Ativos reais: benefícios, riscos, e diferença para ativos financeiros
outubro 28, 2021Casa Verde Amarela: como funciona e como construir por meio dele
novembro 4, 2021As criptomoedas têm sido uma sensação e tanto nos últimos anos; sua adoção tem sido mais rápida do que a internet. Até o final de 2025, espera-se que haja cerca de um bilhão de carteiras globais de Bitcoin. Espera-se que esse número continue aumentando devido ao alcance mundial da Internet.
Além disso, o crescimento das Finanças Distribuídas (DeFi) é ainda mais impressionante, com o número de usuários triplicando desde o início de 2021.
Atualmente, existem mais de 6000 criptomoedas e a cada dia que passa uma nova criptomoeda é lançada no mercado.
Mas, vocês sabem o que são elas? Como elas funcionam? Quais são as vantagens de se investir nessa nova tendência? Quais são as atuais moedas existentes no mercado?
O que são as criptomoedas?
Conhecida por ser uma moeda digital ou também como uma moeda virtual protegida por criptografia, as criptomoedas vêm se destacando nos últimos anos. Mas o que é um sistema protegido por criptografia?
Esse é um sistema que utiliza a cifragem de dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém os dados para descriptografar conseguem acessar as informações originais.
O principal interesse nessas criptomoedas se deve ao fato que eles possuem um comércio com fins lucrativos bem altos, na maioria das vezes. Mas, apesar disso, um sistema de criptomoedas deve atender algumas condições para existir, sendo elas:
Não possuir uma autoridade central, ou seja, deve ser mantido por meio de um consenso;
Deve manter uma visão geral de suas unidades bem como suas propriedades;
O sistema deve ser responsável por definir se novas unidades podem ser criadas e, caso sejam, definir sua origem bem como suas propriedades;
As propriedades devem ser comprovadas exclusivamente via criptografia.
Como funciona o mercado de criptomoedas?
Uma grande característica do mercado de criptomoeda é que os mesmos são descentralizados, ou seja, não são moedas ligadas a alguma autoridade central. Além disso, o mercado dessas moedas gira em torno de uma rede de computadores, podendo ser obtidas ou até mesmo repassadas por meio de carteiras digitais.
Por se tratarem de um registro digital de propriedade compartilhada, as mesmas são armazenadas nos chamados blockchain, que veremos mais à frente. Dessa forma, quando há a troca de criptomoedas entre usuários, a carteira digital é acionada e a transação não é finalizada até que seja verificada e adicionada ao blockchain por meio de um processo chamado mineração.
O que ocasiona a valorização ou desvalorização das criptomoedas?
Na maioria dos casos, tanto a valorização quanto a desvalorização do mercado de criptomoedas anda conforme a movimentação no mercado mundial. Praticamente, é a mesma coisa quando falamos da alta do dólar no dia a dia.
Um dos locais que influencia diretamente o valor da criptomoeda é a China, pois lá, estão a maior parte dos mineradores de criptos do mundo.
O que é a chamada mineração no âmbito das criptomoedas?
A mineração no mundo das criptomoedas está relacionada a uma resolução de equações matemáticas complexas. E para que a mineração seja realizada um hardware sofisticado é utilizado.
Mas, as pessoas que exercem essa atividade são geralmente bem recompensadas, pois, quando uma pessoa investe em algum tipo de criptomoeda, os detalhes desta transação são inseridos no blockchain, e a transação só é concluída após a verificação do minerador.
Então, quando o minerador recebe esses dados, ele precisa ser ágil para resolver as equações e, aqueles que realizam essa atividade primeiro, geralmente, ganham uma fração da transação.
O que é blockchain?
De forma bem simples, o blockchain é um sistema que permite você rastrear tanto o envio quanto o recebimento de criptomoedas em ordem cronológica e, basicamente, as criptomoedas só surgiram graças a esse sistema.
Além disso, o blockchain é um sistema inviolável para registro de dados, ou seja, é bastante seguro por não permitir que dados sejam alterados ou até mesmo apagados. Esse sistema é rápido, transparente, bem como autônomo nas transações financeiras feitas por ele.
