Como declarar fundos imobiliários no imposto de renda? Atual – 2021
agosto 5, 2021FGC: como funciona e qual a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito
agosto 16, 2021Para leigos, a LFT significa “Letra Financeira do Tesouro”, atualmente conhecida como “Tesouro Selic”.
É considerada por especialistas um excelente ponto de partida para quem deseja entrar neste mundo tão vasto e cheio de oportunidades, que é o mundo dos investimentos, ou para quem apenas deseja fazer uma reserva de emergência.
A alta liquidez, ou seja, velocidade que se obtém retorno sobre o investimento, o baixo risco oferecido ao investir e, também, uma rentabilidade superior à poupança, fazem do Tesouro Selic um alvo muito comum de grandes e pequenos investidores.
Uma vantagem clara da LFT, é a autonomia para resgatar o seu saldo antes do prazo de vencimento, sem perdas.
Enquanto em outros ativos é crucial que o investidor espere o prazo de vencimento, no Tesouro Selic o investidor tem flexibilidade para vender suas ações a qualquer momento. A compra dos ativos é feita pelo próprio governo e você recebe o seu dinheiro dentro de um dia útil, após a sua solicitação.
Quer saber mais sobre LFT, sua rentabilidade e prazo para resgate? Então continue a leitura do post de hoje!
O que é LFT (Tesouro Selic)?
O Tesouro Selic é um título público de renda fixa pós-fixado do governo, o que significa que ele tem uma remuneração anual fixa, mais o valor da taxa Selic do período. Ele possui uma taxa de juros ligada à Selic, que é a taxa referência para as linhas de crédito no Brasil.
Esta taxa tem influência sobre todas as taxas de juros do país: juros de empréstimos bancários, aplicações financeiras e financiamentos.
O Tesouro Selic é um ativo bastante recomendado para quem busca por uma rentabilidade superior à poupança, que rende atualmente 2,97% ao ano, o que faz dela um mal investimento comparado à LFT.
Em linguagem comum, investir no Tesouro Selic é você “emprestar” o seu dinheiro para o estado e receber de volta com juros.
Mas, tenha calma. Entenda como este “empréstimo” ao governo funciona e o quão benéfico isso pode ser para você, quais são os cuidados que você deve tomar e em que pontos você deve ficar atento(a).
Como funciona esse tipo de investimento?
Como todos os outros títulos públicos do Tesouro Direto, a LFT ou Tesouro Selic possui uma data de vencimento, tem um valor mínimo de aplicação que pode variar dia após dia, tem um valor unitário – valor de um título inteiro – e está sujeito a cobrança de Imposto de renda, uma taxa de custódia e IOF em caso de resgate em menos de 30 dias.
Para investir no Tesouro Selic é muito simples e qualquer pessoa com um CPF pode ser investidor(a).
Basta que você possua uma conta em uma instituição financeira, como uma conta em banco ou em uma corretora de valores competente para fazer seus investimentos.
Este tipo de investimento foi pensado para que qualquer pessoa possa investir. O Tesouro Selic ou LFT é conhecido pelo seu fluxo de investimento simples, que nada mais é do que: fazer uma aplicação e um resgate.
Ou seja, você aplica facilmente o seu dinheiro e, com a mesma facilidade, resgata seus fundos sem precisar passar por um longo processo. Isto permite que, mesmo que você esteja iniciando e tenha pouca experiência, seu dinheiro renda e lhe gere lucros.
Como se não o bastante, o Tesouro Selic ou LFT, possui baixa volatilidade. Com isso, o seu investimento é corrigido conforme a variação da taxa básica de juros brasileira (taxa Selic) do período, o que pode ser entendido também, como investimento de baixo risco.
O nome dado ao “investimento + valor do rendimento”, é: valor de face. Ele desempenha a função de evitar que o investidor tenha retorno negativo, sendo assim, o montante investido neste título tende a render até o vencimento e o aporte inicial é preservado.
A grande previsibilidade de rendimentos, faz com que o título do Tesouro Selic seja muito recomendado para quem tem objetivos de longo prazo, como aposentadoria ou pagamento de estudos dos filhos, por exemplo.
