e sua viabilidade econômica ou não.
O resultado dessa operação é interpretado em percentual, ajudando na melhor compreensão dos dados. Entretanto, o cálculo da TIR também apresenta desvantagens, em especial por não revelar a possibilidade de prejuízos.
VPL ou TIR: qual usar?
Decidir por um ou outro tipo de investimento e seus respectivos prazos de retorno requer muito conhecimento e cautela.
Aplicar em títulos do governo, expandir a empresa, uma nova franquia ou simplesmente deixar o dinheiro em um fundo de investimento, são algumas das opções disponíveis no mercado financeiro.
Porém, identificar as vantagens e desvantagens de cada operação, bem como saber calcular corretamente as taxas envolvidas na operação pode ser determinante para bons resultados. Entre elas a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e também o tempo de retorno (payback).
Escolher entre VPL ou TIR dependerá da finalidade da operação. A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas.
Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.
Conheça uma excelente forma de investimento com a Vangardi
Aprender a investir com segurança pode ser o caminho para a tão sonhada liberdade financeira. Exige conhecimento do mercado e suas métricas de dados.
Quando se fala em investimentos alternativos, a Vangardi, como seu próprio nome já sugere, está na vanguarda, oferecendo amplo leque de opções com segurança e boa rentabilidade.
Operações voltadas para o investidor em geral, empreendedores e profissionais que queiram conhecer mais a fundo esse mercado que se torna atrativo e promissor.
A Vangardi dá acesso a oportunidades que antes eram um privilégio restrito aos grandes investidores e bancos.
Oferece operações onde é possível investir diretamente em empreendimentos reais em seu estágio inicial, garantindo lucros maiores. Já são mais de R$ 13 milhões captados, mais de 10 mil investidores cadastrados e 100% dos pagamentos em dia.
Com mais de R$ 13 milhões captados, mais de 10 mil investidores cadastrados e 100% dos pagamentos em dia, a Vangardi é uma plataforma de investimentos coletivos voltada para empreendimentos imobiliários e de outros setores promissores da economia brasileira.
Seleciona projetos imobiliários e de outros setores disponibilizando aos investidores novas oportunidades de renda, tudo feito de forma digital, sem burocracia e com investimento mínimo a partir de R$ 1.000,00.
Sua plataforma permite que o investidor acompanhe o andamento do projeto e todo seu fluxo de recebimentos.
Os projetos são criteriosamente avaliados e selecionados e os rendimentos anuais a partir de 12%, superam a margem oferecida em aplicações do mercado, como caderneta de poupança.
O cadastro é gratuito, sem cobrança de taxa de investimento ou administrativa. Tudo de forma digital, sem burocracia ou sujeito a aprovações cadastrais.
Acesse e confira as principais dicas para começar a investir. Entre os empreendimentos já captados, um bom exemplo é o Vista Caucaia, iniciado em março de 2021. Com prazo de 18 ou 24 meses, já conta com 88 investidores, R$ 969.000,00 captados e rentabilidade de 13% ao ano.
Investimento Coletivo Imobiliário
Ter um bom rendimento com aquele dinheiro extra é o sonho de muitas pessoas. Se for a curto prazo e com juros melhores, melhor ainda. O mercado financeiro oferece produtos para todos os perfis e bolsos dos investidores e a poupança já não é mais a principal fonte de investimentos.
Com a chegada das plataformas digitais, muitas novidades chegaram ao alcance de todos. Quem pretende valorizar seu capital precisa conhecer outros tipos de aplicações, melhores e tão seguras como a poupança. Entre elas o Investimento Coletivo Imobiliário.
Integrado a plataformas de crowdfunding e peer to peer imobiliário abrem captações e observam um aumento na demanda de investidores. Esse tipo de investimento é menos burocrático, oferece oportunidade de investir na economia real.
Ou seja, em projetos ou serviços em andamento, diversificar e democratizar o leque de investimentos, não possui taxas e oferece boa rentabilidade.
Seguindo essa linha de raciocínio, o investimento coletivo imobiliário já tem captado quase R$ 50 milhões em investimentos no Brasil, com previsão de chegar em 2023 com a marca de R$ 1 bilhão.
Entre as vantagens do investimento coletivo imobiliário, destaque para a valorização dos empreendimentos, a segurança, a baixa volatilidade, a alta demanda no mercado diante do déficit habitacional nacional e a renda passiva, que pode vir em forma de aluguel ou da venda de imóveis investidos.
Conclusão
Como vimos, investir requer estudo, conhecimento e tempo para um bom retorno. Aliado a isso, é preciso ainda conhecer as ferramentas e variáveis de taxas e suas respectivas fórmulas de cálculos.
Entre elas destacamos uma das mais importantes, o Valor Presente Líquido (VPL), um importante indicador que ajuda o investidor a analisar a viabilidade ou não de um investimento.
Suas vantagens e desvantagens ajudam na tomada de decisão inteligente. Sua fórmula matemática calcula os movimentos do fluxo de caixa, comparado ao investimento inicial, levando em consideração os gastos e ganhos em um determinado período.
O VPL é uma importante ferramenta de planejamento, em especial por descontar os gastos em seu cálculo. Desta forma o empreendedor terá em mãos dados mais consistentes e reais sobre o empreendimento ou investimento.
A fórmula de cálculo do VPL envolve alguns termos como FCO, que representa o fluxo de caixa no início do investimento, FCn, que mostra o fluxo de caixa após um determinado tempo do investimento, a taxa mínima de atratividade (TMA), que mostra o valor mínimo que o investimento deve gerar para ser viável, entre outros.
Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados ao mercado de investimentos? Então continue nos acompanhando!