Por fim, o sistema de blockchain é o principal responsável pela eliminação de terceiros durante as transações.
Como investir em criptomoedas?
Existem diversos métodos que podem te auxiliar no início da jornada pelo mundo das criptomoedas. Você só precisa saber como vai gerenciar seu investimento. Mas, se liga nessa importante dica!
Investir em criptomoedas ainda é arriscado, por isso, é sempre bom se certificar se você está em boas condições financeiras antes de investir.
Como comprar criptomoedas?
É possível adquirir moedas de três formas diferentes, sendo elas:
Aplicativos de finanças tradicionais, que talvez seja o jeito mais fácil de se obter criptomoedas. Um bom exemplo disso, é o app chamado CashApp, que é um serviço de pagamento que permite a compra apenas de bitcoins. Outro app que vale a pena citar é o Paypal que atualmente permite a compra de quatro tipo de critpmoedas;
Trocas centralizadas, que dependem de uma autoridade central ou até mesmo de intermediário entre você e seus ativos, ou seja, é o mesmo que um fundo de investimento que é negociado na bolsa como uma ação;
Por meio de corretoras especializadas, as chamadas exchanges. O primeiro passo para investir por meio delas é abrir uma conta e preencher um cadastro. Além disso, por questões de segurança, algumas corretoras utilizam meios de proteção extras, como, por exemplo, tokens.
Benefícios e riscos do investimento em criptomoedas
As criptomoedas tem algumas vantagens quando comparadas com as moedas físicas.
Vantagens do investimento em criptomoedas
Dentre as principais vantagens, podemos destacar:
Liberdade de pagamento, pois é possível enviar e receber qualquer valor instantaneamente em qualquer lugar;
Taxas baixas, essa é uma das vantagens que mais chama a atenção de novos investidores. Pois, atualmente, os pagamentos realizados com criptomoedas são processados com taxas mais baixas ou até mesmo as vezes isenta;
Segurança, pelo fato de não ser preciso na maioria das transações, vincular informações pessoais do usuário a transação que será feita;
Transparência, devido a todos as informações sobre as moedas ficam disponíveis na blockchain para qualquer pessoa que quiser acessá-la.
O investimento em criptomoedas é seguro?
As pessoas que estão em busca de investir em criptomoedas precisam ficar atentas a alguns detalhes muito importantes.
Pois, apesar de ser um mercado com um alto índice de segurança, ainda não possui um bom grau de aceitação entre os estabelecimentos. Além disso, possui volatilidade no mercado, devido às grandes variações de preço.
Principais criptomoedas no mercado atual (2021)
Bitcoin
Por ser uma moeda digital descentralizada e sem necessidade de intervenção de terceiros, o bitcoin não depende de bancos, grandes corporações ou até mesmo governos para que a movimentação seja realizada.
O objetivo do bitcoin inicialmente era facilitar as transações pela internet, deixando-as mais rápidas, baratas, bem como poderiam ser utilizadas em qualquer lugar do mundo sem qualquer tipo de restrição.
A moeda está no mercado há oito anos, sendo a primeira criptomoeda do mundo. Atualmente, existem diversas formas de armazená-las, ou seja, as chamadas carteiras digitais. Existem carteiras online, mobile, para computador, em hardware e até mesmo em papel.
Bitcoin Cash
Essa criptomoeda surgiu como uma iniciativa de ex-membros da comunidade Bitcoin, citada anteriormente. Porém, o bitcoin cash veio com uma proposta diferente para o mercado.
Atualmente essa criptomoeda possui uma grande comunidade e tem como principal foco ser um sistema de pagamento baseado em prova criptográfica em vez de confiança, além de não precisar de um terceiro durante a transação.
Além disso, vale destacar que essa criptomoeda apresenta taxas de transição bem baixas, quando comparadas a outras criptomoedas, por isso, o bitcoin cash serviu para ajudar diversas famílias que moravam em países com sérios problemas monetários, sociais e políticos.
A diferença entre o bitcoin e o bitcoin cash fica por conta do limite de transações, cerca de 8 MB; a utilização de um algoritmo de mineração diferente; upgrades agendados previamente; a inserção de barreiras de verificação a cada 10 blocos, dentre outros.