Para qual perfil de investidor é indicado?
Seja você um investidor experiente que já tenha uma carteira bem diversificada, ou esteja apenas iniciando ou querendo pôr o primeiro “pé na água para medir a temperatura”, este é um ativo muito indicado, pelo baixo risco que ele oferece.
Isso significa que a LFT é um investimento recomendado para iniciantes, amadores e investidores veteranos.
As recomendações são para longo, médio e curto prazo. Se o seu objetivo é criar a sua reserva de emergência ou para lucros maiores no longo prazo, a LFT ou Tesouro Selic, é uma opção indispensável para a sua carteira de investimentos.
Dentre os títulos existentes no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é o que oferece menor risco em caso de resgate/venda antecipada. Isso significa que se você decidir, ou precisar vender o título e resgatar seu dinheiro aplicado, em comparação aos demais títulos, você perde menos com estas movimentações.
Qual a rentabilidade da LFT?
O rendimento da LFT ou Tesouro Selic pode sofrer variação em um período de 45 dias, ou não. Exatamente, isso significa que a cada 45 dias os seus rendimentos podem ser reajustados ou não e, o valor pode ser maior ou menor, de acordo com a variação.
Como este ativo está diretamente ligado à taxa básica de juros (taxa Selic), o rendimento corresponde a 100% da taxa Selic do período. Assim, o rendimento mensal deve ser calculado com base nos 12 meses do ano, conforme a taxa vigente.
Levando em consideração a taxa Selic atual de 4,25% ao ano, fazendo a divisão pelos 12 meses, temos um retorno bruto mensal de 0,354%.
Como é o prazo para resgate do valor investido?
Para resgatar o valor investido no Tesouro Selic é muito simples e sem burocracia. Em relação aos demais títulos do Tesouro Direto, temos uma vantagem na LFT que é de poder efetuar a venda dos ativos antes do prazo de vencimento, sem riscos de perda.
Como visto anteriormente, todo título possui um prazo de vencimento para que seus investidores possam receber seu dinheiro com juros.
Entretanto, na compra de títulos do Tesouro Selic você tem a garantia de poder receber o seu dinheiro de volta, pois o próprio governo faz a recompra de títulos mesmo antes do prazo de vencimento, seja por qual for o motivo.
Diferentemente de outros títulos do Tesouro Direto, o Tesouro Selic não acarreta perdas caso você faça o resgate antecipado de seus fundos.
Por isso, é uma ótima opção para quem deseja ter em sua carteira de investimentos ativos que servem como reserva de emergência. Afinal, quando temos uma emergência, a última coisa que queremos é ter menos dinheiro do que tínhamos antes, ou pior, nenhum dinheiro
O investidor pode fazer o pedido de resgate dos seus fundos de segunda à sexta-feira e o valor requerido é observado em conta após um dia útil.
Quais as vantagens da LFT?
Investir no Tesouro Selic sempre será vantagem, pois ele está diretamente ligado com a taxa básica de juros do país. Isso significa que sempre que a taxa de juros subir, seus rendimentos subirão igualmente.
Outra vantagem é a liquidez diária, que permite ao investidor resgatar seus fundos sem precisar esperar o período de vencimento, podendo fazer o pedido na hora em que precisar e sem que isto acarrete perdas do montante investido inicialmente.
Um ponto que não pode deixar de ser mencionado, é o fato de que a LFT é um título do governo, o que significa que o risco de perder o que você aplica é praticamente inexistente.
Além destas, uma das vantagens mais atraentes, é que qualquer pessoa pode se tornar investidora, sem que precise de um alto nível de conhecimento ou de um alto capital para começar a fazer seus aportes.
Realmente, os títulos do Tesouro Selic são uma opção que não podem faltar na sua carteira de investimentos.
E as desvantagens da LFT?
Uma das poucas desvantagens, está diretamente ligada com uma de suas maiores vantagens.
