SPE: o que é, como constituir, tributação e vantagens e desvantagens
novembro 18, 2021Conjunto habitacional: o que é, história, e como investir nesses projetos
dezembro 21, 2021Você sabe quais os riscos de investimento? Todos os investimentos envolvem algum grau de risco e em finanças, o risco refere-se ao grau de incerteza ou até mesmo do potencial perda financeira inerente a uma decisão de investimento.
Em geral, conforme aumentam os riscos do investimento, os investidores buscam retornos mais elevados para se compensar por assumir tais riscos.
Mas você sabe o que é um risco de investimento financeiro? Como eles são classificados? Ou até mesmo como avaliar um negócio antes de investir?
O que são os riscos de investimento financeiro?
Esse termo pode ser definido como uma probabilidade de ocorrência de perdas em relação a algum tipo de retorno esperado de investimento realizado. Ele é avaliado levando em consideração o histórico de comportamento.
Existem formas de gerenciar os mesmos, porém, para que você seja capaz de fazer isso é necessário compreender os fundamentos do risco e como ele é medido.
O que é um investimento financeiro?
Conhecido por ser um ativo no qual a pessoa investe dinheiro com a esperança de que o mesmo cresça e se valorize, tornando-se um investimento com retorno financeiro maior do que era antes.
O que você deve saber ao realizar um investimento financeiro?
O planejamento desempenha o papel principal durante algum investimento, pois, você precisa entender como investir. Por isso, é sempre bom realizar uma análise cuidadosa sobre suas possibilidades.
Explorar todas as opções de investimento disponíveis no mercado também é importante. Nesse caso, sempre analise os prós e contras de cada investimento, bem como, os fatores de risco aplicados a cada um deles.
Quais são os riscos?
O risco assume várias formas, porém, o termo é mais conhecido como a chance de um resultado ou até mesmo um ganho real do investimento ser diferente do resultado ou retorno esperado. Ou seja, o risco ele inclui a possibilidade de perder parte ou até mesmo todo o montante de um investimento.
Além disso, existem vários tipos de riscos, bem como maneiras de quantificar cada um deles para avaliações analíticas.
Tipos de riscos de investimento
Risco de mercado
Geralmente relacionado a uma redução de valor nos investimentos, esse risco pode estar associado a problemas econômicos ou até mesmo outros fatores que afetam diretamente o mercado. Dentre os riscos de mercado estão:
Risco patrimonial
Esse risco se aplica a algum investimento em ações do mercado. E, esse risco existe devido ao preço de mercado variar conforme a demanda e a oferta, ou seja, esse é um tipo de risco de perda devido a mudanças bruscas e possíveis quedas no preço das ações.
Risco de taxa de juros
Diretamente relacionado a dívidas obtidas a partir de investimentos em títulos, esse tipo de risco afeta o valor dos títulos de forma mais direta do que as ações e é um risco significativo para todos os detentores de títulos. Ou seja, você pode perder dinheiro devido a uma mudança na taxa de juros.
Risco cambial
Quando falamos de risco cambial estamos falando de investimentos estrangeiros, pois, esse risco está associado ao fato de se perder dinheiro devido a variação da taxa de câmbio.
Risco de liquidez
Geralmente, esse tipo de risco pode ser associado à capacidade que o investidor tem de negociar seu investimento por dinheiro.
Ou seja, se refere a facilidade de compra e venda de algum investimento. O grande risco está no fato de não conseguir que a venda seja feita por um preço justo.
Risco de crédito
Atribuído a possibilidade de possíveis perdas no caso de um devedor não liquidar sua vida integral no tempo pré-estabelecido, dessa forma, o mesmo passa a ser inadimplente. Geralmente, esse tipo de risco se aplica a investimentos de dívida, como, por exemplo, os títulos.
Além disso, está associado ao risco de o governo ou até mesmo a empresa que emitiu o título em questão, não conseguir pagar tanto os juros como o valor principal até o vencimento.