Ethereum
Essa rede foi criada com o objetivo de ser capaz de executar uma gama de tarefas de forma autônoma, mas além disso, essa rede possui uma criptomoeda própria, o Ether, que funciona como meio de troca bem como uma forma de valorização.
O principal objetivo dessa criptomoeda é a realização de operações automáticas, também chamadas de contratos inteligentes. Por ter um histórico de funcionamento sem paradas e com um grande poder computacional dos mineradores, a Ethereum se tornou uma das redes mais seguras para transações por ser baseada no sistema de blockchain.
A principal diferença entre a Ethereum e o Bitcoin, está no fato de que a primeira foi desenvolvida como uma forma de recompensar os usuários que usam essa plataforma. E mesmo com esse objetivo inicial, a Ethereum hoje em dia é uma das três moedas digitais mais negociadas do mundo.
Tether
Conhecida por ser um stablecoin, ou seja, um tipo de moeda estável. Por ser estável, ela sofre menos com as variações de preço e, o motivo disso, e que seu lastro se baseia em um sistema de moeda fiduciária. Mas o que isso significa?
Significa que ela se baseia em uma moeda corrente que possui garantia de valor, nesse caso, o tether se baseia no dólar americano. Outra característica dessa criptomoeda é que ela não pode ser gerada através do processo de mineração de dados.
Ripple
Conhecida por ser um sistema de pagamento com baixo custo, a Ripple é um tipo de protocolo em código aberto que utiliza uma tecnologia com infraestrutura básica para realização de transações interbancárias.
A principal ideia dos criadores desse protocolo é permitir que bancos e empresas financeiras incorporem esse sistema bem como incentivam seus clientes a utilizá-lo.
Litecoin
Conhecida como LTC, essa criptomoeda compartilha o mesmo código do Bitcoin, mas existem algumas diferenças. Dentre as diferenças que podemos citar estão:
Algoritmo de hashing utilizado;
Limite máximo e tempo de transação do bloco.
Além disso, o principal objetivo dessa criptomoeda é fornecer pagamentos rápidos e seguros, mas com um baixo custo.
Criptomoedas promissoras para 2022
DOT
Essa plataforma vem introduzindo a chamada nova era em compartilhamento multichain, ou seja, esse protocolo facilita a transferência cross-chain de qualquer tipo de dado ou ativo.
O DOT facilita a comunicação entre cadeias públicas e privadas, permitindo dessa forma que haja o compartilhamento de informações bem como transações sem confiança através de seus tokens.
Já que estamos falando sobre criptmoedas promissoras para o próximo, alguns sites estimam que em 2025 o preço médio do DOT será de R$ 136,96.
ADA
Fundada em 2017, o ADA ou Cardano como também é chamado, foi projetado com intuito de redistribuir o poder das redes atuais para seus usuários, de forma a criar a confiança com os mesmos, bem como uma rede mais segura, transparente e justa.
O ADA, em 2020, teve um aumento considerável chegando a quase 74% de valorização. Atualmente essa criptomoeda é bastante utilizada por empresas agrícolas com o propósito de rastrear produtos para evitar a falsificação de produtos.
Mas o que essa criptomoeda oferece de diferente no mercado? Por ser descentralizado e totalmente voltado para seus usuários, faz com que os mesmos votem em novas propostas para melhorar esse projeto.
SOL
Projetado para facilitar a criação de alguns aplicativos descentralizados, como a maioria das criptomoedas, o Solana como também é chamado, é um projeto de código aberto baseado no sistema blockchain com baixas taxas mas com grande capacidade de processamento.
Atualmente, figura entre as 10 maiores criptomoedas e isso se deve a sua plataforma ser uma das maiores concorrentes da Ethereum, com os contratos inteligentes.
E sua vantagem, em relação a Ethereum, está no fato de ser uma rede escalável, ou seja, seu crescimento se dá de forma uniforme bem como consegue suportar diversas transações ao mesmo tempo, além de ter um custo mais baixo quando comparado aos demais.
AVAX
Criada para ser uma plataforma de lançamentos de aplicativos voltados para finanças descentralizadas, bem como ativos financeiros e transações. A AVAX vem liderando atualmente uma lista de criptomoedas que mais cresceram nos últimos meses, com quase 80%.
