Investimento coletivo: por que o crowdfunding é uma ótima escolha
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agosto 13, 2020Lidar com pessoas é uma das tarefas mais importantes para os resultados de um negócio, seja qual for o setor em que você atue. No caso das construtoras e incorporadoras, é essencial destacar a importância do bom relacionamento com o investidor.
As formas como as empresas da construção civil e do mercado imobiliário desenvolvem essa relação com investidores podem ser muito variadas. Não existem receitas prontas para estabelecer vínculos, mas algumas estratégias são fundamentais para a fortalecimento deles.
Nesse setor, é sempre importante lembrar que construtoras e incorporadoras lidam com diversos níveis de relacionamento. Em outras palavras, os clientes fazem parte apenas de uma dessas esferas, enquanto os investidores também estão muito presentes nesse cenário.
Com isso, reconhecer que o relacionamento com o investidor tem relevância ímpar é o primeiro passo para o sucesso desse alinhamento. Portanto, esse texto vai apresentar três dicas sobre isso, que podem ser colocadas em prática o quanto antes.
Qual é a importância do relacionamento com o investidor?
Os clientes finais são fundamentais, mas representam apenas uma parte de um longo processo relativo à construção civil. Enquanto dependem deles para concretizar vendas, as construtoras e as incorporadoras alimentam diversas estratégias para favorecer a concretização dos negócios.
Isso envolve ações de marketing e outras formas de comunicação personalizada que visam conquistar o público, direcionando-o para o objetivo final. É por isso que, algumas vezes, o contato com clientes acaba sendo mais passageiro e breve, ao contrário do que acontece com quem investe no desenvolvimento dos empreendimentos.
Em outras palavras, é comum que investidores acompanhem de perto o desenrolar de suas obras e todos os processos que as envolvem, como cumprimento de prazos e, claro, comercialização.
Comunicação que aproxima
Essa proximidade – não necessariamente física ou emocional – do investidor com construtoras e incorporadoras exige um relacionamento diferenciado, que tem como base e premissa uma comunicação clara e transparente. Esse é o primeiro ponto que devemos destacar sobre esse assunto, pois o apoio a empreendimentos tem total relação com a percepção que temos sobre as figuras responsáveis por eles, concorda?
Por vezes, investidores são próximos aos empresários do mercado imobiliário e da construção civil, isto é, são parceiros de longa data e de famílias com interesses e histórias em comum, por exemplo. De fato, um relacionamento estreito contribui imensamente para as oportunidades de levantamento de capital. Afinal, é mais fácil apostar em quem confiamos.
Porém, ainda que seja entre pessoas distantes, é possível e necessário estabelecer uma comunicação que funcione sem ruídos, isto é, seja fluida. Esse tipo de ação tem como finalidade promover a segurança entre todos os envolvidos.
Em outras palavras, estamos falando de algo primordial para que possa ser estabelecida uma relação de confiança, uma palavra que é chave para a continuidade e a ampliação de investimentos. Isso é sinal de que a empresa cuida de sua reputação e de sua credibilidade, o que consequentemente impacta positivamente em sua autoridade de mercado.
Como estabelecer a comunicação
Mais adiante, você verá as três dicas que têm tudo a ver com a comunicação que favorece o relacionamento entre investidores, construtoras e incorporadoras.
Será possível perceber que os meios para comunicar com o investidor podem variar. Em alguns casos, como no da Vangardi, investidores podem ficar por dentro de informações e novidades na plataforma de seus investimentos, direto na página da construtora, por exemplo, que pode criar uma comunicação por lá.
Mas isso é somente um exemplo. Então, confira algumas dicas para aprimorar essa relação.
3 dicas de relacionamento com investidor
Como já definimos que a comunicação é chave para estabelecer o relacionamento entre investidores, construtoras e incorporadoras, é hora de entender de forma mais detalhada. Acompanhe!
1. Defina o canal de comunicação
É fundamental estabelecer o canal onde será feita a manutenção desse relacionamento. Os meios de comunicação definidos por sua empresa são aqueles que servem para informar os investidores sobre atualizações referentes ao projeto.
Existem algumas formas de fazer isso, e caberá à construtora e/ou incorporadora a definição disso. Por exemplo, os e-mails são ferramentas que podem trazer novidades, como num formato de newsletter mais personalizado.
Ou, então, é possível criar uma página dedicada ou um sistema, em um só lugar, que fique de fácil acesso para os investidores. Essa estratégia é uma maneira de centralizar dados, algo que todo investidor tem interesse em saber, a qualquer momento.
Vale destacar que as formas de comunicação com públicos estratégicos foi evoluindo ao longo dos anos, de forma que as empresas foram se adaptando a isso. Por exemplo, há diversos canais online, como materiais ricos, webinars, chats, entre muitos outros.
Com isso, é preciso entender o perfil do público para estabelecer a melhor comunicação. Ou seja, leve em conta se o diálogo é com o investidor individual, com a pessoa física, pois estão se destacando no processo de tomada de decisão. Essa participação ativa tem tudo a ver com as chances de um aumento da base acionária da companhia e, claro, de seu crescimento.
Periodicidade para manter o relacionamento com o investidor
De toda forma, seja qual for o meio de comunicação escolhido para esse relacionamento, é de grande importância que os comunicados sejam regulares, ou seja, tenham periodicidade. Caso contrário, você corre risco de aumentar ruídos e falhas de entendimento sobre o desenrolar de determinado empreendimento.
Além disso, a linguagem utilizada para comunicar com investidores é essencial. Em outras palavras, torne-a personalizada, de forma que o público entenda que a mensagem é direta e, consequentemente, uma forma de agregar valor ao relacionamento.
2. Apresente os dados de maneira clara
Investidores precisam de números para entender resultados, de maneira clara, sem rodeios. Isso significa que o bom relacionamento entre investidor, construtora e incorporadora depende dos dados precisos sobre aquele projeto.
Números indicam como andam processos referentes a obras e vendas, por exemplo. Ainda que alguns informativos apresentem pontos complexos, é possível simplificá-los e organizá-los para tornar a comunicação fluida.
É importante lembrar que apresentar dados significa valorizar o fluxo da transparência e da agilidade, de forma que todas as partes envolvidas fiquem por dentro das informações necessárias.
Além disso, a comunicação deve ser verdadeira e breve, isto é, focar naquilo que realmente importa.
3. Tenha um bom relatório
Se o tópico anterior foi sobre dados, a ordem natural é a apresentação de relatórios, pois fazem parte da manutenção do relacionamento com investidor.
Isto é, relatórios são documentos que transmitem o andamento das dos projetos, das obras, dos negócios. Por isso, desenvolva-os de forma clara, com uma apresentação bastante transparente, completa e que seja visualmente interessante.
Inclua os resultados, bem como suas atualizações, além de imagens, infográficos, entre vários outros dados que complementem a comunicação.
Um ponto interessante é com relação à exigência conforme a evolução dos projetos. Alguns vão ganhando maiores dimensões, o que demanda ainda mais a presença de relatórios, pois são uma forma de fortalecer o relacionamento com os investidores em questão.
Conclusão
O relacionamento com investidor é algo que não pode nunca ser negligenciado por construtoras e incorporadoras. Estabelecer e fortalecer vínculos com quem aposta em projetos é fundamental não apenas para o empreendimento em questão, mas para o desenvolvimento da imagem da empresa e de sua credibilidade de mercado.
Portanto, tome a comunicação como um caminho para essa relação e adote clareza e transparência ao longo de todo o processo!