Risco de gestão ou operacional
Esse tipo de risco é a possibilidade de algumas falhas acontecerem, como, processos internos, pessoas e até mesmo sistemas falhos ou inadequados. Com isso, os prejuízos são gerados para as empresas.
O risco operacional ou até mesmo de gestão, como é chamado, pode afetar diretamente o desenvolvimento do negócio em questão.
Quais os dois tipos de riscos que qualquer carteira de investimento está sujeita?
Todo mundo que investe sabe que é praticamente impossível encontrar algum investimento completamente seguro, não é mesmo?
No entanto, é importante saber diferenciar os tipos de risco que qualquer investimento está sujeito, sendo eles os riscos sistemáticos e não sistemáticos.
Risco sistemático
Conhecido também como risco de mercado, esse é o tipo do risco que afeta a economia de uma forma geral. Ou seja, não está ligado apenas a um ou outro ativo, mas todo o sistema.
Esse risco está associado, geralmente, a algum tipo de instabilidade do sistema financeiro ou alguma decisão governamental com grande impacto; quedas econômicas ou recessão; mudanças nas leis tributárias; desastres naturais; e por fim, políticas de investimento estrangeiros.
Por serem inerentes à natureza, ou seja, não são controlados por algum tipo de grupo, os riscos sistemáticos são bem mais difíceis de mitigar e, por isso, não existe um método para lidar com eles.
Risco não sistemático
Já o risco não sistemático é a possível ameaça a algum tipo de título em específico ou a carteira de títulos. Ou seja, esse tipo de risco não afeta o mercado como um todo, apenas determinados segmentos.
Por isso, é mais fácil encontrar uma forma de minimizar os riscos. Dentre os principais riscos não sistemáticos estão:
- Cercado, que está associado a possibilidade de o investidor perder dinheiro devido às oscilações do mercado financeiro;
- Liquidez, que no caso, pode ser a ameaça de não receber o dinheiro quando necessário;
- Crédito, é a possibilidade de o emissor do título não quitar o pagamento, ou seja, não honrando a dívida com os investidores.
Como avaliar os riscos de um investimento?
Além de avaliar os riscos é sempre bom que o investidor também avalie o retorno que aquele investimento trará. Pois, ao avaliar os ricos você passa a ter um norte de qual investimento é a sua cara!
E ao avaliar os riscos de investimento, você sempre deve considerar:
- O perfil do investidor;
- As oportunidades de investimento no mercado;
- Buscar um investimento considerando sempre risco com um retorno vantajoso;
- Procure sempre diversificar sua carteira de investimentos.
Cada investimento possui um nível de risco diferente
Sempre tenha em mente que cada investimento dispõe de um nível diferente de risco, mas que todos os investimentos correm o risco de perda do principal. No entanto, alguns investimentos oferecem alto risco bem como, outros baixo risco.
Dessa forma, ao gerenciar bem os seus riscos você pode amenizá-los além de melhorar seus ganhos. Por isso, quando for investir fique atento à segurança que aquele investimento te oferece, a rentabilidade que ele te trará e a liquidez dessa aplicação financeira, bem como, se aquele investimento está de acordo com seu perfil de investidor.
Definindo o perfil de investidor
Ao escolher se tornar um investidor é sempre muito importante definir o perfil de investimento a seguir. Atualmente, existem três tipos de perfis, sendo eles:
- Conservador, que é o perfil ideal para aquele tem horror a possibilidade de risco e sempre prioriza os investimentos seguros;
- Moderado, que é o investidor que acolhe a possibilidade de risco, porém, de forma controlada mas que está em busca de retornos financeiros mais atrativos;
- Agressivo, sendo esse o perfil de investidor que prioriza sempre o ganho e com isso, não ligando muito para os riscos que irá correr.
Investimentos tipicamente de alto e baixo risco
Sempre tenha em mente que o risco está diretamente relacionado com a palavra investir. Pois, não existem definições ou medidas de risco perfeitas.