O principal objetivo da Avalanche, é se tornar uma corretora global de ativos, permitindo com que seus usuários realizem qualquer transação com todos os tipos de ativos, controlando isso de uma forma descentralizada também usando os chamados contratos inteligentes.
A vantagem dessa criptomoeda para as demais já citadas, é que a AVAX promete concluir operações em menos de 1 segundo.
CHZ
Desenvolvido por uma plataforma chamada socios.com, o Chilliz como também é conhecido, tem o objetivo de descentralizar como a maioria das criptomoedas, porém, abrangendo apenas o mercado de esportes.
Dessa forma, o CHZ é um token de utilidade que busca acessar um determinado produto ou serviço, ou seja, ele busca atuar como um instrumento de investimento voltado para todos os tipos de esportes.
Por ter funções específicas, essa criptomoeda se difere do bitcoin em alguns aspectos, sendo eles:
A categoria da criptomoeda, por não possuir seu próprio blockchain;
Finalidade principal, já que o CHZ foi desenvolvido com o objetivo de funcionar apenas como uma moeda da plataforma socios.com.
CAKE
Lançada em setembro de 2020, a CAKE, também conhecida como PancakeSwap, é uma corretora descentralizada como a maioria atuante no mercado. Ela possibilita a seus usuários a troca de tokens, concedendo liquidez por meio de farming ou ganho de taxas.
YFI
Você deve ter lido alguma notícia relacionada a YFI, não é mesmo? Ela ficou conhecida principalmente por ter sido a primeira criptomoeda a superar o preço do bitcoin duas vezes seguidas.
Esse protocolo foi desenvolvido dentro da Ethereum, pela yearn.finace e a ideia inicial era simplificar a interação entre os usuários e os protocolos de DeFi. Além disso, outro objetivo dessa criptomoeda é maximizar os rendimentos anuais dos usuários de DeFi.
Por isso, o YFI é um token ERC-20 (sistema de contratos inteligentes para alguns sistemas de blocos Ethereum) que possibilita o controle dos protocolos dentro da yearn.finance.
Como saber a cotação das criptomoedas?
Você pode saber como anda a cotação das moedas de duas formas. Sendo a primeira, através de rastreadores de preços, no caso plataformas digitais.
Uma das mais conhecidas, é a CoinMarketCa. Pois além de oferecer a cotação em tempo real da maioria dos ativos digitais, ele também fornece aos usuários o volume das principais corretoras, bem como, quais moedas estão valorizadas, dentre outras coisas.
Outra forma de saber a cotação, é diretamente com as corretoras, pois, ao consultar as mesmas é possível obter um valor mais real da cotação.
Faça bons investimentos com a Vangardi
Conhecida por ser uma plataforma de Fintech, a Vangardi tem como missão conectar investidores diretamente a empreendimentos imobiliários.
Dessa forma, ao investir coletivamente através da Vangardi, além de ser de forma digital é bem simples, você poderá ter um bom retorno e sem precisar da estabilidade da temida bolsa de valores.
Fique por dentro e conheça um pouco mais sobre o tipo de investimento coletivo da Vangardi.
Investimento Coletivo Imobiliário
De uma forma bem geral, um investimento coletivo é definido como um instrumento usado para a arrecadação de recursos do investidor público, com objetivo de colocar em um determinado projeto.
Esse projeto será implantado e gerenciado exclusivamente pelo empreendedor, com a honra de distribuir entre os investidores os lucros originados pelo projeto.
Dessa forma, ao participar deste tipo de investimento através da Vargardi, você garante ganhos que variam de 11% a 15% ao ano, valor bem mais alto que a Selic e os rendimentos da poupança.
Conclusão
Portanto, neste texto você ficou sabendo o que são as criptomoedas, bem como as principais que estão em alta no mercado além das tendências para 2022.
Conheceu também as principais vantagens de se investir nesse mercado que vêm com uma crescente bastante promissora, além de saber também que são investimentos extremamente seguros.
Quer saber mais? Acesse nosso site e saiba tudo sobre investimentos e mercado financeiro!