Por ser um ativo que está diretamente ligado à taxa Selic, que tem baixa volatilidade, isso faz com que os seus riscos como investidor diminuam, mas este mesmo fator acaba fazendo com que a sua rentabilidade não seja tão alta quando comparado com outros ativos de maior volatilidade e risco.
Outra desvantagem é que o Tesouro Selic ou LFT não protege diretamente seus investidores da inflação. Essa função está atrelada ao Tesouro IPCA (ou NTN-B e NTN-B Principal).
No entanto, a taxa Selic geralmente consegue se manter acima do IPCA, garantindo ainda, certa proteção aos seus investidores.
Quais as diferenças entre LFT e LTN?
A grande diferença é que a LFT é um título pós-fixado, enquanto a LTN se trata de um título prefixado.
Por terem a característica de títulos “pós-fixados”, a LFT tem seus rendimentos diretamente ligados à taxa básica de juros (Selic), o que determina que, conforme a taxa Selic subir ou descer, os rendimentos da LFT irão sempre acompanhá-la.
Já na LTN, a característica de título pós-fixado muda para prefixado, o que significa que: mesmo que a taxa Selic suba ou o índice IPCA desça, os seus rendimentos serão sempre os mesmos, pois a sua rentabilidade não está ligada à nenhum indexador ou indicador econômico.
Como funciona a incidência do IRPF sobre a LFT e sua declaração?
Em qualquer título do Tesouro Direto, o imposto de renda é cobrado de forma regressiva. Quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro investido, menos impostos serão cobrados de você.
A alíquota mínima é de 15% e este valor pertence somente ao valor de rendimento do período, por isto, é imprescindível que você esteja sempre atento aos prazos e valores dos seus investimentos.
Para leigos, “alíquota” é o percentual ou valor fixo usado para calcular o valor final que uma pessoa ou empresa irá pagar de impostos.
A declaração de títulos públicos é feita de forma igual à declaração de outros títulos de renda fixa, sendo o seu saldo informado na ficha de Bens e Direitos.
Como toda aplicação financeira, títulos públicos também precisam ser declarados no seu IRPF.
Veja em valores percentuais o quanto você irá declarar em seu Imposto de Renda:
- Até 180 dias de investimento, 22,5%;
- De 181 a 360 dias, 20%;
- De 361 a 720 dias, 17,5%;
- Acima de 720 dias, 15%.
Outros impostos e custos que podem envolver a operação
Existem também os IOFs, que são impostos sobre operações Financeiras.
Este tipo de cobrança é feito caso o período de investimento seja inferior a 30 dias, que oscila entre 96% no primeiro dia de investimento até 3% no 29° dia da sua aplicação.
Há também algumas taxas que devem ser levadas em consideração. Como a taxa de custódia da BM&FBovespa e taxa de administração por parte da corretora de valores na qual você aplicou seu dinheiro.
Independente da corretora que você escolher para cuidar dos seus investimentos, a taxa de custódia da BM&FBovespa é obrigatória e equivale ao percentual de 0,30% ao ano sobre o valor total dos títulos que você adquire.
Esta taxa é cobrada diariamente após a data de liquidação da operação, que acontece dois dias úteis após a compra do título.
A cobrança é feita a cada seis meses, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, caso ocorra o vencimento do título, a venda antecipada ou pagamento de juros, o que acontecer antes, ou quando as taxas devidas à BM&FBovespa e à Instituição financeira ultrapassarem o valor de R$10 (dez reais).
LFT é melhor que a poupança?
Mesmo levando os impostos em consideração, a poupança perde facilmente para o Tesouro Selic (LFT) em relação a rendimentos.
Enquanto a poupança paga ao investidor apenas 70% da taxa Selic, na LFT o valor pago é de 100% da taxa básica. Mesmo com as taxas de impostos variando de acordo com os custos sobre o investimento, o Tesouro Selic ainda assim paga mais juros que a poupança.
Outro ponto positivo da LFT em relação à Poupança, é que o Tesouro Selic tem rentabilidade diária, enquanto na poupança você precisa esperar 30 dias para o seu dinheiro começar a render. Caso você faça o saque de valores antes de cada “mêsversário”, o rendimento acumulado fica para o banco ou instituição financeira.