Além disso, ao compreender melhor o que é risco, de onde ele vem e como ele pode ser diminuído, os investidores podem começar a criar carteiras onde a probabilidade de perda seja menor, mas também com uma máxima valorização.
Mas o que são considerados investimentos de alto risco? E de baixo risco?
Investimentos de alto risco
Conhecido por ser aquele em que há uma grande chance de perda de capital ou até mesmo um baixo desempenho no mercado.
No caso de ações, geralmente elas tendem a compartilhar algumas características para você ficar de olho e saber quando ela é ou não de alto risco, como, por exemplo, dívidas excessivas, modelos de negócios insustentáveis bem como, vulnerabilidade à interrupção.
Já em relação a carteiras de alto risco, você pode ficar vulnerável às perdas de capital caso as carteiras não sejam diversificadas, ou até mesmo pelo fato de não realizar uma boa avaliação antes de investir, bem como, investir em ativos que geralmente tem um retorno muito baixo de capital.
Lista com os investimentos de alto risco mais comuns
Produtos estruturados
Esse é um investimento que o retorno depende de uma série de regras, e não do fato de as ações estarem em alta ou em baixa no mercado. Alguns desses produtos geralmente geram algum tipo de receita, enquanto outros transformam seu capital, no caso um aumento no valor geral e, por fim, alguns oferecem ambas as opções.
Como exemplos de produtos estruturados, temos:
- Títulos de capital garantidos;
- Planos de capital garantidos;
- Fundos de investimentos protegidos;
- Títulos garantidos no mercado de ações.
Fundos de capital de risco
Esses fundos geralmente são empresas que investem em pequenos negócios que estão surgindo no mercado e, que suas ações não são compradas ou até mesmo vendidas em bolsas de valores reconhecidas. Com isso, você já imagina o por que de ter um alto risco, certo?
Os riscos envolvidos geralmente envolvidos nesse tipo de investimento são: os riscos da empresa e do vendedor.
Ativos criptográficas
Mas, nesse caso, não estamos falando apenas de criptomoedas, como também de empresas de blockchain, fundos de investimentos em criptomoedas e ofertas iniciais de moedas, ou seja, lançamentos de novas moedas no mercado.
Os ativos são considerados de alto risco devido à sua especulação e, geralmente, os riscos associados a eles são: liquidez, segurança e volatilidade. Pois, as diversas mudanças que ocorrem no cenário de um dia para o outro podem fazer com que o preço varie de acordo apenas com notícias divulgadas.
Títulos com base em bens imobiliários
É o tipo de investimento em que você adquire um terreno que até o momento da compra não recebeu as devidas permissões de planejamento.
Além disso, por terem um prospecto, revisão ou até mesmo a aprovação de órgãos competentes, apresentam alto risco por oferecerem uma taxa de retorno mais baixa caso não seja aprovada.
Dentre os principais títulos imobiliários que apresentam alto risco, temos:
- Terreno bruto mantido para revenda;
- Projetos de incorporação imobiliária;
- Conjunto de propriedades comerciais ou residenciais com finalidade de aluguel.
Investimentos de baixo risco
Por serem de baixo risco, presume-se que há menos coisas em jogo, certo? Porém, da mesma forma que oferece menos risco também oferta menos lucro.
Esse tipo de investimento não significa apenas uma chance de proteção maior contra qualquer perda, mas também, o fato de nenhuma das perdas possíveis terá um grande impacto no seu investimento.
Lista com os investimentos de baixo risco mais comuns
Contas poupança com alto rendimento
Semelhantes à conta poupança do dia a dia, esse investimento terá apenas uma taxa de juros mais alta quando comparadas às demais. Esse tipo de conta é na maioria dos casos bastante flexível, porém, você só pode realizar um certo número de saques.
Mas isso é seguro? Sim, pois o seu dinheiro não está preso a nenhum tipo de contrato, ou seja, você pode sacar o dinheiro no momento em que precisar e ainda sim irá obter uma pequena margem de lucro pelo tempo em que o mesmo esteve investido.
O grande risco associado a esse tipo de investimento está no fato da variação da inflação, pois ela pode limitar seu poder de compra.
Títulos do tesouro
Esse investimento pode ser considerado como uma forma de empréstimo do seu dinheiro ao governo, pois, com o passar do tempo é como se o mesmo estivesse pagando o percentual do juros em intervalos regulares. Ou seja, quanto mais tempo você conseguir manter esse investimento pode ser que receba o valor total do investimento.
Os títulos levam um tempo maior para serem pagos quando comparados aos demais investimentos, pois geralmente são pagos entre 20 e 30 anos.
Fundos de mercado monetário
Conhecidos por serem títulos de curto prazo, os fundos de mercado monetário são investimentos agrupados que visam diversificar o risco e normalmente, são vendidas por corretoras e empresas de fundos mútuos.
Uma das vantagens de se investir nesse tipo de negócio é que por ser um fundo líquido, você pode realizar saques a qualquer momento sem sofrer algum tipo de penalidade.
Mas uma das desvantagens desse tipo de investimento é que mesmo os melhores fundos do mercado monetário não oferecem um alto rendimento.
Títulos corporativos
Assim como os títulos do governo, os títulos corporativos funcionam como um pequeno empréstimo, mas ao invés de ser para o governo, passa a ser para uma empresa. Os principais riscos associados a esse tipo de investimento, são os de taxa de juros e o de inadimplência.
Pois o mercado pode fazer com que o valor do título varie conforme as taxas de juros mudem, ou seja, os valores dos títulos podem vir a aumentar quando as taxas caírem ou vice-versa. Ou, a empresa pode não fazer o pagamento, nem dos juros e muito menos do valor principal. Os riscos sempre existem!
Anuidades fixas
Esse tipo de investimento é um contrato de seguro que garante ao investidor pagamentos regulares e recorrentes de renda. Existem diversos tipos de anuidades e as mesmas podem variar em questão de estrutura, bem como, em preço também.
A anuidade fixa é considerada o mais simples dos investimentos, pois conforme você paga a anuidade, um fluxo de renda é retornado para você. Esse fluxo pode vir a ser mensal, e durante um determinado período de tempo.
Por ser um valor de investimento fixo durante um período determinado, você saberá quando e quanto dinheiro receberá, por isso é uma opção de investimento segura.
Faça bons investimentos com a Vangardi
Conhecida por ser uma plataforma de Fintech, a Vangardi tem como missão conectar investidores diretamente a empreendimentos imobiliários.
Dessa forma, ao investir coletivamente através da Vangardi, além de ser de forma digital é bem simples, você poderá ter um bom retorno e sem precisar da estabilidade da temida bolsa de valores.
Fique por dentro e conheça um pouco mais sobre o tipo de investimento coletivo da Vangardi.
Investimento Coletivo Imobiliário
De uma forma bem geral, um investimento coletivo é definido como um instrumento usado para a arrecadação de recursos do investidor público, com objetivo de colocar em um determinado projeto.
Esse projeto será implantado e gerenciado exclusivamente pelo empreendedor, com a honra de distribuir entre os investidores os lucros originados pelo projeto.
Dessa forma, ao participar deste tipo de investimento através da Vargardi, você garante ganhos que variam de 11% a 15% ao ano, valor bem mais alto que a Selic e os rendimentos da poupança.
Conclusão
Vimos neste texto quais os riscos de investimento e a importância na avaliação das perspectivas de um investimento.
Além disso, a maioria dos investidores, ao fazer um investimento, considera menos risco como favorável. Quanto menor o risco do investimento, mais lucrativo é o investimento. No entanto, a regra de ouro é que quanto maior o risco, melhor será o retorno.
Acesse o nosso Blog e fique por dentro desse universo de investimentos. Confira os últimos artigos!