Por se tratar de um ativo do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros do Brasil (mais que a poupança).
Para investimentos feitos na Poupança no período de 2012 para trás, o rendimento do valor investido é de 0,5% ao mês + TR (Taxa Referencial, que não deve ser levada em consideração por estar zerada desde 2018). Isso nos dá aproximadamente um retorno anual de 6%.
Mas o que realmente nos importa, é a chamada “Nova Poupança”. Ela possui uma regra específica e vigente para aportes realizados de 2012 para cá. Ou seja, se você tem algum dinheiro e deseja investi-lo, mas está indeciso entre a Poupança e o Tesouro Selic, esta é a comparação que você precisa considerar.
Na regra atual, se a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano, o que vale é a regra antiga de aproximadamente 6% de rentabilidade ao ano. Isso significa que ainda temos o Tesouro Selic em vantagem.
Caso a Selic esteja em 8,5% ao ano ou inferior a isto, a rentabilidade do seu dinheiro na poupança será 30% mais baixa que a Selic + TR (zero). Isto faz com que a rentabilidade da poupança sempre esteja pelo menos um terço em desvantagem, seja qual for o nível da Selic.
Conheça uma excelente forma de investimento com a Vangardi
Se você está começando agora ou simplesmente deseja inovar e fazer parte de algo sólido, rentável e seguro, a Vangardi tem o que você precisa.
Aqui tudo é feito de forma simples, rápida e totalmente digital. Isso garante que você tenha a melhor experiência com seus investimentos.
Somos uma Fintech (empresa de tecnologia em finanças) especializada em investimentos coletivos. E temos como missão principal, possibilitar o acesso de qualquer pessoa a investimentos em empreendimentos da economia real antes reservados somente a grandes investidores e, financiar empreendedores de forma coletiva.
A Vangardi é uma plataforma digital que atua no setor imobiliário, sendo ela um correspondente bancário com o objetivo de promover a contratação facilitada de empréstimos para o setor de imóveis.
Entre os valores que carregamos, temos como primordial o cumprimento de todas as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.
Investimento Coletivo Imobiliário
O investimento coletivo imobiliário, também conhecido como equity crowdfunding ou crowdfunding de investimento, funciona como um empréstimo que é devolvido com acréscimo de juros. Seus investidores fazem um aporte para financiar as empresas que irão executar as operações.
Este tipo de investimento consiste na captação de recursos junto às pessoas. Para investir, não precisa ser um milionário ou coisa do tipo, pois nesta modalidade se encaixam perfeitamente, também os pequenos investidores.
Como benefício, o investidor que optar por aportar seu dinheiro neste tipo de investimento, tem como retorno futuro, o direito na participação dos resultados como sócio, praticamente como se fosse ele o dono das ações da empresa, ou, como titular dessas ações.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que a LFT ou Tesouro Selic, é um título digno de títulos.
De todas as opções do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é a aplicação mais simples e segura, portanto, a mais indicada para investidores de todos os tipos, sejam eles experientes ou que desejam ingressar no mundo dos investimentos e ter em sua carteira um ativo que lhe sirva como reserva de emergência.
Dentre as inúmeras vantagens, a mais interessante para o investidor, é a sua rentabilidade diária, que permite o resgate de fundos a qualquer momento sem a perda do montante inicial e com correção aplicada sobre juros.
Por estar diretamente ligada à taxa Selic, diferentemente da Poupança, seus investidores têm um retorno de 100% em relação à taxa básica, o que nos faz somar mais pontos positivos na hora de pensar em quais ativos ter em nossa carteira de investimentos.
E como todo bom investidor sabe, jamais podemos “pôr todos os ovos no mesmo cesto”. Então, além de ter o seu dinheiro investido em títulos do Tesouro Selic, pense na Vangardi como opção para investir no setor imobiliário, assim diversificando ainda mais a sua carteira e dando a você ainda mais segurança e retorno sobre investimento.